Relatos da organização da educação remota para o Ensino Médio

Planejamento de aulas, registro de atividades e avaliação da aprendizagem são tarefas essenciais desempenhadas por professores do Ensino Médio. Com a pandemia e a necessidade de um ensino remoto, no entanto, essas atividades tiveram de ser adaptadas.

O Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília executou ações pontuais com o objetivo de estruturar esse ensino remoto, como relatam Ênio Fontes, coordenador de Ensino Médio, e Andreza Sampaio, coordenadora pedagógica.

Ênio destaca que Brasília foi a primeira cidade brasileira a suspender as aulas. A partir disso, todas as escolas do grupo foram orientadas a iniciar a substituição de atividades presenciais pelo formato remoto.

Os setores pedagógicos e de tecnologia foram fundamentais para o desenvolvimento do projeto. Durante uma semana, reuniões foram realizadas para elencar ideias para execução desse projeto.

“Tivemos a vantagem de o Mackenzie já utilizar o Moodle como ferramenta acessória. Então, existia, ainda bem, uma plataforma com o cadastro de todos os alunos, de todos os professores. As famílias estavam habituadas com o uso da solução, e isso foi providencial para que pudéssemos começar o trabalho com as aulas online”, explica o coordenador.

A iniciativa de disponibilizar os materiais a todos os alunos em uma seção dedicada ao armazenamento do conteúdo é um diferencial importante, de acordo com a coordenadora Andreza – que não deixa de citar a possibilidade de maior interação com mídias e canais diversificados, tudo elencado em uma sequência didática criteriosa. Aplicativos específicos para tarefas, videoconferências, reprodução de aulas e comunicação exclusiva são indicados por Andreza.

Ênio destacou ainda a implementação da flexibilidade de aulas gravadas aos alunos, já que horas ininterruptas em frente ao computador não seriam produtivas. “Buscamos aproximar todo o nosso ‘fazer’ do presencial. Dessa maneira, os impactos seriam menores.”

Em face aos grandes desafios, foi necessário otimizar a comunicação entre professores e instituição. Ações de coordenação semanais com professores passaram a fazer parte das novas medidas. “O que facilitou nosso trabalho foi a união e a criatividade do nosso corpo docente”, aponta Ênio.

Já conhece o Sistema de Ensino Mackenzie? Veja nossa proposta!

44010cookie-checkRelatos da organização da educação remota para o Ensino Médio