Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie
De acordo com Thomas Foster, ex-professor de Literatura e autor do livro How to read poetry like a professor (Como ler poesia como um professor, em tradução livre), a poesia é um experimento com a linguagem, como se fosse um laboratório. Então, quando um poeta trata algum assunto, busca fazer isso de um jeito diferente e único, que desperte a imaginação do leitor. É diferente de outros gêneros textuais, que falam de uma maneira mais literal.
Tudo o que você precisa saber sobre o texto descritivo
Foster explica que a poesia realmente não é feita para ser simples e exige um pouco mais de imaginação para captar a mensagem. Isso talvez explique por que muitos estudantes têm dificuldade com essa forma de expressão. Mas é possível aplicar algumas técnicas para entender melhor o que os autores querem dizer e, pelo menos, sair-se bem nas provas. Confira algumas delas.
1. O que está por trás das questões?
Quando você ler um poema ou um trecho em uma prova, pense em que tipo de conhecimento estão tentando testar com aquela questão. Muitas vezes, os professores — ou os organizadores do vestibular — querem avaliar seu conhecimento sobre os movimentos literários ou gêneros textuais. Então, é bem importante ter essa bagagem das aulas de Literatura em mente para decifrar.
Gêneros textuais: tudo sobre o texto dissertativo-argumentativo
Além disso, sabendo a qual movimento literário o autor pertence, você tem mais pistas para tentar interpretar o que ele quis dizer. Afinal, um poeta romântico usa as palavras de uma forma muito diferente dos contemporâneos, por exemplo.
2. Leia mais de uma vez
Foster explica que “ler é reler, e isso é especialmente verdadeiro com os poemas”, então não se cobre se não entender um poema de cara, pois isso é perfeitamente normal. Já que os poemas costumam ser mais curtos que outros tipos de texto, você pode ler várias vezes para compreendê-los.
Literatura para o vestibular: vanguardas europeias
Na primeira leitura, não tente fazer interpretações e se prenda apenas ao significado das palavras que estão no papel. Também é importante prestar atenção às pontuações. Depois da leitura literal, comece a extrair outros significados do poema, o que nos leva ao próximo item da lista.
3. Abra sua mente
Muitas vezes, o primeiro passo para compreender uma poesia é se conectar com seus sentimentos e entender o que ela desperta em você. Colocar-se no lugar do autor e pensar no que ele estava sentindo quando escreveu o poema também é um exercício interessante.
Além disso, como explica uma reportagem da revista Nova Escola, os poemas costumam ter muitas figuras de linguagem, principalmente metáforas. Então, depois da primeira leitura literal, o que você precisa fazer é justamente o contrário: buscar os sentidos figurativos de cada frase.
Substantivo, adjetivo e artigo: o que são essas classes gramaticais
Outra dica interessante é ler o poema em voz alta, afinal a sonoridade das palavras e frases tem muita importância nesse gênero. Analise as rimas, observe se há alguma palavra ou estrutura que se repete ao longo da obra e faça anotações. Se mesmo assim você não conseguir compreender, converse com seu professor de Literatura ou com algum amigo mais ligado no assunto. Poesia não é uma ciência exata, e podem existir várias interpretações para uma mesma obra.
Terminando com o mesmo autor que usamos para iniciar o texto, Thomas Foster: “poemas não são apenas sobre palavras, são sobre o jeito que a imaginação se expressa e o jeito que outra imaginação recebe aquela mensagem”.
Fonte: Universia, Nova Escola, The Guardian.