4 dicas para manter a interação com os colegas no home office

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Há muitas dicas importantes para você se adaptar ao home office, como organizar o local de trabalho ou definir bem os horários. Mas uma coisa que muitos guias não ensinam — e que pode fazer diferença no dia a dia — é como manter a comunicação com os colegas, uma vez que cada um está na própria casa.

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Confira quatro dicas para manter a comunicação com os colegas mesmo em home office. Elas podem fazer diferença no seu trabalho.

1. Tenha uma boa estrutura

Difícil conversar com alguém desse jeito, né? (Fonte: Tenor)
É difícil conversar com alguém desse jeito, não é? (Fonte: Tenor)

Isso faz muita diferença para a interação, afinal é bem difícil conversar com alguém se a chamada está sempre travando, a qualidade está muito ruim e não dá para entender o que a pessoa fala. Por isso, procure ter uma boa conexão de internet e bons equipamentos — webcam e fone de ouvido, principalmente.

Também é essencial escolher os melhores canais para entrar em contato: muitas empresas usam programas específicos para conversas entre colaboradores, como Slack e Microsoft Teams, mas você também pode interagir por Skype, Hangouts, Telegram e até WhatsApp.

2. Converse sobre outros assuntos

(Fonte: Tenor)

Quando você está batendo aquele papo no cafezinho, no happy hour ou durante o almoço, costuma falar sobre mais coisas além do trabalho, não é mesmo? Sempre é interessante descontrair um pouco.

A questão é que é possível acabar se esquecendo de fazer isso no home office, já que não há mais o momento do happy hour ou do almoço em grupo. Da mesma forma que você conversa sobre vários assuntos com amigos e familiares por mensagens, por que não fazer isso com o pessoal do trabalho?

3. Tome iniciativa

(Fonte: Tenor)

Como as pessoas não estão no mesmo espaço físico para que a conversa surja naturalmente, pode ser preciso tomar a iniciativa de abrir os aplicativos de mensagens e “puxar papo” com as pessoas que trabalham com você. Caso contrário — como talvez já tenha percebido — é possível que todos passem dias sem se falar.

Nesses momentos, é possível agir da mesma forma que no escritório: perguntar como a pessoa está ou falar sobre algum assunto que vocês têm em comum, como música, séries ou esportes. Sempre mantendo o decoro necessário no ambiente de trabalho, é claro, mas sem tratar apenas de assuntos profissionais.

4. Separe alguns minutos para conversar

Que tal separar alguns minutos das reuniões para conversar?
Que tal separar alguns minutos das reuniões para conversar? (Fonte: Tenor)

Essa dica de tomar a iniciativa também pode funcionar em reuniões. Se você tem meia hora para conversar com a equipe sobre um projeto e sobraram 5 minutos, que tal usá-los para interações extras?

Você também pode começar a programar suas reuniões para ter um tempinho livre antes delas e organizar happy hours ou cafés virtuais com a sua equipe.

Esses momentos de convívio além do trabalho são importantes para que o time continue integrado e todos se sintam parte do grupo. A mesma tecnologia que possibilita trabalhar à distância permite interagir, mesmo que cada um esteja na própria casa.

Fonte: Go Home, Trello, HSM Educação Corporativa, Siteware e L’Oreal Brasil.

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