Como estudar de forma eficiente para o vestibular?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Não adianta se enganar: preparação para o vestibular é assunto sério. Muito além de fazer cursinho ou espalhar um monte de livros sobre a mesa, você precisa aproveitar de verdade os momentos de estudo, sem que nada tire a sua atenção. Listamos algumas dicas essenciais para deixar a procrastinação de lado e potencializar os seus estudos de vez!

1. Crie um cronograma de estudos (e o siga)

(Fonte: Tenor)

Essa dica é valiosa e pode ajudar você em uma série de situações na vida: anote as suas tarefas e comprometa-se a segui-las! Liste todas as matérias, por ordem de prioridade (ou dificuldade) e crie um cronograma de estudos real. Mas não se esqueça de incluir momentos de pausa e alimentação: sem saúde, não há cérebro que funcione bem.

Confira mais sobre como criar um plano de estudo no texto.

2. Sem notificações

(Fonte: Tenor)

WhatsApp, Facebook, Instagram, Pinterest, YouTube – não dá para deixar todas as notificações rolando e manter a atenção nas matérias, certo? Desativar a internet é uma boa saída, mas se isso não for possível (você pode precisar dela para estudar também), um bom caminho é tirar as principais notificações, silenciar ou simplesmente virar a tela do celular para baixo durante o período de estudos.

3. Use a tecnologia a seu favor

(Fonte: Tenor)

Se ficar longe do celular for realmente difícil para você, utilize a tecnologia (do jeito certo) a seu favor. Existem diversos aplicativos que ajudam a manter o foco e até mesmo bloqueiam algumas notificações por um tempo determinado (o Freedom é um deles). Alguns ainda podem ajudar a monitorar e indicar o tempo certo para cada atividade – o ClearFocus: PomodoroTimer é um dos mais indicados para essa finalidade.

Confira mais sobre o método Pomodoro!

Descubra aplicativos para aumentar sua produtividade.

4. Tenha um lugar só seu

(Fonte: Tenor)

Ter um cantinho só seu, confortável e com todos os materiais de que você necessita para estudar tranquilo é fundamental. Uma mesa organizada com os seus livros, caderno, eletrônicos (notebook, Kindle e afins) e uma cadeira confortável – afinal, você deve ficar várias horas lá – são essenciais. Além disso, a iluminação precisa estar adequada para não atrapalhar ou cansar a sua visão.

Veja como criar um ambiente para estudar em casa.

5. Teste diversas formas de aprendizado

(Fonte: Tenor)

Cada um funciona de um jeito; na hora de estudar para o vestibular, não é diferente. Embora seja importantíssima, a fórmula clássica de caderno, livro e professor não é a única. Inclua na sua rotina outras formas de aprendizado, como filmes, séries, documentários videoaulas e até mesmo podcasts de temas pertinentes ao seu estudo. E sim, o livro do seu autor favorito pode entrar nessa lista! Toda leitura é válida. O próprio hábito da leitura pode ajudar você no treino da interpretação de texto e no estímulo da criatividade.

6. Imponha metas

(Fonte: Tenor)

Impor pequenas metas diárias, como “hoje eu vou revisar a nova ortografia”, ajuda ainda mais a conferir se o cronograma está realmente sendo cumprido. Não adianta ler toda a matéria e terminar o dia com as mesmas dúvidas, certo?

Então, se você tiver foco e organização, não tem erro – todas as ferramentas para passar no vestibular estarão em suas mãos. Confie em você e dê sempre o seu melhor, dentro e fora da sala de aula. E se é que é possível elencar uma das dicas como principal, é esta: seja honesto! É isso mesmo. Precisa de mais tempo para se dedicar às questões de Física, vá em frente!

Não está confiante para fazer a redação? Tente outra vez. Seja honesto sobre as próprias dificuldades e não tenha medo de pedir ajuda ou refazer o exercício várias vezes. Fique tranquilo: sua nota no vestibular vai fazer tudo isso valer a pena. Bons estudos!

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

1620cookie-checkComo estudar de forma eficiente para o vestibular?