4 dicas para usar o LinkedIn em seu plano de carreira

A geração baby boomer, nascida no pós-guerra, deve se lembrar: era comum procurar empregos na seção de classificados e imprimir vários currículos para deixar nas empresas. 

Felizmente, hoje esse processo é menos trabalhoso, mas é também mais exigente. Além de portfólios e currículos enviados por e-mail, você precisa atualizar o seu LinkedIn, uma das principais vitrines do mercado. Confira quatro dicas para utilizá-lo em seu plano de carreira. 

1. Mantenha o seu perfil atualizado

O LinkedIn deve continuar a ser a principal rede profissional por vários anos, então é fundamental mantê-lo atualizado. (Fonte: Chinnapong/Shutterstock)

Ao criar e alimentar o seu perfil nessa mídia social, dedique tempo para preencher todos os campos. A sua trajetória de formação e as suas experiências profissionais são alguns dos pontos que você deverá registrar. Seja detalhista e verdadeiro, não oculte nem exagere sua biografia.

Além disso, tenha em mente que você está vendendo uma imagem. Saiba exatamente o que você deseja mostrar e seja sóbrio, para não confundir o público com o privado. A honestidade também vale aqui, pois, mais que mostrar determinadas qualidades profissionais, é necessário cultivá-las no mundo real.

2. Siga os perfis que interessam à sua carreira

Falando em não confundir o público e o privado, cuidado ao gerir seu LinkedIn: ele não deve funcionar como outras mídias sociais. Não adicione tios e vizinhos só porque são próximos. 

Em vez disso, adicione pessoas com quem você deseja ter contato em relação à sua carreira. Você pode dar um tom pessoal ao seu Twitter, Facebook ou Instagram, mas no LinkedIn é esperado que você tenha um comportamento profissional. Bom senso é sempre bem-vindo!

Siga também as empresas onde você deseja trabalhar ou que são relevantes no seu meio. Esse é o momento de você acompanhar como cada uma delas se posiciona. Saber ler seu nicho de mercado é fundamental. 

3. Produza conteúdo e interaja com suas conexões

Uma gestão eficaz da sua rede social deve incluir a preocupação em gerar valor entre os contatos profissionais. (Fonte: Nikon/Shutterstock)

Outro ponto fundamental para que o LinkedIn cumpra um papel tático na sua carreira é fugir da inércia. Em vez de apenas receber conteúdos, você também deve comunicá-los. Isso vai auxiliá-lo a ser mais visto e reconhecido pelo seu campo profissional nessa rede social.

Existem duas principais formas de fazer isso: produzindo conteúdo próprio e fazendo uma curadoria. Nesse segundo caso, em vez de gerar informações, você seleciona o conhecimento da sua área que é mais relevante; afinal, a internet tem muita informação disponível, mas nem sempre de qualidade.

Esse esforço será útil para que você interaja com sua rede de contatos de forma mais orgânica e seja reconhecido como alguém que agrega valor à determinada área profissional — exatamente o que desejam os empregadores.

4. Apresente experiências para além do emprego formal

A última dica se refere à capacidade de você se apresentar para além das questões estritamente formais de emprego. Experiências como intercâmbios ou trabalho voluntário são bem-vindas, fazem parte de sua vida pessoal, mas falam sobre valores, interesses e afinidades pessoais. 

Isso é importante porque as empresas têm procurado pessoas cuja conduta apresenta integridade e aderência em relação aos valores da organização. Portanto, saiba valorizar seu perfil.

Lembre-se: a ideia é inverter a lógica dos classificados do jornal, aquele de décadas atrás. Mais que procurar empresas dos sonhos, o ideal é que você seja o profissional dos sonhos das empresas que podem conhecer você pelo LinkedIn!

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Qual é a imagem que você está passando no LinkedIn?

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1. Você decide criar uma conta no LinkedIn e precisa escolher uma foto de perfil. Qual você escolhe?
a. Uma selfie simpática e descontraída, pois quer mostrar para os empregadores que você é uma pessoa super de bem com a vida.
b. Uma foto em frente a um ponto turístico; afinal, mostrar que teve contato com outras culturas é um ponto forte no recrutamento.
c. Uma foto simples, com bom enquadramento e fundo neutro, porque quer passar profissionalismo e confiança.
d. Uma foto em grupo, para demonstrar que sabe trabalhar em equipe e adora estar em contato com pessoas.

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2. Agora você precisa colocar o seu título. O que você escolhe para preencher o campo?
a. Informa que está desempregado no momento, mas buscando uma nova oportunidade, para que seja entendido que você está antenado no mercado.
b. Você aproveita o espaço para se valorizar como o melhor profissional da área.
c. Poucas palavras-chave que informam as suas especialidades de forma clara e objetiva.
d. Usa os 120 caracteres para colocar várias informações a fim de que o recrutador saiba o máximo sobre você.

Correto!

Errado!

3. O que não pode faltar no perfil?
a. Um texto superleve, descontraído e despreocupado, para não ser taxado de arrogante.
b. Um aumento das suas qualificações, mesmo que nem tudo seja verdade. O importante é criar um perfil que chame a atenção.
c. Um resumo da sua experiência profissional, explicando quem você é, contando a sua evolução no mercado de trabalho.
d. Frases como “sou muito perfeccionista” ou “sou bem-humorado”. É importante reforçar aquilo que os recrutadores querem ouvir.

Correto!

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4. Hora de fazer conexões! Com quem você escolhe se conectar?
a. Não faz muitas conexões, pois não liga muito para isso.
b. Segue todas as maiores empresas, independentemente da área. Ser visto é ser notado!
c. Pessoas que fazem sentido dentro da sua área, pois sabem que o perfil profissional não deve ser tratado da mesma maneira que o pessoal.
d. Amigos, empregadores, vizinhos, familiares… todo mundo. Uma rede vasta é garantia de sucesso!

Correto!

Errado!

5. Última pergunta: o que você posta para manter o seu perfil ativo?
a. Publicações não são a sua praia, então prefere deixar isso só para os outros.
b. Um textão motivacional para começar bem a semana e incentivar os futuros colegas.
c. Mantém-se na sua área, publicando conteúdos coerentes e relevantes.
d. De tudo um pouco, sempre publicando várias vezes por dia. Manter-se ativo é o que importa!

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Fonte: Educa Mais Brasil, Na Prática e FinanceOne.

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