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É um fato que os brasileiros adoram as redes sociais, mas talvez nenhuma delas tenha sido tão querida aqui quanto o Orkut, a rede de relacionamentos fundada pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten em 2004.
Essa rede social tem uma grande importância histórica no mundo, mas teve uma relevância fortíssima no Brasil: nada menos que 30 milhões de brasileiros se registraram na plataforma, o maior número de usuários em todos os países.
Foi lá que aprendemos a manter vários tipos de interação digital usados até hoje: postar fotos, participar de grupos (as famosas comunidades), trocar mensagens via scrap e até fazer avaliações de nossos amigos.
A história da internet está profundamente ligada às interações que ela buscou proporcionar; sendo assim, o fenômeno das redes sociais começou a ser desenhado já no início dos anos 1990. Um marco observado nesse contexto foi o lançamento do serviço GeoCities, em 1994, que possibilitou aos usuários criarem as próprias páginas.
Porém, o avanço dessas interações ocorreu a partir dos anos 2000 com a popularização dos computadores. Em 2002, surgiram duas redes importantes: o Fotolog, com compartilhamento de fotos, e o Friendster, o primeiro site a receber status de rede social. Em 3 meses, elas já tinham cerca de 3 milhões de usuários.
Em 2003, foi lançado o LinkedIn, rede direcionada a contatos profissionais, e o MySpace. Em 2004, um ano muito marcante na história, foi quando surgiram o Orkut e o Facebook.
O surgimento da marca está conectado com a história de seu fundador, Orkut Büyükkökten, um engenheiro turco doutor em Ciência da Computação pela Universidade Stanford.
Ele sempre foi apaixonado por interações via internet, tanto que fundou sua primeira rede social em 2001. Ela se chamava Club Nexus e conseguiu angariar 2 mil usuários cadastrados.
Em 2002, o engenheiro recebeu duas propostas de trabalho: uma para entrar na Microsoft e a outra de uma nova empresa chamada Google. Ele optou pelo desafio representado na segunda proposta e começou a planejar sua nova rede enquanto ainda trabalhava na plataforma de buscas. Seu novo projeto foi lançado em 24 de janeiro de 2004.
A rede do engenheiro turco existiu entre 2004 e 2014, quando acabou após perder o “trono” para o Facebook, plataforma que também surgiu em 2004. Mas o fato é que o Orkut ainda é lembrado com muito carinho no Brasil e os antigos usuários se recordam dos tipos de interação possíveis lá.
Era possível, por exemplo, declarar ser fã dos seus amigos, podia deixar testemunhos com declarações que apareciam na timeline deles e, além disso, cada usuário recebia votos nas categorias cool, sexy e confiável, que também eram exibidos para todo mundo ver.
Não dá para falar dessa rede sem mencionar as comunidades que eram criadas a partir de temas diversos e engraçados; tais como as páginas do Facebook, elas sinalizavam quais eram os gostos dos usuários. As comunidades iam desde a gigante “Eu odeio acordar cedo” até aquelas que tinham tom de brincadeiras, como “Tocava a campainha e corria”.
A queda da plataforma está diretamente ligada à ascensão da rede de Mark Zuckerberg. Levou 7 anos até que o Facebook passasse o Orkut em números de usuários, tornando-se a favorita entre os internautas no mundo todo.
Durante boa parte de sua existência, a empresa reinou absoluta no Brasil, a ponto de sua sede ter sido transferida para cá. Mas, em 2013, o Orkut já havia perdido 95% dos seus usuários no País. Ainda assim, muita gente lembra com saudades da época em que a vida na internet era mais simples e com menos opções de socialização virtual.
Para essas pessoas, a marca do turco Büyükkökten continua na memória como um espaço em que muita gente pode se conhecer e até conseguir oportunidades de trabalho. O engenheiro postou no site oficial que novidades estão por vir, resta ficar atento, afinal, quem sabe os bons tempos na plataforma possam retornar.
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Fonte: TecMundo, Orkut