Confira o calendário do Enem 2022

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

O Ministério da Educação (MEC) oficializou o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. As provas serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. A informação foi publicada no Diário Oficial da União. A publicação foi feita pela portaria do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão realizador da prova.

O MEC também liberou as datas de inscrições para os programas de ingresso nas universidades e faculdades (públicas ou privadas) para quem participou do Enem. O processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) será realizado entre os dias 15 e 18 de fevereiro. As inscrições para o ProUni (Programa Universidade para Todos) acontecerão entre 22 e 25 de fevereiro, e as do Fies (Financiamento Estudantil) entre 8 e 11 de março.

O Fies terá um aumento de vagas em 2022, alcançando um total de 110.925 disponibilizadas. As ofertas do Sisu e do ProUni ainda serão divulgadas.

Criado em 1998, o Enem deixou de ser uma avaliação do Ensino Médio para se tornar um modo de ingresso em instituições de Ensino Superior. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Criado em 1998, o Enem deixou de ser uma avaliação do Ensino Médio para se tornar um modo de ingresso em instituições de Ensino Superior. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Enem 2022

O Enem é considerado o maior vestibular do nosso país, pois serve como porta para instituições de ensino de todo o Brasil — seja por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies, seja pela utilização direta da nota da prova para ingresso nas instituições.

O exame ocorre em 2 domingos: no 1° (13 de novembro de 2022), são realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; Redação. O tempo para realizar a prova são de 5 horas e 30 minutos — no total são 90 questões mais a redação.

No 2° domingo (20 de novembro de 2022), o aluno terá as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias. Essa prova também contém 90 questões e, como não há redação, o tempo para a sua realização é de 5 horas. 

Os horários das provas de 2022 ainda não foram divulgados, porém todas as últimas edições iniciaram às 13 horas. As 2 últimas edições do Enem foram marcadas pelo alto número de abstenções devido à pandemia de covid-19. Em 2020, 55,3% dos alunos confirmados não realizaram a prova. Por isso, no último ano, o MEC lançou o Enem digital, que foi adotado por mais de 96 mil alunos e será mantido em 2022. 

Aproveite nossos especiais sobre a prova e estude para o Enem 2022. (Fonte: Pexels/Reprodução)
Aproveite nossos especiais sobre a prova e estude para o Enem 2022. (Fonte: Pexels/Reprodução)

Leia Também:

O que mais cai em Física no Enem?

O que mais cai em Matemática no Enem?

Redação do Enem: veja os temas já abordados

O MEC estima que até 2026 a prova seja realizada completamente de maneira digital, economizando os recursos de toda a logística envolvida na aplicação de uma prova a nível nacional.

Outras datas importantes

Por meio da mesma portaria, o Inep divulgou uma série de datas da realização de outras avaliações do Governo Federal como: Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e o Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL). Confira as datas abaixo.

Gostou do conteúdo? Veja mais dicas para se dar bem no vestibular!

Fonte: Agência Brasil, Diário de Goiás, Segs, Enem.net.

62261cookie-checkConfira o calendário do Enem 2022