Realismo na Literatura: 5 obras para entender o movimento

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A literatura é um assunto essencial para o ENEM e o vestibular. Isso porque algumas provas têm questões específicas sobre livros importantes, enquanto outras os utilizam para contextualizar perguntas. Um dos movimentos mais cobrados é o Realismo. 

O movimento surgiu na Europa, com escritores como Gustave Flaubert (Madame Bovary) e influenciado pelo caráter cientificista da época, que buscava uma retratação fiel da realidade. No Brasil, ele foi impulsionado pelo grande desencanto com o romantismo, que tinha obras muito subjetivas e era associado à monarquia decadente. Assim, o realismo buscou fazer exatamente o contrário.

 Começando a estudar para o Enem? Nosso material te ajuda a organizar sua rotina. Baixe aqui.É gratuito.

Os livros dessa escola literária apresentavam uma linguagem bem mais objetiva e analítica, se prendendo aos fatos cotidianos. Além disso, fazia críticas à burguesia da época e colocava o ser humano como responsável por seus atos. A seguir, você encontra cinco exemplos de livros para entender o Realismo no Brasil.

Machado de Assis é o principal expoente do Realismo no Brasil (Fonte: Guia do Estudante/Reprodução)
Machado de Assis é o principal expoente do Realismo no Brasil (Fonte: Guia do Estudante/Reprodução)

1. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, é tido como o livro que iniciou o movimento realista no Brasil. Ele é narrado em primeira pessoa, pelo Brás do título, que começa dedicando o texto aos vermes que roeram seu corpo — isso porque o personagem já morreu e quer contar sua autobiografia. 

A partir do capítulo 7 (os capítulos de Machado eram bem curtos), ele volta para contar a vida desde a infância. Há críticas à escravidão, o amor com uma prostituta, uma tentativa de carreira política, casos extraconjugais, mediante uma visão bem fria e factual da vida.

Dá para falar muito de Memórias Póstumas de Brás Cubas, que é uma obra-prima da literatura brasileira. Mas o essencial é saber que ela “fundou” o Realismo no Brasil e retrata a vida desse personagem-título, em meio ao cotidiano da época. 

2. Dom Casmurro, de Machado de Assis

De tempos em tempos, a discussão se “Capitu traiu Bentinho ou não?” retorna às redes sociais, já que muita gente leu esse livro e ele recebeu diversas adaptações para o cinema e a TV, nas últimas décadas. Se você não conhece a história e não entende a pergunta, nós explicamos.

A história é narrada por Bento Santiago, que recebe o apelido de Dom Casmurro por seu jeito fechado. Já passando dos 50 anos, ele resolve “atar as duas pontas da vida” e relembrar tudo que aconteceu desde sua juventude: a promessa de sua mãe de fazê-lo padre, o amor pela vizinha Capitu, o seminário e a amizade com Escobar. Na segunda metade da história, o ciúme doentio de Bentinho e as suspeitas sobre Capitu surgem, tornando-se o tema principal. 

3. Quincas Borba, de Machado de Assis

Já que Machado é o principal expoente do realismo no Brasil, citaremos três livros dele nesta lista. Eles compõem a chamada “Trilogia Realista” do autor. O segundo a ser lançado dos três, Quincas Borba é o único escrito em terceira pessoa, com capítulos longos.

Ele conta a história de Rubião, rapaz ingênuo que se torna herdeiro do filósofo Quincas Borba, um personagem secundário de Memórias Póstumas. Ele faz amizade com Sofia e seu marido, e acaba apaixonado por ela. O marido percebe e usa a esposa como “isca” para levar Rubião à loucura e roubar sua fortuna. Assim, Rubião vive na prática a filosofia do “humanitismo” que Quincas Borba tinha apresentado no romance anterior.

Aluisio Azevedo foi outro escritor importante para o naturalismo e realismo brasileiro (Fonte: Wikimedia Commons)
Aluísio Azevedo foi outro escritor importante para o Naturalismo e Realismo brasileiro (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

4. O Cortiço, de Aluísio Azevedo

Obras de outros autores costumam ser enquadradas em mais de um movimento, além do Realismo — mas O Cortiço, embora mais naturalista, é importante para essa escola. 

Pouco tempo e muita coisa para estudar? Preparamos um e-book que vai te ajudar a se preparar nessa fase. Baixe aqui! É gratuito.

