4 dicas incríveis para ajudar a manter o foco nos estudos

Para passar horas estudando, decorando fórmulas e datas de acontecimentos históricos é necessário ter muito foco, mas o que fazer quando manter a concentração parece uma tarefa impossível? Esse é um dos vários dilemas de estudantes que estão se preparando para o tão temido vestibular. 

Desenvolver a capacidade de concentração é um processo que oferece resultados de longo prazo, por isso leva tempo e prática. Mas sem desespero! Aqui você encontra algumas dicas para exercitar o foco e arrasar nos estudos. Vamos lá? 

1. Nada de redes sociais

Aparelhos eletrônicos podem atrapalhar a concentração (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Muita gente gosta de dar aquela olhadinha nas redes sociais, mas aparelhos eletrônicos podem ser uma grande fonte de desconcentração na hora dos estudos. Uma boa dica para não cair na tentação de perder horas no Twitter vendo memes é desligar ou ficar longe do celular e do computador enquanto estuda. 

Caso você precise utilizar esses aparelhos como material de apoio durante os estudos, desative as notificações dos aplicativos, para que nada roube o foco.

2. Listas são suas amigas

Fazer listas ajuda a manter o foco e a organização. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Às vezes temos tanta coisa para fazer que é difícil saber por onde começar. Para não se perder (nem esquecer algo), faça uma lista com as tarefas do dia e as matérias a serem estudadas.

3. Hora do descanso

Você sabia que pequenas pausas ajudam a manter o foco? (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Quando o assunto é concentração, pode até parecer estranho falar de parar para descansar; no entanto, o cansaço do cérebro afeta diretamente sua produtividade, e pequenas pausas ao longo do dia podem ajudar no rendimento dos estudos. 

Faça pequenos intervalos de cerca de 5 ou 10 minutos entre uma matéria e outra e aproveite esses momentos para tomar água, esticar o corpo, conversar com alguém, fazer carinho no pet: qualquer coisa está valendo. Ao retornar para os livros, você vai estar mais relaxado e conseguirá manter o foco. Mas tenha cuidado para não fazer pausas mais longas que o necessário e acabar se perdendo nos horários.

4. Faça exercícios de concentração ao longo do dia

Como dito, concentração é questão de prática, por isso é interessante fazer alguns exercícios para desenvolver essa área. Quer ver alguns exemplos?

Respirar e se concentrar

Respiração e concentração têm tudo a ver. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Deite-se na cama ou sente-se em uma cadeira, feche os olhos, inspire fundo e solte o ar devagar algumas vezes. Deixe sua respiração se acalmar e sinta seu corpo. Perceba a sensação das roupas na pele, o contato dos membros com o espaço ao redor. 

Comece a listar os sons que ouve, os cheiros, as coisas que pode tocar. Caso perceba sua atenção querendo fugir, traga ela de volta para as sensações físicas. Quando sentir que está pronto, abra os olhos, espreguice-se e levante para finalizar o exercício.

Foco na vela

Sente-se no chão em frente a uma vela acesa. A ideia é se manter tranquilo, então respire fundo, esvazie a mente e foque apenas nas ondulações da chama. Observe como ela se movimenta de forma contínua e quais são suas cores. Concentre-se somente na chama e mantenha seus pensamentos no presente. 

A regra é a mesma da sugestão anterior: se você se distrair, volte seu foco para o exercício e continue de onde parou. Quando sentir que está pronto, apague a vela, levante-se e dê aquela espreguiçada gostosa.

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Jusbrasil, ESEG e Época Negócios.

42820cookie-check4 dicas incríveis para ajudar a manter o foco nos estudos