10 dicas para quem quer se dedicar a concursos públicos

O concurso público é bom um caminho para quem quer uma carreira estável. Mas se preparar para essa prova nem sempre é fácil. Se você não sabe por onde começar, confira nossas dicas.

1. Escolha sua área

Muitas pessoas querem passar em um concurso para terem uma carreira estável, com um bom salário. Mas tentar passar em qualquer concurso pode ser um problema: cada área tem suas características que se refletem nos exames. Então, mesmo que você faça mais de uma prova, escolha uma área específica — jurídica, policial, educação etc. — e se concentre em estudá-la.

2. Analise o edital

Se você quer se sair bem em um concurso, ler o edital é o primeiro passo. Nele estarão todos os detalhes de que você precisa para se organizar. Leia com atenção e sempre o procure para tirar suas dúvidas.

Os concursos públicos são meios de entrada para cargos em estatais e demais empresas com vínculo governamental. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

3. Faça um plano de estudos

Começar a estudar sem saber para onde está indo pode levar a confusões e falta de motivação. Um plano de estudos claro e bem organizado, com todas as matérias que você precisa estudar e todos os horários disponíveis na sua semana, evita interrupções, 

4. Fale com sua família e seus amigos

Agora que você já decidiu que vai fazer concurso público e precisa se preparar, comunique a decisão para sua família e seus amigos. Assim, eles vão saber que você está concentrado e nem sempre vai poder comparecer a eventos, festas e encontros. Além disso, eles vão ajudá-lo a se sentir motivado ao longo dessa jornada.

5. Encontre sua motivação

A motivação será essencial para mantê-lo em dia com os estudos. Sem motivação, a possibilidade de você deixar de estudar para fazer qualquer outra coisa aumenta muito Vá além de “passar na prova”: você quer um emprego estável? Trabalhar na área dos seus sonhos? São esses objetivos que vão ajudá-lo a estudar — mesmo quando você não estiver com vontade.

Passar em um concurso público pode não ser tarefa fácil, porém com empenho e dedicação a tão sonhada vaga pode ser alcançada. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

6. Tenha prioridade

Começar a se preparar para um concurso significa, muitas vezes, ter que abrir mão do que você gosta. Em vez de chegar em casa e assistir àquela série que ama, será preciso abrir os livros. Em vez de sair com os amigos no fim de semana todo, você terá que marcar encontros condizentes com seu planejamento de estudos. Pensar no concurso como uma prioridade é essencial.

7. Livre-se das distrações

Atualmente, estamos cercados por distrações. Para estudar de maneira produtiva, é preciso aprender a se livrar delas. Se sua casa for muito barulhenta, procure estudar em uma biblioteca. Tire o telefone do gancho e deixe o celular no silencioso. Se for necessário e possível, desligue a internet. Dedique-se apenas aos seus estudos.

8. Faça simulados e exercícios

Praticar o que você está aprendendo é fundamental para aprender a matéria. Faça exercícios de provas passadas e simulados com antecedência. Sempre marque o tempo que você leva para completar a prova. Assim, quando chegar o grande dia, você vai estar preparado.

Simulados são ótimos meios de conhecer o formato da prova e entender quais pontos devem ser melhor explorados durante os estudos. (Fontes: Getty Images/Reprodução)

9. Descanse

Estudar sem parar por horas a fio não vai ajudá-lo a aprender mais. Pelo contrário: estudar sem descanso se torna inútil depois de algum tempo. Para reter melhor a matéria, faça pausas regulares para comer, ir ao banheiro, se alongar ou caminhar pela casa. E descanse também à noite, dormindo pelo menos 6 horas por dia.

10. Encontre tempo para a vida social

Mesmo que você esteja muito ocupado com os estudos, não se isole completamente. Sair com os amigos ou a família é uma maneira de descansar a mente e fazê-lo pensar melhor. Separe um tempo todas as semanas para quem você ama. Começar a estudar para um concurso pode parecer assustador, mas esses esforços valem a pena. Siga em frente e bons estudos!

37720cookie-check10 dicas para quem quer se dedicar a concursos públicos