Utilizando a tecnologia para aumentar sua produtividade

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Nos dias de hoje, existem vários métodos para focar mais nos estudos e ferramentas que ajudam a otimizar ações para que você não precise perder seu tempo precioso com atividades aleatórias. É possível usar a tecnologia a seu favor, com aplicativos, serviços e aparelhos que podem se tornar seus melhores parceiros na hora de estudar.

Gadgets podem ajudar sua vida de estudos

Um dos desafios que enfrentamos quando estudamos e precisamos nos locomover por grandes distâncias é carregar um número considerável de livros e cadernos. Além de ser desconfortável, sempre existe a chance de algum texto ser esquecido exatamente no momento que você mais precisa dele.

Uma boa forma de contornar essa situação é utilizar tablets, como Kindle Paperwhite e Samsung Galaxy Tab. Esses aparelhos permitem armazenar uma boa quantidade de livros em formato digital, criando um fácil acesso a uma imensa biblioteca na palma de sua mão.

Outra vantagem é a possibilidade de conectar teclados sem fio a esses dispositivos, o que permite que você possa digitar com mais facilidade na hora de fazer anotações e utilizá-los como um notebook de baixo desempenho, mas que ainda servem bem para fins estudantis.

Isso também pode ser feito com um bom smartphone, mas a tela menor e a facilidade com que ele pode tirar a atenção da atividade principal, seja com redes sociais, seja com aplicativos de mensagens, fazem com que ele não seja a melhor opção para otimizar seus estudos ou trabalho.

Veja também:

Aplicativos e serviços que ajudam na produtividade

Além de aparelhos eletrônicos, existem outras vantagens tecnológicas para otimizar ao máximo o tempo, permitindo que você possa focar quase completamente seus estudos. Um bom exemplo é o Trello, um serviço que pode ser acessado no PC, assim como em seu iPhone ou smartphone Android, e que possibilita a criação de painéis com atividades a serem finalizadas.

Muito usada no ambiente corporativo, a ferramenta pode servir como um bom planejador de estudos, possibilitando que você crie cartões com tópicos para estudar, trabalhos que precisam ser feitos, materiais de pesquisa, entre outras funções.

Outra ótima opção é o Evernote. O aplicativo, também disponível em várias plataformas, permite criar cadernos virtuais que podem armazenar suas notas, tornando-se uma ótima ferramenta para organizar as aulas. Uma alternativa a ele é o OneNote, aplicativo que vem pré-instalado em computadores com Windows 10 e que atua de maneira similar.

Uma vantagem do OneNote surge por poder se aliar a uma conta do OneDrive, serviço da Microsoft de armazenamento na nuvem. Se você for assinante, pode salvar seus arquivos de pesquisa e ter acesso a eles onde estiver e em qualquer aparelho disponível. Caso tenha, por exemplo, um texto em PDF e não esteja com seu notebook, é possível abri-lo pelo celular, acessando sua conta no OneDrive. Existem alternativas de serviços na nuvem que podem ser bastante interessantes, como Dropbox e Google Drive.

Esses são apenas alguns exemplos para ajudar a organizar melhor seus estudos, mas, pela própria natureza da tecnologia, outras opções surgem a todo momento. Dessa forma, é interessante ficar de olho na evolução dessas ferramentas, assim como na criação de outras, levando em consideração que elas podem ser decisivas para aumentar seu desempenho e acabar trazendo os melhores resultados para você.

Ainda não sabe qual profissão seguir? Acesse nosso guia de profissões 360!

4370cookie-checkUtilizando a tecnologia para aumentar sua produtividade