Como usar as redes sociais para arrasar no vestibular?

As redes sociais têm-se mostrado um caminho para diversos propósitos, indo além dos objetivos de distração e interação. Se utilizadas de forma certa, elas podem ser benéficas nos estudos e no trabalho, por exemplo.

Há muitos profissionais fazendo delas plataformas de compartilhamento de conhecimento. Por isso, se você está se preparando para o vestibular, saiba que elas podem ajudar, e muito, nessa etapa. Entenda como.

As redes sociais podem ser benéficas quando utilizadas de forma inteligente, sem que se distraia com outros conteúdos.
As redes sociais podem ser benéficas quando utilizadas de forma inteligente, se não houver distração com outros conteúdos. (Fonte: Pexels)

WhatsApp

O WhatsApp é uma plataforma de mensagem instantânea em que o usuário pode interagir com demais pessoas por meio de mensagens escritas, de áudio, ligação e chamada por vídeo.

No caso dos vestibulandos, o WhatsApp pode ser uma ferramenta para participar de grupos, trocando conhecimento, tirando dúvidas e compartilhando arquivos, links e materiais relacionados ao vestibular.

Além disso, pode ser um recurso para interagir com os amigos de maneira descontraída, algo importante a se fazer para preservar a saúde mental, que fica tão instável nessa época.

YouTube

O YouTube é uma plataforma com potencial gigantesco quando o assunto é aprendizado. Isso porque o site é exclusivo para hospedagem de vídeos e criação de lives. A mídia está repleta de conteúdos de graça sobre todos os assuntos possíveis, incluindo vestibular.

Existem até canais específicos para diferentes matérias. É o caso do Professor Noslen, que usa o YouTube para ensinar redação e gramática a vestibulandos. Para se ter uma ideia, atualmente o canal dele contém mais de 3 milhões de inscritos.

Nas redes sociais há conteúdos que contemplam todas as formas de aprendizagem
Nas redes sociais, há conteúdos que contemplam todas as formas de aprendizagem. (Fonte: Pexels)

Facebook

O Facebook também pode ser utilizado como recurso para se preparar para o vestibular. Ele é conhecido como uma plataforma para compartilhar principalmente informações e acontecimentos pessoais, mas também contém notícias da atualidade que são fundamentais, principalmente para os estudantes que vão realizar o Enem.

O destaque fica por conta dos grupos que possibilitam a interação com outros estudantes ou mesmo com professores. Nos grupos, é possível compartilhar materiais, links, fazer enquetes, criar discussões sobre assuntos importantes e tirar dúvidas.

Mas é importante saber filtrar as páginas e os grupos que você acompanha, principalmente quando estão relacionados a notícias. Isso porque a plataforma é muito usada para compartilhamento de notícias falsas, também conhecidas como fake news.

O ideal é acompanhar páginas de educação ou específicas sobre notícias nacionais e internacionais, que sejam portais grandes e confiáveis. Além disso, é bom seguir páginas de perfis que de fato publiquem conteúdos relevantes.

Instagram

O Instagram é uma plataforma que oferece múltiplas funcionalidades. Em quase todas elas, o foco é consumir conteúdos curtos. Por isso, é um excelente ambiente para encontrar dicas rápidas sobre todas as matérias do vestibular.

Nessa plataforma, é possível seguir pessoas de seu interesse e acessar conteúdos por meio do feed, que fica disponível o tempo todo; stories, que desaparecem depois de 24 horas; além de lives e reels, que são vídeos.

Um exemplo é o perfil da Carina Fragozo, que é professora de inglês e doutora na área de Linguística e usa seu perfil do Instagram para mostrar dicas rápidas a seus seguidores. O conteúdo que ela compartilha é voltado para pronúncia, gramática, abreviações e outros assuntos relacionados ao ensino de inglês.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte:Guia do Estudante, Professor Noslen, Carina Fragozo

50050cookie-checkComo usar as redes sociais para arrasar no vestibular?