6 livros para entender os direitos das mulheres

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

No Mês da Mulher, apresentaremos algumas obras literárias que ajudam a contar a história das mulheres, promovendo visibilidade a algumas questões muito caras a esse universo. Confira seis livros importantes.

1. História das Mulheres no Brasil

História das mulheres no Brasil | Amazon.com.br
Mary Del Priore sintetiza séculos de história das mulheres em uma obra ganhadora do Prêmio Jabuti. (Fonte: Amazon/Reprodução)

Nessa obra de 2004, Mary Del Priore organiza uma série de escritos que contam a vida das mulheres brasileiras do período colonial até hoje. Embora tenha a qualidade característica dos trabalhos da historiadora e tenha levado o Prêmio Jabuti, esse é um livro acessível, feito para todas as pessoas.

Vinte autores se intercalam para falar dos diversos aspectos da vida das mulheres, incluindo a conhecida escritora Lygia Fagundes Telles. Os eixos são os mais diversos: família, trabalho, mídia, literatura, sentimentos e representações.

2. Elza

Elza Soares nasceu em 1937 e faleceu no início de 2022, no Rio de Janeiro. Dona de um timbre espetacular e protagonista de histórias dramáticas, a cantora transformou uma vida de opressão, fome, abandono e violência em luta.

Quem ler a história de Elza Soares, contada pelo jornalista Zeca Camargo, não vai conhecer a vida de só uma mulher, mas de uma infinidade de “outras Elzas” que vivem nos subúrbios brasileiros, engolidas pela pobreza e pela invisibilidade.

3. Um Teto Todo Seu

A terceira obra da lista é um compêndio de uma série de palestras que Virginia Woolf deu em faculdades estadunidenses em 1928. Próximo do seu centenário, o livro fala do papel da mulher na literatura e na sociedade.

Um dos aspectos centrais tocados pela autora é a dificuldade de a mulher se expressar livremente. O trabalho foi publicado apenas oito anos após a conquista das mulheres ao voto, nos Estados Unidos, o que exemplifica como as questões femininas eram latentes.

Seja pelo mérito da obra, seja pela lentidão de algumas mudanças sociais, muito do que Woolf escreveu permanece atual. Por isso, ler Um Teto Todo Seu pode trazer um certo desconforto ao se sentir tão em casa.

4. A Amiga Genial

A Amiga Genial é uma obra densa e, embora a leitura flua muito bem, o conteúdo do livro apresenta dilemas da vivência feminina com muito refinamento.

Felizmente, o livro é apenas o primeiro de uma série. Após A Amiga Genial, vale a pena continuar a saga com História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e Quem Fica e, por fim, História da menina perdida.

A curiosidade é que Elena Ferrante é uma autora desconhecida. Por trás desse pseudônimo, tem uma pessoa preferindo ver anonimamente seus livros correrem o mundo.

Leia também:

2 poemas para conhecer a ganhadora do Nobel de Literatura 2020

4 razões pelas quais o ensino de literatura é fundamental

O que é literatura? Por que estudá-la?

5. Olhos D’Água

Conceição Evaristo transborda sensibilidade nesse livro de contos. A beleza da vida de mulheres simples, a rede delas de afetos e cuidados e o desafio para superar um mundo de pobreza e violência são os elementos que compõem a vida das mulheres negras brasileiras.

A qualidade literária de Conceição Evaristo já fez a autora ser indicada à Academia Brasileira de Letras. Embora não tenha sido aceita, sua candidatura dá corpo ao conceito de escrevivência que permeia a sua arte: cada pessoa escreve a partir de sua trajetória de vida e seu lugar social.

Bom, não faltam companhias para aprender mais do lugar da mulher na arte e na sociedade. Então que tal mergulhar nesses livros?

Fonte: Leya.

63280cookie-check6 livros para entender os direitos das mulheres