Como montar um plano de estudos eficaz?

Ao se preparar para estudar, as pessoas podem encontrar dificuldades em estabelecer uma rotina eficiente que seja capaz de melhorar a produtividade. Criar um plano de estudos é a melhor forma de disciplinar a rotina, pois o estabelecimento de prazos e de metas torna o aprendizado mais efetivo.

Para tal, até mesmo a organização do tempo livre é importante para fazer que os resultados sejam os melhores possíveis. Quem usa um cronograma assertivo tem grandes chances de conquistar os objetivos traçados, além de criar um hábito de vida mais equilibrado, dando espaço ao trabalho e focando também os momentos de relaxamento.

Qual é a utilidade de um plano de estudos?

(Fonte: Unsplash)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Usar um plano de estudos é importante, por exemplo, para influenciar o tempo em que se obtém os resultados. O uso desse recurso é capaz de melhorar o poder de concentração, garantindo que, no momento em que seja preciso estudar, o foco esteja pleno na aquisição do conteúdo.

Um bom cronograma com uso de metas realistas também torna viável evitar a autossabotagem, pois a disciplina é capaz de contornar os mais duros resquícios de preguiça ou procrastinação. Até mesmo a confiança aumenta quando o futuro universitário estabelece uma rotina e vê que é capaz de a manter.

Além disso, uma rotina bem organizada torna o processo de aprendizagem mais fácil, já que auxilia o cérebro a ordenar e processar uma quantidade elevada de informações. Em termos de vestibular, por exemplo, o estudo desorganizado é mais um entre os obstáculos.

Confira algumas dicas de como fazer um bom plano de estudo.

10 dicas de como fazer um bom plano de estudo

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Pensando em ajudar a atingir os objetivos, listamos algumas dicas de como elaborar um bom plano de estudos. Mas lembre: cada aluno deve montar o seu, seguindo as próprias necessidades.

1. Tenha uma agenda

Você deve iniciar o plano de estudos organizando uma agenda física ou virtual. Com ela, você poderá definir as atividades a serem cumpridas, bem como os horários e as datas estipulados para elas.

2. Seja realista

É fundamental que você seja realista em sua rotina. Não adianta criar metas inacessíveis ou ficar um longo período estudando. Aceite suas limitações e estabeleça resultados que sejam possíveis de alcançar.

3. Faça intervalos

Sua mente e seu corpo precisam de descanso; logo, faça intervalos para que possa relaxar a mente, intercalando a pausa com pequenos exercícios de alongamento.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

4. Estabeleça prioridades

Defina prioridades e dê mais foco às disciplinas nas quais você tem maior dificuldade ou priorize as áreas do conhecimento associadas com o curso que deseja fazer, isso geralmente têm mais peso no vestibular.

5. Anote as dúvidas

Anote as dúvidas que surgirem durante os estudos e as leve aos professores. Saber quais são suas dificuldades é importante para poder solucioná-las.

6. Tenha tempo para revisar o conteúdo

Caso haja tempo, retorne aos livros e faça pequenas revisões após os intervalos. Por vezes, a mente precisa de respiro, então retome algum capítulo quando estiver mais descansado, porque pode ser a resposta para algumas dúvidas.

7. Faça simulados

(Fonte: Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Inclua a realização de provas simuladas em sua rotina, executando até mesmo a redação. Isso ajuda a criar uma noção do tempo necessário para finalizar o exame oficial.

8. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Não esqueça: mente sã, corpo são. Sendo assim, é importante que você faça todas as refeições, prezando por uma alimentação equilibrada. Beber água é fundamental, já que o cérebro é composto de 73% desse elemento e precisa estar hidratado para realizar as atividades.

9. Descanse

Rotinas exageradas de estudos podem levar o melhor plano de estudos por “água abaixo”. Os neurônios têm limitações de trabalho, então procure ter boas noites de sono, com ao menos 6 horas de descanso. Seu cérebro será responsável por organizar o conteúdo adquirido ao longo do dia.

10. Cuide da saúde mental

Boa parte dos bons resultados em exames é de estudantes que sabem manter a mente relaxada. Preparar-se emocionalmente para viver um ano puxado em que será preciso fazer concessões ajuda a racionalizar a rotina, ou seja, sua mente e seu comportamento precisam estar alinhados — é um período curto comparado a seu futuro.

Leia mais:

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Faro, Canal do Estudante

75400cookie-checkComo montar um plano de estudos eficaz?