Os estudantes que desejam ingressar em uma universidade sem a necessidade de realizar um vestibular encontram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) uma oportunidade. Para garantir uma boa nota, além de ir bem nas provas objetivas, é preciso produzir uma redação adequada.
Essa etapa de avaliação é feita a partir de cinco competências que, juntas, formam a matriz de referência. Cada uma delas considera um aspecto específico do texto redigido, com o objetivo de tornar a correção padronizada entre todos os examinados.
Quais são as competências da redação do Enem?
As cinco competências da redação do Enem são:
- domínio da escrita formal da língua portuguesa;
- compreensão do tema, sem fugir do que é proposto;
- seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- respeito aos direitos humanos.
Cada um desses itens vale até 200 pontos no cálculo da nota. A redação é elaborada no primeiro dia do teste, quando também são aplicadas as provas de Linguagens; Códigos e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Um bom desempenho nessa etapa é fundamental para que o resultado seja satisfatório, tornando possível que o estudante concorra a uma vaga nas inúmeras instituições que utilizam a nota da prova como substituta do vestibular.
É importante estar atento às competências, pois zerar a nota da redação do Enem impossibilita participar de programas do governo, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade Para Todos (ProUni), que exigem uma nota mínima para inscrição.
Como as notas das competências do Enem são somadas?
Cada uma das competências apresenta seis níveis de desempenho, que conferem de 0 ponto até 200 pontos, conforme o candidato atinge determinados requisitos para a pontuação.
O avaliador é responsável por identificar em que nível de desempenho o redator se encontra, mediante a adequação às exigências do Enem. Confira a seguir o que é exigido para atingir a nota máxima.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Nessa competência, o avaliador confere se a redação se adéqua a regras de ortografia, regências verbal e nominal, concordâncias verbal e nominal, pontuação, paralelismo e emprego correto de pronomes.
Para obter 200 pontos, o examinado não pode cometer mais do que dois desvios gramaticais dentro de uma estrutura sintática excelente. No estudo, faça exercícios gramaticais, revise o conteúdo com frequência, estude sintaxe e leia bastante.
2. Compreensão do tema, sem fugir do que é proposto
O tema é o núcleo em que a redação deve ser estruturada. Na competência, os avaliadores verificam as habilidades de compreensão da proposta, bem como a capacidade de relacioná-la com diversos conceitos de diferentes áreas do conhecimento e de expor argumentos.
É importante estudar interpretação de texto, ter noções de filosofia, sociologia e história, ler notícias diariamente e ter condições de inserir repertório sociocultural na redação do Enem.
3. Seleção, relação, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Nesse tópico, é cobrado que o candidato esteja apto a apresentar com clareza uma ideia, bem como argumentos que a justifiquem, tendo como parâmetro a proposta da redação. É importante montar um esboço, determinar qual tese defenderá e quais argumentos usará em cada parágrafo e, por fim, não se esquecer da conclusão.
Nos estudos, desenvolva a prática de sempre explicar as afirmações que fizer para evitar falhas de desenvolvimento, e exercite o planejamento de seu texto.
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A quarta competência avalia a estrutura lógica e formal entre as partes da redação. Isso significa que as frases e os parágrafos redigidos precisam estabelecer uma ligação entre si, de modo a demonstrar a coerência textual e a interdependência entre as ideias.
Você deve se atentar a recursos coesivos como conjunções, pronomes e locuções adverbiais, por exemplo, e usar adequadamente os conectivos (palavras ou expressões que interligam orações, períodos, frases e parágrafos).
5. Respeito aos direitos humanos
A última das cinco competências da redação do Enem exige que o estudante crie uma proposta de intervenção para o problema abordado, sem deixar de respeitar os direitos humanos nesse processo.
A proposta não precisa sugerir uma solução, mas deve oferecer iniciativas que enfrentem o problema relatado no tema. Essa ação deve ser abordada na conclusão do texto, apresentando uma ação (o que fazer), um agente (quem fará), como será feito (o modo de ação), o efeito disso (qual é o objetivo) e um detalhamento (forma de implementação).
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Fonte: Ministério da Educação.