Leitura dinâmica: descubra como ler melhor e mais rápido

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Quando falamos de leitura dinâmica, referimo-nos a um conjunto de técnicas capaz de aprimorar não apenas a velocidade em que você lê livros, apostilas e outros materiais, mas a fazer isso sem prejuízo à compreensão do conteúdo lido.

Não existe apenas uma metodologia para fazer que você atinja o nível de consumo mais rápido de conteúdo. No entanto, todas as estruturas têm como objetivo final tornar você capaz de ler uma grande quantidade de materiais físicos ou digitais e reter a informação do que foi lido.

Como funciona a leitura dinâmica?

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

O primeiro passo é entender que essas técnicas não têm relação com diminuição do material a ser lido, mas sim com as maneiras de ampliar a quantia de palavras por minuto (ppm) lidas. De acordo com estudos, um leitor comum é capaz de ler entre 200 ppm e 400 ppm e compreender aproximadamente 60% do conteúdo.

Já a pessoa que faz uso dos artifícios de leitura dinâmica consegue ler entre mil e 1,7 mil ppm, enquanto o percentual de compreensão atinge até 85%. O fundamento básico do método é treinar a mente para eliminar algumas etapas que seu cérebro realiza ao longo do processo de assimilação de conteúdos escritos.

Quando lemos, olhamos as palavras (em torno de 0,25 segundo), depois passamos à próxima palavra (mais 0,1 segundo) e repetimos essas etapas de 2 a 3 vezes, seguida de uma pausa para compreensão (entre 0,3 e 0,5 segundo). O que o processo faz é diminuir o tempo entre elas, tentando se aproximar do processo que seu cérebro faz ao ver um copo em cima da mesa.

Técnicas para ler mais rápido

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Quem está em período de vestibular ou já ingressou na faculdade sabe que a quantidade de material a ser lido é imensa. Logo, as técnicas que ensinaremos a seguir são perfeitas para auxiliar nesse momento da vida. Siga cada passo e não tenha pressa. Como todo aprendizado, são processos.

1. Exercite seus olhos

Quando lemos, pulamos de uma palavra para outra, em um processo relativamente lento, em especial quando somos crianças. Nosso olhar se fixa em um ponto e vai saltando de um verbete a outro. Logo, o primeiro exercício a ser feito é o de agilizar os “saltos do olho”. Quanto maior, mais rápido você termina um parágrafo e, consequentemente, um texto.

2. Não deixe de ler achando que não entendeu

Evite retornar ao início de um parágrafo se achar que não compreendeu o texto. Com 80% de compreensão de um conteúdo você já está bem acima da meta. Opte por retornar ao trecho que acredita precisar reler apenas ao final de ler todo o material.

3. Não pronuncie palavras ao ler

Às vezes é instintivo, mas o hábito de pronunciar palavras em voz alta ou mentalmente precisa ser deixado de lado se você pretende desenvolver bem a leitura dinâmica. Ao contrário do que parece, esse hábito diminui agilidade e compreensão do material.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

4. Utilize o skimming

Muito usada no estudo do inglês para fins específicos (conhecido como inglês instrumental), o skimming é uma técnica que consiste em passar os olhos rapidamente por um texto para extrair informações básicas: título, autor, data, tema, tópicos e imagens, por exemplo. Dessa forma, você predispõe a mente a focar a leitura de forma completa apenas quando necessário.

5. Use também o scanning

Semelhante à técnica anterior, o scanning é um passar de olhos no conteúdo a ser lido em busca de identificar palavras-chave. É um modo eficaz de afunilar o conteúdo a ser assimilado, deixando de lado questões que não são pertinentes no momento.

6. Monitore seu desempenho

Ao colocar a metodologia que explicamos aqui em prática, acompanhe seu desempenho usando um cronômetro — pode ser o do celular. Tente identificar quantas palavras por minuto você lê para ter referência ao longo do exercício das técnicas. Recorde-se: um leitor comum lê cerca de 150 ppm, enquanto um craque do sistema dinâmico lê 800 ppm.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

7. Mantenha o foco

Estar focado para consumir um conteúdo é algo preponderante e também uma parte importante, mesmo no modelo tradicional. Quanto mais mergulhado no material, mais você assimila. Evite estar próximo do celular, por exemplo, que pode ser uma grande distração no seu desenvolvimento.

8. Dê preferência a lugares silenciosos

Esse é um grande desafio, porque é difícil controlar o barulho da rua, da televisão ou do vizinho. Ainda assim, opte por lugares e momentos silenciosos para ler.

9. Evite ler quando estiver cansado

Não é pouca coisa. Quando estamos cansados, mental ou fisicamente, nossa capacidade de concentração diminui. Dessa forma, você capta muito menos do que está lendo.

10. Leia sempre que puder

Por mais óbvio que possa parecer, leia bastante, muito e sempre que puder. É um exercício em que você estimula sua mente e, concomitantemente, adquire o conhecimento necessário. A Ciência já provou: quem lê é mais feliz. Boa leitura!

Leia também:

Fonte: Rock Content, São Judas Tadeu

73770cookie-checkLeitura dinâmica: descubra como ler melhor e mais rápido