4 livros de antropologia para aprofundar os conhecimentos

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A antropologia nada mais é do que o estudo sobre o homem, uma ciência voltada para compreender as origens de nossa sociedade, os processos de evolução e os desenvolvimentos cultural, físico e material. Além disso, é com ela que analisamos os costumes sociais, as crenças e os aspectos psicológicos que foram moldados no decorrer das eras.

Os estudantes que se preparam para o vestibular podem usufruir do conteúdo fornecido pelo estudo da antropologia para desenvolver raciocínios sobre diversos tópicos, como biologia, sociologia, história e linguística, além de acrescentar referências para redações e mostrar aos avaliadores o seu grau de conhecimento.

Por isso, nós separamos quatro sugestões de livros sobre antropologia para você aumentar seu nível de aprendizado no assunto.

1. Investigando a Cultura: uma Introdução Experimental à Antropologia

(Fonte: Giphy)

Nada mais indicado para o início de uma aventura antropológica do que um livro de introdução. Por isso, a obra conjunta das antropólogas Carol Delaney e Deborah Kaspin serve como guia para se compreender mais sobre os aspectos sociais abordados pela antropologia. Investigando a Cultura é um livro acessível para aqueles que desejam expandir seus horizontes e desenvolver ideias sobre a sociedade por conta própria.

A obra de 2011 aborda como os seres humanos aprenderam a se orientar no espaço e no tempo, além de aspectos diferenciados, como linguagem, culinária e corpo humano, que passaram por diversas transformações.

2. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão

(Fonte: Editora Vozes/Reprodução)

A obra de Michel Foucault, original de 1975, é um marco histórico para o estudo das ciências sociais por abordar as motivações que levaram as sociedades ocidentais a mudarem a maneira de pensar sobre punições no sistema penal e aderir um sistema carcerário. O estudo do filósofo francês consiste em compreender os novos modelos de punição da sociedade, fazendo uma análise histórica, política e social sobre como lidar com infratores da legislação.

Além disso, Vigiar e Punir é um dos primeiros livros a tentar compreender o processo de reabilitação de “delinquentes” nas prisões, onde passam por um processo de punição e são afastados da vida em sociedade com os “cidadãos comuns”.

3. O que faz o brasil, Brasil?

(Fonte: Editora Rocco/Reprodução)

Um dos antropólogos mais conhecidos no cenário nacional, Roberto da Matta usa sua obra para indagar o leitor sobre as origens que transformam nosso país em algo único. Em seu estudo, ele foca a análise dos eventos sociais mais relevantes no Brasil, como o Carnaval, a paixão pelo futebol, as falcatruas políticas, as procissões religiosas e tantos outros fatores que caracterizam a sociedade brasileira.

Sem ter o objetivo de ser dono da verdade, O que faz o brasil, Brasil? conta histórias sobre o povo e as características do país, apontando os fatores que fazem o brasileiro ser tão brasileiro e reconhecido na sociedade. É um livro que abraça o ambiente cultural nacional para conectar os variados cantos do país em uma análise antropológica da região.

4. Comunidades Imaginadas

(Fonte: Companhia das Letras/Reprodução)

Em 1983, o antropólogo americano Benedict Anderson lançou Comunidades Imaginadas, na qual desbrava sua definição de nação, que acredita ser uma representação de comunidade socialmente construída.

Na visão de Anderson, um ambiente maior que um vilarejo, onde é praticamente impossível o contato físico entre todos os habitantes, é chamado de comunidade imaginada. O livro aborda todas as questões sociológicas que fazem um grupo de pessoas se unir no que define a criação do nacionalismo.

Além de abordar conceitos políticos, a obra acaba servindo como uma análise social sobre a criação de comunidades movidas por interesses em comum. Portanto, Comunidades Imaginadas não é apenas sobre a distribuição geográfica de agrupamentos de pessoas mas também um estudo social sobre política, religião e outros fatores de uma sociedade.

A antropologia é uma área de estudo muito vasta e que abrange diversos setores do conhecimento. Por meio desta seleção de livros, você pode iniciar sua jornada de conhecimento sobre as sociedades antigas e contemporâneas e adquirir um conhecimento prático para seus estudos.

Gostou desse conteúdo? Entenda como funciona o vestibular do Mackenzie

2911cookie-check4 livros de antropologia para aprofundar os conhecimentos