7 cursos gratuitos online para professores

Procurando cursos gratuitos online para sua capacitação na área da Educação? Veja nossas dicas!

Professores têm que ampliar continuamente seus conhecimentos. A boa notícia é que cursos não faltam para atender a essas demandas, pois há opções gratuitas e online disponíveis. Aqui, selecionamos algumas delas. Confira!

1. Redes de Aprendizagem

Este curso tem como um de seus objetivos mostrar como as novas mídias impactam na relação dos alunos com a aprendizagem, proporcionando aos educadores conseguirem compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

O curso está disponível no site do Proinfo, do Ministério da Educação.

2. Tecnologias móveis na sala de aula: Socrative

Outro título disponível no Proinfo aborda o Socrative, um aplicativo que permite a interação entre professores e alunos por meio de tablets ou smartphones.

É uma excelente opção em capacitação, uma vez que proporciona conhecimento aos educadores para que eles consigam diversificar suas aulas usando tecnologias e atraindo mais a atenção dos alunos.

3. Práticas de alfabetização

Estratégias de ensino, atividades e avaliações formativas são partes fundamentais deste curso, que é essencial aos professores das séries iniciais.

O curso está disponível no site AVAMEC — Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação e é resultado de parcerias do MEC com outras instituições.

4. Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

O site AVAMEC disponibiliza inúmeros cursos específicos sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Veja alguns:

5. Incorporar as TIC no planejamento didático

Este curso é uma opção ótima para professores conhecerem práticas que incorporem tecnologias digitais em sala de aula. Ele está disponível no site Escolas Conectadas, uma idealização da Fundação Telefônica Vivo e da Fundação La Caixa. A certificação é concedida pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

6. Liderança e Gestão Participativa na Escola

A gestão escolar é o destaque deste curso gratuito disponibilizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É de curta duração, mas de bastante representatividade no currículo de profissionais da Educação.

7. Portas Abertas para a Inclusão

A inclusão escolar é um grande desafio para a Educação Básica. Dessa forma, a necessidade de qualificação na área é grande. Um dos melhores cursos gratuitos online é o Portas Abertas para a Inclusão, resultado de uma parceria entre Instituto Rodrigo Mendes, UNICEF e Fundação FC Barcelona. Nele, são abordadas práticas inclusivas e de acessibilidade. O educador recebe um certificado de participação no final.

Fonte: Proinfo, AVAMEC, FGV, Escolas Conectadas, Instituto Rodrigo Mendes.

Gostou deste conteúdo? Conheça o Sistema Mackenzie de Ensino

693cookie-check7 cursos gratuitos online para professores