9 séries e filmes que são boas fontes de estudo para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Estudar para o vestibular pode ser cansativo, por isso é importante encontrar formas de aprender que não sejam apenas ler livros e responder perguntas. Filmes e séries resolvem esse problema com facilidade, já que, com eles, você aprende um pouco em meio ao entretenimento, descobre novos assuntos e é incentivado a estudar mais.

Confira séries e filmes que são uma boa fonte de estudo para o vestibular.

1. The Crown

(Fonte: The Crown/Divulgação)

Entre as séries históricas, essa é uma das mais conhecidas atualmente, e não é à toa. Mostrando a vida política e pessoal da Rainha Elizabeth II, The Crown retrata diversos eventos ocorridos na segunda metade do século 20 do ponto de vista da monarquia do Reino Unido. Ideal para aprender mais sobre a história europeia.

2. Downton Abbey

(Downton Abbey/Divulgação)

Ainda na nobreza da Inglaterra, Downton Abbey explora alguns acontecimentos específicos, como a Primeira Guerra Mundial, a luta pelo sufrágio feminino e até o naufrágio do Titanic, que é o ponto de partida da história. Tudo isso enquanto mostra a vida de uma família nobre e seus conflitos internos.

3. Anos Rebeldes

(Fonte: Acervo Globo)

Essa indicação é do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro, na época da ditadura militar. A história se passa em uma vizinhança de classe média, e você pode aprender como uma parte das pessoas vivia na época, assim como as influências do governo no dia a dia da população.

4. 300

(Fonte: 300/Reprodução)

Vamos voltar à história clássica e falar da Batalha das Termópilas, em que o rei Leônidas de Esparta liderou 300 soldados em uma batalha contra Xerxes e os soldados da Pérsia. Essa luta resultou em uma guerra entre Grécia e Pérsia, um dos grandes marcos na criação da democracia.

5. O Nome da Rosa

(Fonte: O Nome da Rosa/Reprodução)

Para aprender sobre Idade Média para o vestibular, O Nome da Rosa é um filme imprescindível. O longa conta a história de um mosteiro italiano em que mortes misteriosas começam a acontecer. A chegada de um monge franciscano, que vai investigar o caso, instiga o início da Santa Inquisição.

6. Lutero

(Fonte: Lutero/Reprodução)

O rompimento da hegemonia da Igreja Católica foi um acontecimento importante na história ocidental, e é disso que esse filme trata. Lutero conta a história de Martinho Lutero, que pregou 95 teses que contrariavam as ordens do catolicismo e foi perseguido e pressionado para se redimir em público. A busca por fundar um novo pensamento religioso é o enfoque dessa trama.

7. Tempos Modernos

(Fonte: Tempos Modernos/Reprodução)

A Revolução Industrial e suas consequências sociais são o foco desse filme de Charles Chaplin. Em uma linha de montagem, um operário é levado à loucura pela monotonia do trabalho e precisa ser internado em um sanatório. Depois de se curar, ele fica desempregado; tentando começar a nova vida, ele se vê em várias confusões, de furtos a protestos que acabam na prisão. Apesar de ser um filme cômico, sua crítica social é muito clara.

8. Os Miseráveis

(Fonte: Os Miseráveis/Reprodução)

O livro de Victor Hugo gerou peças de teatro, musicais, séries e filmes ao longo da história, por isso você pode escolher sua adaptação preferida. O enredo trata de diversos personagens vivendo em uma Paris pobre e destruída pelas ambições da Corte. O resultado é a Revolução Francesa, pela qual acompanhamos o desenvolvimento da história de Jean Valjean, um homem que mudou de identidade após ser preso por roubar pão para alimentar a família.

9. Hotel Ruanda

‌‌(Fonte: Hotel Ruanda/Reprodução)

A história africana não é sempre lembrada pelos estudantes, e muitos se surpreendem ao encontrá-la nas perguntas do vestibular. Para incrementar seu estudo sobre o tema, comece por esse filme, que conta os conflitos políticos de 1994, em Ruanda, que levaram à morte de quase 1 milhão de pessoas em 100 dias. Sem apoio de outros países, os ruandeses tiveram que lutar para sobreviver, e Paul Rusesabagina, um gerente de hotel, abrigou mais de 1,2 mil pessoas gratuitamente durante os conflitos.

Filmes e séries podem abrir sua mente para acontecimentos do mundo todo e estimular seus estudos. Faça pausas nas matérias do vestibular para assistir a uma dessas produções e se sinta mais motivado para estudar.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

860cookie-check9 séries e filmes que são boas fontes de estudo para o vestibular