As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 serão aplicadas em 13 e 20 de novembro. Com a proximidade da avaliação, é chegada a hora de afunilar os estudos, priorizando conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.
Alguns educadores também sugerem estar habituado com a metodologia aplicada no exame; para isso, a indicação é realizar simulados para se familiarizar com o processo. Uma boa dica para isso é tentar resolver as provas do Enem aplicadas em anos anteriores.
Priorize o estudo de Língua Portuguesa e Matemática
Com um prazo curto até a realização do exame, é preciso ser bastante realista para elaborar um cronograma de estudos que não o sobrecarregue e ofereça ferramentas úteis para se dar bem na hora do teste. A maioria dos especialistas e professores sugere que, faltando aproximadamente 1 mês até as datas das provas, você concentre parte considerável do estudo nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.
No caso da Língua Portuguesa, é importante lembrar que a prova do Enem não cobra gramática. De modo geral, o exame exige interpretação de texto e, por essa razão, é interessante você concentrar o estudo da disciplina na reta final, rememorando figuras de linguagem e variação linguística (em especial, linguagens coloquial e formal).
Nesse sentido, também é interessante fazer resumos literários; apesar de a literatura não ser cobrada no teste, é uma maneira bastante eficaz de treinar a interpretação de textos.
Já para Matemática, vale revisar os tópicos de funções, probabilidade e análise combinatória, além de cálculo de figuras planas e espaciais. O exame também costuma cobrar conteúdos de geometria analítica.
Faça resumos e crie mapas mentais
Outra sugestão dos professores é a elaboração de mapas mentais, uma técnica de organização e memorização considerada muito eficiente nos estudos e que ajuda a potencializar a capacidade do cérebro de armazenar conhecimento e elaborar raciocínio lógico.
De forma resumida, o mapa mental é um diagrama no qual você une diferentes conceitos que têm relação. No Blog do Mackenzie, há matérias sobre como aplicar a técnica para ajudar nos estudos.
Outra estratégia interessante é fazer resumos. Na prática, você escreve em fichas ou em um caderno o que compreende do conteúdo estudado, seja por meio de leitura, seja de uma aula dada por um professor.
Invista em simulados de provas do Enem
O Enem tem uma característica muito diferente de outras provas que garantem acesso ao Ensino Superior. Por essa razão, ler e treinar os testes realizados em anos anteriores ajuda você a se familiarizar com a maneira como as questões são elaboradas e os temas que são cobrados.
Quando você pratica, coloca o seu conhecimento à prova e descobre, por exemplo, se precisa se aprimorar em alguma área. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, você tem acesso a todas as provas a partir de 2009.
O que estudar em outras áreas do conhecimento?
O Enem é dividido em cinco áreas de conhecimento: Linguagens e Códigos (Português e Inglês), Ciências Humanas (História e Geografia), Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física), Matemática (Álgebra, Aritmética e Geometria) e Redação.
Ciências Humanas
- História política e social (indígenas, raciais, da mulher e questão agrária).
- História recente do Brasil (a partir da Ditadura Militar) e do mundo.
- História antiga ligada à formação da sociedade.
- Temas ligados a questões energéticas (petróleo, matriz energética, fontes alternativas).
- Questões ambientais (aquecimento global, enchentes, ocupação de mananciais).
- Envelhecimento da população.
Ciências da Natureza
- Evolução, seleção natural e genética.
- Biologia ligada a questões ambientais.
- Fisiologia humana.
- Efeito estufa e trocas gasosas.
- Cálculo de energia, velocidade média, potência e calorimetria.
Redação
- Leitura de jornais, revistas e portais jornalísticos em busca de temas sociais.
Leia também:
- Como usar o Enem para entrar na universidade?
- Os benefícios que a nota do Enem proporciona ao estudante
- Prouni: como funcionam as bolsas no Mackenzie?
Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!
Fonte: Descomplica, Inep