Vestibular: 7 opções de podcasts para complementar os estudos

Cada pessoa tem seu jeito de estudar. Descobrir qual é o seu é o primeiro passo para tornar esse processo mais rápido e efetivo, ainda mais durante a época de pré-vestibular. 

Mas já pensou que tem como aprender enquanto você faz outras tarefas? Pode ser em um deslocamento a pé, de carro ou ônibus, arrumando o quarto, tomando banho… opções não faltam. Essa é uma possibilidade proporcionada pelos podcasts. Vem conferir como eles podem te ajudar e quais você precisa conhecer.

O que é podcast?

Se você é acostumado a ouvir músicas ou ver vídeos o dia todo, já pensou em dar uma chance para os podcast? (Fonte: Pexels)
Se você é acostumado a ouvir músicas ou ver vídeos o dia todo, já pensou em dar uma chance para os podcast? (Fonte: Pexels/Reprodução)

Como o consumo desse formato de mídia é relativamente novo no Brasil, é normal não identificar o termo logo de cara, mas em resumo os podcasts são como programas de rádio em um sistema de streaming, ou seja, você pode ouvir quando quiser, seja baixando os arquivos ou online.

Além de encaixar na rotina corrida de quem está estudando para o vestibular, o melhor é que muitas plataformas os disponibilizam gratuitamente, isto é, os podcasts são uma economia de tempo e dinheiro.

Como usar podcasts para estudar?

Podcasts podem servir como complemento do estudo, fontes de informação ou mesmo entretenimento. (Fonte: Pexels)
Podcasts podem servir como complemento do estudo, fontes de informação ou mesmo entretenimento. (Fonte: Pexels/Reprodução)

7 podcasts para estudar para o vestibular

Existem inúmeros podcasts com formatos e assuntos muito diversos: dá para se divertir, compartilhar experiências, se informar e, por que não, aprender também! A seguir, estão sete podcasts que podem ser úteis também nos estudos. Que tal dar uma chance para eles?

1. Xadrez Verbal

Quer ficar sabendo o que de mais importante acontece no mundo com profundidade de detalhes e explicação fácil? O Xadrez Verbal pode ser uma opção para você. Sabe aqueles temas complexos típicos das redações? Esse podcast trata deles em mais de 250 episódios, escolha entre ouvir o que tem mais interesse ou seguir a ordem cronológica.

2. 30 Minutos

Como o próprio nome já diz, para ouvir esse podcast você precisa de apenas meia hora do seu dia. O programa é voltado ao estudo de obras de literatura, que vão das mais clássicas até as contemporâneas. Já a abordagem é de uma conversa de cotidiano; há, ainda, conteúdos como e-books disponibilizados para quem quer se aprofundar nos assuntos discutidos.

3. Fronteiras de ciência

Esse podcast tem como objetivo explicar de forma fácil e divertida curiosidades do mundo científico. Além disso, temas atuais e relevantes não ficam de fora, por exemplo: você sabe como funciona a segurança das urnas eletrônicas? Essa e outras dúvidas são explicadas nesse podcast.

4. Resumov

Além do estudo das matérias em si, a fase de vestibulares exige organização para se inscrever nas provas, dividir a rotina de estudos e ainda cuidar da saúde mental. Quer passar em um vestibular ou curso muito concorrido? Esse podcast pode te dar dicas valiosas com especialistas no assunto e relatos de estudantes que já passaram pela experiência.

5. A nossa língua de todo dia

Dominar a língua portuguesa escrita é um pré-requisito para prestar qualquer vestibular, mas também é normal que surjam aquelas dúvidas de sempre: crase, hífen, acentos e vírgulas. Nesse podcast, o professor Pasquale Cipro Neto explica sobre gramática e conta curiosidades sobre a língua portuguesa.

6. Inglês do Zero

Assim como o português, línguas estrangeiras (quase sempre o inglês) são uma área de avaliação que podem definir o resultado das provas. Por isso, é sempre útil retomar alguns conceitos e se acostumar com a pronúncia ao longo da rotina. O Inglês do Zero é uma opção para fazer isso em poucos minutos.

7. Anticast

No Anticast, você pode se informar e perceber vários pontos de vista sobre assuntos atuais. É ideal para se aprofundar, mas de maneira leve. São vários formatos de programas diferentes no mesmo feed. Assim, fica fácil de ouvir e não enjoar! Por fim, podem ser acessados materiais que vão de textos a vídeos que complementam os episódios.

Se você já tinha ou ainda não o hábito de ouvir podcasts, depois de ficar por dentro de tantas opções não tem como não dar uma chance para eles. É o momento de potencializar ainda mais seus estudos com essas dicas.

Fonte: Xadrez Verbal, 30 minutos, Fronteiras da Ciência, Resumov, A nossa língua de todo dia, Inglês do Zero, Anticast.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

53230cookie-checkVestibular: 7 opções de podcasts para complementar os estudos