Dia Mundial da Língua Portuguesa: veja 9 países que falam português

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu 5 de maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2019. A data foi instituída pelos países que falam português 10 anos antes, para chamar a atenção para o 5° idioma mais falado do mundo, sendo o mais utilizado no Hemisfério Sul.

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é composta de 9 países na África, Ásia, América do Sul e Oceania, mas também inclui territórios importantes como Macau (China), Goa (Índia) e Malaca (Malásia). Juntos, os falantes do idioma somam 280 milhões de pessoas.

Confira onde o português é o idioma oficial.

1. Portugal

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O português se originou do latim vulgar introduzido na Península Ibérica pelos conquistadores romanos. O idioma teve uma influência acentuada da cultura árabe e se consolidou durante o século 16, quando o poeta Camões escreveu a sua obra. A expansão marítima de Portugal levou a língua para 53 países.

2. Brasil

A América do Sul não foi o primeiro destino das expedições marítimas de Portugal, mas deu origem a maior comunidade entre os países que falam português, o Brasil. Aqui, a língua sofreu a influência de idiomas indígenas e africanos, transformando-a em uma linguagem com estilo próprio.

3. Angola

Com 30 milhões de falantes, Angola está em segundo entre os países que falam português, atrás apenas do Brasil. O país africano também foi colonizado por Portugal, mas sofreu um período de dominação pela Holanda. O português angolano é o resultado da mistura dessas duas línguas, além da influência dos idiomas nativos que dominam certas regiões.

4. Moçambique

Apesar de ser o idioma oficial desde a independência de Portugal em 1975, o português é apenas 1 das 20 línguas faladas em Moçambique. Segundo a UNESCO, apenas 17% dos 31 milhões de moçambicanos o utilizam como primeira língua. Ainda assim, o idioma cumpre uma missão importante para facilitar a comunicação diante da grande variedade linguística.

Leia também:

Conheça 3 variações linguísticas do português

Conheça Rachel de Queiroz e as obras que podem aparecer no vestibular

Vestibular: 7 opções de podcasts para complementar os estudos

5. Guiné-Bissau

(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os portugueses chegaram à Guiné-Bissau em 1446, e a nação africana se tornou independente apenas em 1973. A língua portuguesa é oficial, mas é adotada apenas por 27% das quase 2 milhões de pessoas que vivem no país. A grande maioria fala kriol, idioma nativo também difundido no país vizinho, o Senegal.

6. Cabo Verde

Arquipélago na costa atlântica da África, Cabo Verde permaneceu como colônia até 1975, quando declarou independência de Portugal. A língua portuguesa é a oficial e utilizada em toda a comunicação administrativa, de rádio, televisão e escola. Mesmo que sejam fluentes no idioma de Camões, os 500 mil habitantes falam crioulo cabo-verdiano no cotidiano.

7. Timor-Leste

Timor-Leste foi colonizado pelos portugueses no século 16 e obteve a independência em 1975. No país insular asiático, apenas 25% da população de 1,3 milhão de pessoas são fluentes no idioma de Camões. O resto fala cerca de 20 línguas e dialetos. A mais falada é o tétum, que reúne palavras do malaio e do português.

8. São Tomé e Príncipe

Localizado na costa da África na altura da Linha do Equador, a ilha de São Tomé e Príncipe tem uma pequena população de 220 mil, sendo que 98% falam a língua portuguesa, a oficial da nação. O país foi colonizado por Portugal e se tornou independente em 1975. Os habitantes também falam o forro, o crioulo cabo-verdiano e o angolar.

9. Guiné Equatorial

A Guiné Equatorial é considerada um “estranho” entre os países que falam português. Os exploradores lusitanos chegaram ao país africano no século 15, mas o território foi colonizado pela Espanha a partir do século 18. A língua portuguesa se tornou oficial em 2010, assim como o espanhol e o francês. Apenas 1% da população de 1,4 milhão de pessoas fala uma variedade de português.

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Mundo Educação, TV Cultura, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Folha de São Paulo, Itamaraty, Universidade Federal de Goiás (UFG), RTP Notícias, Folha de São Paulo, Diário de Notícias.

Este conteúdo foi útil para você?

67340cookie-checkDia Mundial da Língua Portuguesa: veja 9 países que falam português