7 apps grátis para ajudar nos estudos

A tecnologia pode ser uma grande inimiga dos estudos, afinal como resistir a uma olhadinha nas redes sociais ou a mais um episódio daquela série que acabou de sair? Por outro lado, pode ser uma grande aliada, já que podemos pesquisar qualquer coisa na internet e baixar apps que ajudam a estudar.

Sim, existem vários aplicativos para celular ou tablet criados especialmente para ajudar quem está na fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou vestibular. Eles servem para organizar a rotina de estudos, transmitir o conteúdo de forma mais interessante, entre outros benefícios. Nos próximos parágrafos, a gente apresenta sete dos melhores apps para estudar. 

Leia também: 7 plataformas ou sites para ajudar a estudar para o vestibular

1. AppBlock

Já que o maior problema da tecnologia nos estudos é a distração, vamos começar falando de um app que cuida justamente disso e bloqueia o acesso aos apps que mais distraem, como mídias sociais e WhatsApp.

É possível definir um horário ou uma localização (na escola, por exemplo) para bloquear tudo ou programar limites de tempo (como meia hora para o Instagram). Se você tentar abrir essa mídia, o AppBlock simplesmente não vai deixar — e você se obrigará a voltar aos estudos.

O AppBlock é uma boa opção para quem tem dispositivos Android. Já quem tem iPhone pode usar a ferramenta “Tempo de Tela”, que fica no menu “Ajustes” do aparelho.

Appblock  ajuda a reduzir distrações no celular (Fonte: AppBlock/Reprodução)
AppBlock ajuda a reduzir distrações no celular. (Fonte: AppBlock/Reprodução)

2. Aprovado

Em outros textos, explicamos como é importante ter um plano de estudos para o Enem ou vestibular: saber o que vai estudar a cada dia, quanto tempo vai dedicar para cada matéria, entre outros detalhes. Pois bem: o Aprovado é um app que ajuda a fazer exatamente isso.

Ele permite programar horários para estudos, criar alertas para começar, registrar quanto tempo foi dedicado, bem como acompanhar o progresso. Outro benefício é que o app funciona de forma integrada: pode-se usar a mesma conta no celular, no tablet e no PC. Há versões do Aprovado para Android e iOS.

Com o Aprovado, você controla melhor seu plano de estudos (Fonte: Aprovado/Reprodução)
Com o Aprovado, você controla melhor seu plano de estudos. (Fonte: Aprovado/Reprodução)

3. Duolingo

Todo vestibular exige alguma língua estrangeira, certo? Além disso, dominar outro idioma é importante ao entrar na faculdade e começar a carreira. Pensando em tudo isso, o Duolingo é uma ótima ferramenta para aprender e praticar idiomas.

Ele é bem divertido de utilizar, funcionando como um jogo de perguntas e respostas, e há vários idiomas para aprender: inglês, espanhol, francês, alemão, italiano… O melhor de tudo é que o Duolingo é grátis (há uma versão paga, sem anúncios) e funciona também no PC. 

Duolingo é app grátis para aprender idiomas no celular (Fonte: CanalTech/Reprodução)
Duolingo é um app grátis para aprender idiomas no celular. (Fonte: CanalTech/Reprodução)

4. Geekie Games

Assim como o Duolingo, esse aplicativo é estruturado como um jogo e é bastante divertido de usar. Mas ele vai além dos idiomas e ajuda a praticar qualquer conteúdo necessário para o vestibular — de Matemática a História. 

O Geekie Games tem uma versão grátis, com mais de mil videoaulas, um simulado do Enem e outros conteúdos interessantes. Você também pode assinar a versão PRO e criar seu plano de estudos personalizado, fazendo quase tudo pelo app. Ele tem versões para web, Android e iOS. 

Imagem: Geekie Games/Reprodução
(Fonte: Geekie Games/Reprodução)

5. Google Keep (e outros apps para mapas mentais)

Uma das melhores formas de memorizar um conteúdo é fazendo os próprios resumos e registros. Tem muita gente que prefere fazer isso à mão, em um caderno ou em post-its, mas fazer anotações digitais é uma ótima ideia, especialmente porque você pode estudar no celular e continuar as notas no tablet ou no PC.

Um dos melhores aplicativos para isso é o Google Keep, da Google. Outra opção é o Evernote, um pouco mais completo. Quem prefere fazer mapas mentais, com tópicos conectados, pode usar o Mindmeister ou o Mindomo. Por fim, há o app nativo de Notas do iOS/macOS.

Google Keep ajuda a organizar anotações e resumos (Fonte: TechTudo/Reprodução)
Google Keep ajuda a organizar anotações e resumos. (Fonte: TechTudo/Reprodução)

6. Português Coruja (e outros apps lúdicos)

Além de organizar seus estudos, os aplicativos para estudar podem ser uma ótima ferramenta para captar mais conteúdos, de forma lúdica — quando você já cansou de olhar para os livros, por exemplo. Nesse sentido, o Português Coruja é uma das melhores opções, pois explica tudo muito bem e é supersimples de usar. 

Seguindo essa linha, você pode usar o Física Interativa, o LookHistória, o Biologia Total, o Rei da Matemática e vários outros para praticar mais matérias. 

Português Coruja é forma prática e divertida para aprender nosso idioma (Imagem: Google Play)
Português Coruja é forma prática e divertida para aprender nosso idioma. (Fonte: Google Play)

7. Redação Nota 1000

Para terminar a lista, uma das maiores dificuldades de muitos estudantes é a redação. Com essa ferramenta, você encontra sugestões de temas para praticar e pode até enviar redações para os professores contratados corrigirem gratuitamente. Em troca, é preciso assistir aos anúncios que monetizam o aplicativo, é claro, mas o Redação Nota 1000 também tem versões pagas, com correções mais rápidas e detalhadas. 

Outra ótima dica para você se preparar para a redação do Enem é a editoria de Atualidades aqui do blog do Mackenzie, já que abordamos temas que costumam ser cobrados no teste.

Essa ferramenta ajuda a desenvolver suas redações do ENEM (Imagem: Redação Nota 1000)
Ferramenta ajuda a desenvolver redações para o Enem. (Fonte: Redação Nota 1000)

Esperamos que, com essas dicas, você consiga transformar seu celular em uma ferramenta mais útil para os estudos — e arrase no Enem e no vestibular. 

Fonte: TechTudo, CanalTech.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

52721cookie-check7 apps grátis para ajudar nos estudos