Prouni: como funcionam as bolsas no Mackenzie?

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um projeto de concessão de bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em faculdades e universidades privadas para alunos de baixa renda. Até Para o 1° semestre de 2022, só podem participar alunos egressos de escolas públicas ou que cursaram escolas particulares com bolsas de estudo integrais. A partir do 2° semestre deste ano, qualquer aluno que se enquadre na renda familiar indicada pode participar. Segundo as regras do Prouni, ficam elegíveis

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo e para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

A participação inscrição no Prouni é feita pelo próprio portal do programa. Para participar se inscrever, é preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano anterior 2021 e ter obtido no mínimo, 450 pontos de média das notas e não pode ter zerado na redação.

Durante a inscrição o candidato deverá escolher a Instituição de Ensino, curso e turno de acordo com a sua preferência. O candidato poderá acompanhar as notas de corte de cada curso e alterar suas opções até o encerramento das inscrições. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.

Mackenzie disponibiliza bolsas de estudo através do Prouni. (Fonte: Pexels/Reprodução)
O Mackenzie disponibiliza bolsas de estudo por meio do Prouni. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Se o aluno for pré-selecionado pelo Prouni pela plataforma com a sua nota do Enem, ele deve se apresentar no prazo indicado pela na instituição em que se inscreveu e apresentar a documentação completa exigida pela universidade. Uma vez que a documentação esteja em ordem, é assinado o Termo de Concessão de Bolsa, e o aluno fica oficialmente inscrito no programa.

Prouni no Mackenzie

Conheça as maneiras de ingressar na Mackenzie; (Fonte: Pexels/Reprodução)
Conheça as maneiras de ingressar no Mackenzie pelo Prouni. (Fonte: Pexels/Reprodução)

O Mackenzie disponibiliza bolsas de estudo integrais por meio do Prouni, tanto para graduação presencial quanto para os cursos a distância (EaD). Se você se inscreveu e foi aprovado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, confira a documentação necessária.

Lembre-se de que devem ser apresentados documentos comprobatórios de todos os integrantes do grupo familiar, conforme a solicitação do Ministério da Educação (MEC). Os candidatos com menos de 18 anos, que não sejam emancipados, devem apresentar os documentos de pai e mãe mesmo que não morem com eles.

1. Comprovante de renda

Devem ser apresentados documentos que comprovem a renda do candidato e do seu grupo familiar, como:

2. Imposto de Renda de Pessoa Física

O candidato deve apresentar a declaração completa do ano anterior entregue no ano vigente. Caso seja isento, deve apresentar a Declaração de Isenção (modelo no site da Receita) acompanhada da consulta recente de Situação das Declarações IRPF, com a seguinte informação: “Sua Declaração não consta na base de dados da Secretaria da Receita”.

3. Imposto de Renda de Pessoa Jurídica MEI

Caso o candidato, ou algum integrante do grupo familiar, seja Microempreendedor Individual (MEI) o candidato deve apresentar o Certificado da Condição do Microempreendedor Individual (CCMEI), que pode ser encontrado no site de serviços do MEI. Caso seja participante do programa Simples, deve apresentar a Declaração Anual do Simples Nacional.

4. Imposto de Renda da Pessoa Jurídica: Sociedade Individual (EI, ME e EPP) ou Empresarial (LTDA. e S.A.)

Caso o candidato, ou algum integrante do grupo familiar, faça parte de Sociedade Individual ou Empresarial, devem ser apresentados os seguintes documentos:

5. Demonstrações de patrimônio familiar

O candidato deve apresentar documentos comprobatórios das posses imobiliárias da família, como:

6. Outros Documentos

Outros documentos que devem ser apresentados pelo candidato são os descritos a seguir.

E aí? Que tal começar a se preparar para entrar em uma das mais renomadas universidades do Brasil?

Leia também:

O que é o ProUni?

Vestibular: 4 dicas para fazer resumo e arrasar nos estudos

Tire suas maiores dúvidas sobre redação de vestibular

Fonte: Mackenzie, Blog Mackenzie.

63541cookie-checkProuni: como funcionam as bolsas no Mackenzie?