Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!
Quando pensamos em métodos de estudo, uma recomendação comum é desligar as redes sociais para evitar distrações, mas nem sempre essas plataformas são inimigas do conhecimento. É possível usar o TikTok de uma forma que seja útil para o aprendizado, por exemplo.
Isso porque a famosa rede social, que é baseada em vídeos curtos, também reserva um espaço para quem quer ter o auxílio de professores, profissionais e produtores de conteúdos diversos para turbinar o conhecimento.
Há várias contas criadas justamente para difundir informações e que podem ser bastante úteis para estudantes que estejam, por exemplo, preparando-se para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mas como fazer isso sem se perder em conteúdos que não sejam relevantes aos estudos? Confira, a seguir, algumas dicas.
Como posso usar o TikTok para estudar?
O TikTok é uma mídia social um pouco diferente das outras, pois a navegação nela nem sempre se dá a partir de uma timeline formada por contas que você segue, mas sim pela ferramenta de exploração. Quanto mais você acessa e navega na plataforma, mais ela aprende sobre você e suas preferências e, por consequência, mais conteúdos semelhantes aparecem na página. Isso significa que vale a pena “alimentar” a rede para que os temas recorrentes sejam mais voltados àquilo que interessa no momento.
E como ir atrás de conteúdos que auxiliam nos estudos? Uma das formas mais eficientes é explorar as hashtags certas, como #studygram e #studygrambr, que oferecem algumas orientações úteis para essa fase.
Busque também hashtags mais específicas, como #enem, #dicasdeestudos e #aulasonline, que podem apresentar conteúdos direcionados ao que você quer estudar. Depois disso, é só navegar nos vídeos e assistir aos que têm conexão com seus interesses.
Aulas no TikTok
Vale destacar que muitos professores também usam a mídia social para ter uma comunicação mais eficiente com os alunos. Por isso, uma boa dica é ir atrás desses mestres e seus perfis, para acompanhar o que eles postam.
Não sabe como começar? Então confira alguns perfis interessantes para seguir:
- @redacaonline — com quase 350 mil seguidores, esse perfil se dedica a oferecer dicas úteis para produzir redações nota 1.000 no Enem e em outros concursos;
- @paulopereiraequaciona — o professor Paulo Pereira já agregou mais de 200 mil seguidores que acompanham suas dicas de Matemática, disciplina que costuma assustar os estudantes;
- @simoneporfiria — se sua dificuldade é com gramática, a professora Simone Porfiria promete deixar as regras da língua portuguesa compreensíveis para qualquer um;
- @dedaaladim — Débora Aladim compartilha informações de história e como ser mais eficiente na hora de estudar.
Se você é um profissional formado ou que atua com produção de conteúdo na internet, saiba que o Mackenzie oferece uma especialização em Marketing de Conteúdo. Com material em sintonia com as melhores práticas, você pode crescer na carreira e ganhar destaque nesse universo supercompetitivo.
Leia também:
- 3 dicas para impulsionar o seu inglês com as redes sociais
- Como usar as redes sociais para arrasar no vestibular?
- Vestibular: 7 opções de podcasts para complementar os estudos
Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!
Fonte: Bem Estar, Ministério da Saúde, Jota