Vestibular: 4 livros que não são obrigatórios, mas valem a pena

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Clássicos da literatura brasileira são presença garantida nos principais vestibulares do país. Mas, nem só dessas obras vive o repertório de um estudante. 

Existe uma gama imensa de livros que podem te ajudar a ter uma visão mais abrangente dos acontecimentos do mundo, outros que debatem questões históricas da formação do povo brasileiro. Mesmo não sendo obrigatórios, eles podem te colocar a frente da concorrência na hora da prova. Confira alguns deles:

1. 1808 – Laurentino Gomes (2008)

(Fonte: Amazon/Reprodução)
(Fonte: Amazon/Reprodução)

O livro, do jornalista Laurentino Gomes, narra a fuga da corte real portuguesa da ameaça de Napoleão Bonaparte e a instalação da família no Brasil. Aprofundando os fatos e fontes históricas o autor constrói uma imagem nítida de como foram os anos da chegada do Imperador ao Brasil e as transformações pelas quais o país passou.

2. A Revolução dos Bichos – George Orwell (1945)

(Fonte: Amazon/Reprodução)
(Fonte: Amazon/Reprodução)

O livro é uma fábula que funciona como metáfora do autor para analisar como nascem e se desenrolam os regimes totalitários. Narra a chegada de um grupo de animais ao poder de uma fazenda antes dominada por seres humanos. Com o tempo, explorados viram exploradores em um movimento controverso e repleto de nuances. É uma obra importante para o começo de um debate político.

3. Uma Breve História do Mundo – Geoffrey Blainey (2000)

(Fonte: Amazon/Reprodução)
(Fonte: Amazon/Reprodução)

De forma didática o historiador Geoffrey Blainey analisa a história humana desde a pré-história até o século XX. Mais do que apenas narrar acontecimentos, Blainey analisa geografia, modo de vida e a influência de várias civilizações além de investigar causas para a ascensão e queda dos grandes impérios.

É uma obra importante para fazer o aluno ter uma visão mais completa do mundo e saber localizar melhor vários dos acontecimentos que geralmente são estudados isoladamente.

4. O Diário de Anne Frank

O diário de Anne Frank (edição oficial - capa dura) | Amazon.com.br
(Fonte: Amazon/Reprodução)

Escrito por Anne Frank, uma adolescente alemã de origem judaica que presenciou os horrores da Segunda Guerra Mundial, o livro acompanha a perspectiva da menina entre 12 de junho de 1942 e 1.º de agosto de 1944. A obra é muito interessante para quem quer entender melhor o impacto humano de uma das páginas mais tristes da história da humanidade.

Fonte: Descomplica, Guia do Estudante, Vai de Bolsa, Uol, Estratégia Vestibulares.

53831cookie-checkVestibular: 4 livros que não são obrigatórios, mas valem a pena