Técnica de estudo: 4 opções para você colocar em prática

Antes de sair lendo conteúdos cobrados nos vestibulares e Enem, é importante conhecer quais técnicas de estudo melhor contribuem para o seu aprendizado. Você até pode estudar sem nenhuma metodologia, mas provavelmente não obterá resultados assim como quem se prepara de forma estratégica.

É cientificamente comprovado que quem se baseia em métodos de estudo, retém melhor o conteúdo e acelera o processo de aprendizado. Isso porque essas técnicas ajudam no próprio autoconhecimento. Em outras palavras, a partir delas você passa a entender como estudar e, assim, a criar táticas que vão de encontro a sua forma de aprender, garantindo ainda mais resultados.

Aprender a aprender é fundamental para conseguir aprovação no vestibular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

As principais técnicas de estudos

Confira algumas das técnicas de estudo que você pode colocar em prática hoje mesmo.

Mapa mental

O mapa mental é um diagrama composto por palavras-chave, ícones e flechas. A partir dele, você consegue criar uma ordem cronológica das informações, interconectando-as e aplicando uma relação hierárquica.

O objetivo dessa ferramenta não é te ajudar a memorizar uma disciplina, mas visualizá-la de forma estruturada, o que facilita na associação de ideias; o porquê de o conceito X aparecer quando o assunto Y é mencionado, por exemplo.

Pense que está estudando os motivos da Guerra da Ucrânia, através de um mapa mental. Nesse contexto, você consegue mencionar e relacionar, a Guerra Fria; a Otan; o Pacto de Varsóvia; as desavenças entre EUA e Rússia, conectando os acontecimentos com setas e distribuindo de forma hierárquica.

Fichamento ou resumo

Fichamento e resumo são outras técnicas de estudo muito promissoras para a retenção do conteúdo. Através delas, você consegue reorganizar as informações lidas no texto e reescrevê-las de acordo com suas próprias palavras e entendimento.

Fichamento se trata de uma síntese esquemática de um texto ou livro. Ele contém as informações mais relevantes do conteúdo. É uma alternativa para, principalmente, organizar as bibliográficas já lidas. Basicamente, o objetivo dele é criar um índice das suas leituras.

Resumo é um texto que você escreve o conteúdo com as suas próprias palavras. Nele, você irá sintetizar as informações como se fosse o autor do livro, mas colocando sua opinião, interpretação e comentários sobre o assunto. De modo geral, este gênero textual pode ser desenvolvido através de um texto corrido ou em tópicos.

A maneira com que estuda é determinante para um bom resultado no vestibular. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Gravação de áudio

Há diferentes formas de se aprender, algumas pessoas, por exemplo, são mais visuais, então se dão melhor com esquemas e imagens, outros são mais auditivos, o que significa que aprendem ouvindo. Para estes, as gravações de áudio podem ser uma ferramenta de estudo mais adequada.

Os professores de cursinho recomendam gravar a sua própria explicação, como se fosse apresentar o conteúdo para alguém. O ato de falar já é uma forma de deter as informações, agora ouvir as suas próprias “aulas” é ainda mais promissor.

É possível também escutar podcasts e aulas on-line sobre a mesma temática. Geralmente na internet você encontra diversos conteúdos gratuitos, que inclusive podem ser baixados para acessá-los sem o uso da internet.

Táticas mnemônicas

As táticas mnemônicas são muito usadas por professores de cursinho pré-vestibular quando querem que os alunos memorizem algum conteúdo. São bastante utilizados na fixação dos elementos da tabela periódica ou fórmulas matemáticas, por exemplo.

O acróstico é uma opção de tática mnemônicas. Com ele, você transforma uma frase em uma palavra, em que cada letra corresponde a primeira palavra ou frase que precisa ser lembrada. Digamos que você precisa aprender o conceito de física quântica:

Quântico se refere ao fenômeno da quantização.

Universo é todo feito de moléculas.

Atomos e as outras partículas subatômicas.

Não intuitiva; mesmo o que não parece verdadeiro é. 

Teoria da Relatividade.

Inaugurou a base da Física Moderna.

Constante de Planck (E=h.v)

Albert Einstein é um dos seus grandes precursores. 

Essa tática pode ser adotada quando desejar gravar algum conteúdo sequencial, mas sem qualquer relação lógica entre si, sendo ideal para lembrar números de leis e nomes.

Existem técnicas de estudo para cada perfil de estudante, algumas favorecem a concentração, outras priorizam a prática e umas focam na memorização. É preciso identificar o que melhor se encaixa na sua forma de aprendizado.

Leia mais:

7 dicas de como estudar sozinho para o vestibular

5 distrações prejudiciais ao estudo remoto

4 dicas incríveis para ajudar a manter o foco nos estudos

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Guia do Estudante, Hexag, Mackenzie



64470cookie-checkTécnica de estudo: 4 opções para você colocar em prática