Ele conta a ascensão social de João Romão — que começa com uma venda, depois compra uma pedreira e cria o cortiço do título. Os empregados da pedreira moram no cortiço e fazem compras na venda, permitindo que João Romão enriqueça. 

Mas Romão ainda deseja uma coisa: o prestígio social, aproximando-se da família vizinha, do comendador Miranda. Ele fica noivo da filha de Miranda, Zulmira, mas precisa lidar com a escravizada Bertoleza, sua companheira. 

5. O Ateneu, de Raul Pompeia

Assim como em outras obras dessa lista, a ideia romântica da vida dá lugar a uma visão mais pessimista, em que manda “a lei do mais forte”. O título faz referência ao colégio onde Sérgio, o protagonista, vai estudar, por imposição do pai. Logo ele conhece o rígido diretor, Aristarco, faz amizade com a doce Dona Ema e aprende as “regras sociais” do colégio, que não são nada fáceis. 

Um colega, Sanches, tenta seduzi-lo — em uma das primeiras retratações da homoafetividade na literatura brasileira —, só que Sérgio o repele. Depois ele desenvolve outras amizades até sair do colégio. Mas é preciso ler o livro para entender o que se desenrola até o final.

Fonte: Brasil Escola, Português.com.br.

Realismo na Literatura: o que você sabe sobre o movimento?

Gostou do conteúdo? Que tal testar seus conhecimentos para saber se aprendeu?

1. Qual livro iniciou o movimento realista no Brasil?

a. Memorial de Aires, publicado por Adolfo Caminha, é considerado o primeiro livro do realismo no Brasil.
b. João do Rio iniciou o movimento com a publicação do livro A Alma Encantadora das Ruas.
c. Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicado em 1881 por Machado de Assis, é a pedra fundamental do movimento realista brasileiro.
d. O movimento realista não foi iniciado pela publicação de um livro, e sim pelo Manifesto Antropófago, de Oswald de Andrade.
e. O Ateneu, de Raul Pompeia, é o livro que iniciou o realismo no Brasil.

Correto!

Errado!

2. Como é narrada a história de Dom Casmurro?

a. A história é narrada em terceira pessoa, a partir da visão de um vizinho sobre o relacionamento de Bentinho e Capitu.
b. Capitu é a personagem principal e narradora onisciente do livro.
c. O livro é narrado em primeira pessoa por Bentinho que, com 50 anos de idade, relembra episódios de sua juventude.
d. A mãe de Bentinho conta a história de seu filho, que deixou o seminário para seguir o amor de Capitu.
e. A narrativa é fragmentada em vários episódios, com flashbacks e efeitos imagéticos, o que facilitou a sua adaptação para o teatro.

Correto!

Errado!

3. Qual autor é o principal expoente no realismo brasileiro?

a. Jorge Amado é o principal autor do realismo brasileiro.
b. Machado de Assis.
c. Brás Cubas, que escreveu as suas memórias póstumas.
d. José de Alencar.
e. Diversos autores se destacaram no movimento literário, não existindo um principal.

Correto!

Errado!

4. O Cortiço pode ser enquadrado em qual movimento literário além do realismo?

a. Aluísio de Azevedo, autor da obra, flertava com o romantismo.
b. O livro, embora também pertença ao realismo, tem fortes características do movimento naturalista.
c. A obra é contemporânea do Barroco, outro importante movimento literário.
d. Apesar de ter sido publicado durante o auge do realismo, O Cortiço adianta a estética modernista sob inúmeros aspectos.
e. A obra é carregada de elementos do simbolismo, sendo uma paródia do governo brasileiro à época.

Correto!

Errado!

5. O título do livro O Ateneu faz referência a quê?

a. Ao nome do colégio onde estudava Sérgio, protagonista da obra.
b. A uma sociedade secreta da qual Raul Pompeia participava.
c. À principal praça do Rio de Janeiro, onde se passa a história do livro.
d. Ao bairro onde Sérgio morava.
e. À pedreira onde trabalhavam os pais dos estudantes retratados na obra.

Correto!

Errado!

Compartilhe esse quiz para mostrar seus resultados !

Subscribe to see your results

Realismo: o que você sabe sobre o movimento?

Eu acertei %%score%% de %%total%%

%%description%%

%%description%%

Loading…

52510cookie-checkRealismo na Literatura: 5 obras para entender o movimento