7 autores contemporâneos para melhorar habilidades de leitura

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Para quem se encontra em fase de estudos para o vestibular, o aprimoramento da leitura é essencial não apenas para obter um bom desempenho em exames, mas também para desenvolver a capacidade de compreensão, o vocabulário e a escrita.

Autores contemporâneos são muito indicados nesse período porque aproximam o aluno do que está em voga na literatura e ainda o ajudam a ler e interpretar seu tempo. Confira algumas sugestões.

1. Letícia Wierzchowski

‌‌(Fonte: Clicrbs/Reprodução)

Gaúcha nascida em Porto Alegre em 1972, formou-se em Arquitetura e aos 25 anos lançou seu primeiro livro: O anjo e o resto de nós. Em 2003, seu livro A casa das sete mulheres foi adaptado para a TV, rendendo uma série de mesmo nome. A trama histórica se passa durante a Revolução Farroupilha (1835–1845) e descreve as aventuras das mulheres da família do general Bento Gonçalves, líder do movimento. A obra integra a trilogia Farroupilha, composta também pelos livros Um farol no pampa e Travessia. Multifacetada, a autora também escreve livros infantis.

2. Nara Vidal

‌‌(Fonte: Jornal Rascunho/Reprodução)

Única brasileira entre os ganhadores do Prêmio Oceanos de Literatura 2019, Nara Vidal nasceu em Minas Gerais em 1974, é formada em Letras e mestre em Artes. Sorte, destaque na importante premiação de obras publicadas em língua portuguesa, se passa em uma ilha irlandesa de fantasia chamada Brasil.

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular

É lá que acontecem as histórias de Margareth, Mariava, Ciço e Mané. O romance conta o tipo de sorte que cada personagem teve ao longo da história. Nara também publicou livros de contos e obras infantojuvenis.

3. José Luis Peixoto

‌‌(Fonte: Gazeta do Povo/Reprodução)

Português formado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Nova de Lisboa, dedica-se à escrita desde 2001, desenvolvendo ficção, poesia, literatura de viagem e literatura infantojuvenil. Suas obras apresentam uma linguagem inovadora e sensível, que lhe rendeu vários prêmios. Um de seus livros mais famosos é Cemitério de pianos, romance baseado na história do atleta Francisco Lázaro.

4. Vanessa Bárbara

‌‌(Fonte: Revista Trip/Reprodução)

Vanessa Bárbara nasceu em 1982, em São Paulo, e é jornalista, tradutora, cronista e colunista do The New York Times. Publicou romances e a obra de jornalismo literário O livro amarelo do terminal, com detalhes e histórias sobre o Terminal Rodoviário Tietê. Já recebeu vários prêmios e foi selecionada em 2012 para a edição “Os melhores jovens escritores brasileiros” da revista Granta.

5. Valter Hugo Mãe

(Fonte: Estante Virtual/Reprodução)‌‌

Natural de Angola, Valter Hugo Mãe nasceu em 1971. Além de escritor, é editor, artista plástico e cantor. Entre seus livros mais aclamados está O remorso de Baltazar Serapião, que lhe rendeu em 2007 o Prêmio José Saramago.

6. Carol Bensimon

(Fonte: Clicrbs/Reprodução)‌‌

Escritora e tradutora formada em Comunicação Social e mestre em Escrita Criativa, Carol Bensimon é uma das principais vozes da literatura brasileira contemporânea. Nasceu em Porto Alegre, em 1982. Um de seus livros mais conhecidos é Sinuca embaixo d’água, que retrata a morte de uma garota nas vozes de sete narradores bem diferentes.

7. Conceição Evaristo

‌‌(Fonte: Wikimedia)

Uma das autoras mais estudadas da literatura brasileira recente, Maria da Conceição Evaristo de Brito nasceu em Belo Horizonte, em 1946. Ela é romancista, contista e poeta. Trabalhou como empregada doméstica até 1971, quando conseguiu concluir os estudos. Ponciá Vicêncio é um dos seus romances mais aclamados e foi lançado pela primeira vez em 2003.

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

681cookie-check7 autores contemporâneos para melhorar habilidades de leitura