10 personagens negros que você precisa conhecer

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A visibilidade da população negra tem crescido exponencialmente na cultura, a ponto de cada vez mais vermos personagens negros no cinema e na literatura. Hoje, há protagonismo nas obras, e as histórias também têm ganhado espaço para serem contadas por autores e cineastas negros.

Esse é um momento importante para que a sociedade evolua com justiça social. Confira dez personagens importantes de produtos culturais que você precisa conhecer imediatamente.

1. Pantera Negra

(Fonte: Marvel/Reprodução)
(Fonte: Marvel/Reprodução)

Pantera Negra é o personagem mais emblemático da lista e do universo cinematográfico da Marvel. O filme sobre o personagem venceu o Oscar de Melhor Filme em 2019 e tem inspirado toda uma nova geração de cineastas, atores e jovens negros.

Ele foi o primeiro super-herói de ascendência africana da Marvel, a gigante dos quadrinhos, cuja primeira aparição data de 1966. A sequência do sucesso de 2018 está programada para estrear em julho deste ano, novamente estrelando o principal personagem negro do cinema na última década.

2. Dan

(Fonte: Mundo Bita/Reprodução)
(Fonte: Mundo Bita/Reprodução)

Dan é um personagem do Mundo Bita, projeto de entretenimento infantil criado em 2010. Não é o único negro das canções apresentadas no canal do projeto no YouTube, mas é um dos personagens importantes do universo criado pelo designer Chaps Melo.

Em 2019, o projeto convidou o ator Lázaro Ramos para criar uma história que foi lançada em livro e protagonizada por Dan, a qual discute temas importantes para crianças e adultos, como sentimentos, diversidade cultural e respeito às diferenças.

3. Tish

(Fonte: 20th Century Studios/Reprodução)
(Fonte: 20th Century Studios/Reprodução)

James Baldwin é um dos principais nomes da literatura norte-americana do século XX. Tish é uma mulher negra, protagonista de Se a rua Beale falasse, o quinto romance do autor. Ela é uma personagem forte que tenta provar que o noivo, Fonny, foi preso injustamente.

Tish é a síntese da obra de Baldwin, uma mulher que acredita na necessidade de as questões raciais no país serem debatidas para deixarem de ser intrínsecas à sociedade onde vive. A obra teve uma adaptação para o cinema, dirigida por Barry Jenkins, e conquistou três estatuetas do Oscar.

4. Don Shirley

(Fonte: Green Book Movie/Reprodução)
(Fonte: Green Book Movie/Reprodução)

Green Book é um filme que foi indicado ao Oscar e conta a história de Don Shirley, pianista, compositor e arranjador de jazz, cujo talento é reconhecido por gênios da música clássica, como o russo Ígor Stravinsky, o qual diz que o virtuosismo do músico é digno dos deuses.

Shirley é doutor em Psicologia, fluente em oito idiomas e muito ligado aos movimentos pelos direitos civis nos Estados Unidos. O filme venceu três estatuetas da principal premiação do cinema norte-americano, inclusive de Melhor Ator Coadjuvante para Mahershala Ali, que interpretou o protagonista.

5. Luke Cage

(Fonte: Marvel/Reprodução)
(Fonte: Marvel/Reprodução)

Apesar de não ter sido o primeiro personagem negro da história da Marvel, Luke Cage foi o primeiro a ter uma revista própria e a protagonizar uma série televisiva produzida em parceria com a Netflix.

É um personagem importante do movimento blaxploitation, surgido na década de 1970, que coincide com um período de revisão das relações raciais. Ainda que receba críticas por estereotipação, foi importante dar às comunidades negras um herói em vez de um vilão.

6. Celie

(Fonte: Amblin/Reprodução)
(Fonte: Amblin/Reprodução)

Celie é a protagonista do filme A cor púrpura, clássico dramático do cinema norte-americano, dirigido por Steven Spielberg e adaptado do livro de mesmo nome da escritora negra Alice Walker.

A personagem é interpretada por Whoopi Goldberg, que venceu um Globo de Ouro pela atuação. O longa-metragem acompanha 40 anos da vida da personagem, uma mulher perseverante que sobrevive a anos de abuso e intolerância.

7. Joe Gardner

(Fonte: Disney/Reprodução)
(Fonte: Disney/Reprodução)

Uma parceria da Disney com a Pixar, Soul é uma animação vencedora do Oscar da categoria em 2021. O filme conta a história de Joe Gardner, um professor negro de música do Ensino Médio que nutre o sonho de ser músico de jazz.

A animação emocionante acompanha a trajetória de Joe, que, após sofrer um acidente, tem a alma separada do corpo e é levada para um lugar onde as almas se desenvolvem antes de serem enviadas aos recém-nascidos. Joe é apaixonante, assim como a trama de Soul.

8. Starr Carter

(Fonte: Grupo Editorial Record/Reprodução)
(Fonte: Grupo Editorial Record/Reprodução)

Starr Carter é personagem do livro O ódio que você semeia, uma obra literária do gênero jovem adulto que foi adaptada para as telonas. Construída pela autora Angie Thomas, ela é muito forte, sagaz e luta tanto contra o racismo quanto a opressão policial exercida sobre o povo periférico e negro do bairro onde mora.

9. Django

(Fonte: Columbia Pictures/Reprodução)
(Fonte: Columbia Pictures/Reprodução)

Django é o protagonista de Django Livre, filme de Quentin Tarantino que acompanha a vida de um escravo que ganha liberdade e parte em busca da reparação da própria história, começando por libertar a esposa que vive escravizada em uma plantação no Mississipi. Django é um dos personagens negros mais firmes e obstinados.

10. Tempestade

(Fonte: 20th Century Studios/Reprodução)
(Fonte: 20th Century Studios/Reprodução)

A personagem Tempestade foi criada em 1975 por Len Wein para a Marvel e levada para o cinema pela primeira vez em 2000, sendo interpretada por Halle Berry. Ela é membro fundador dos X-Men, conhecida como uma das mutantes mais poderosas da Terra.

Tempestade é uma líder nata, muito confiável e sábia, capaz de controlar e manipular o clima, tendo um legado de luta pela liberdade. É conhecida pelo autocontrole, sendo hábil em manter a calma mesmo nos momentos mais tenebrosos.

Leia mais:

Fonte: Companhia das Letras, Quindim, Busca Voluntária, Nerdizmo, Abraccine, Papo de Cinema, Adoro Cinema, Record, Marvel, 20th Century Studios

77840cookie-check10 personagens negros que você precisa conhecer