Entenda de uma vez por todas a diferença entre resumo e fichamento

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Resumo e fichamento são gêneros textuais acadêmicos muito utilizados por estudantes que estão na fase de vestibular ou mesmo acadêmica. Apesar disso, é comum ver eles serem confundidos um com o outro, isso acontece devido às semelhanças que apresentam. 

Mesmo que tenham certa afinidade, nos quesitos estrutura e elaboração, eles são completamente distintos, sendo essencial conhecer as características de cada um para realizá-los.

O que são gêneros acadêmicos?

É comum que até a fase do vestibular você nunca tenha escutado sobre os gêneros acadêmicos e que de repente — em um curto período — seja apresentado a vários, tendo que aprender cada um deles.

Alguns têm a sorte de se aprofundar na produção dos gêneros acadêmicos ainda na escola, no Ensino Médio, o que ajuda na compreensão, outros se deparam com tais termos quando estão em fase de pré-vestibular. Há aqueles ainda que só vão descobrir sua existência quando ingressam na faculdade.

Isso porque, como o nome já diz, os gêneros acadêmicos são utilizados no ambiente da faculdade e buscam facilitar a comunicação entre docentes, pesquisadores e discentes. Como você vai ver ao longo da faculdade são vários tipos e cada um tem seu propósito: pesquisa científica, resumo de obras, relatório de atividades de aulas, entre outros.

Resumo e fichamento são gêneros acadêmicos, mas são ótimos aliados para vestibulandos. (Fonte: Startup Stock Photos/Pexels) 
Resumo e fichamento são gêneros acadêmicos, mas são ótimos aliados para vestibulandos. (Fonte: Startup Stock Photos/Pexels) 

Resumo

O gênero resumo consiste em uma síntese de um conteúdo, uma ideia ou acontecimento de uma obra, que pode ser uma peça teatral, um texto, um filme, ou um livro. O objetivo é desenvolver uma redação objetiva e resumida destacando os principais pontos, aqueles que são indispensáveis ao leitor.

Para desenvolver um resumo é necessário dispor de visão global sobre o assunto. Sendo assim, é melhor não escrever conforme prossegue com a leitura ou assiste à obra original, desse modo é mais fácil inserir informações irrelevantes e deixar o texto longo.

Mas a principal característica, que diferencia o resumo de outros gêneros acadêmicos, é que nesse você não deve expressar sua opinião. O texto deve ser imparcial e contar os fatos e dados apresentados na obra original. Caso contrário ele se enquadrará em outro gênero textual.

Fichamento

O fichamento é uma produção de texto cujo objetivo é registrar e armazenar dados de documentos, livros e outros conteúdos para possíveis consultas. É um modelo que se baseia em gêneros como resumo e resenha para ser elaborado.

Nesse tipo de produção textual, o estudante precisa seguir um padrão para anotar as informações, pois isso vai facilitar o estudo ou a consulta posterior, tornando-a simples e objetiva, que é a finalidade de sua criação. 

Na chamada é preciso ter as principais informações do autor: nome, título da obra, edição, local de publicação, editora, ano da publicação, número do volume (se houver mais de um) e quantidade de páginas.

Basicamente há três tipos de fichamento: de conteúdo, bibliográfico e citações.

Dominar esses gêneros textuais pode facilitar e muito na hora do vestibular. (Fonte: Energe Pic/Pexels) 
Dominar esses gêneros textuais pode facilitar e muito na hora do vestibular. (Fonte: Energe Pic/Pexels) 

Resumo vs. fichamento 

Portanto, o  resumo visa reunir as principais informações de um texto de forma sintetizada. A partir de citações do conteúdo, o estudante explana a ideia do autor sem inserir sua própria percepção. No fichamento o discente utiliza as citações do texto para desenvolver suas próprias conclusões.

Cada gênero textual deve ser usado em um momento específico: enquanto o resumo se encaixa mais em circunstâncias em que o estudante já detém certo domínio sobre o assunto abordado, o fichamento é uma opção para quando o discente ainda for leigo no tema e está em busca de conhecimentos sobre.

Resumos servem para:

Ou seja, relembrar aquilo que foi lido.

Fichamentos funcionam para:

Fonte: Meu Estudo Produtivo, Oficina Só Português, Even 3, Stoodi.

58640cookie-checkEntenda de uma vez por todas a diferença entre resumo e fichamento