Estudar para o vestibular é uma tarefa que demanda atenção e organização, coisas que você pode ter no conforto de sua casa. Estudar para as provas dentro de seu lar pode parecer difícil no começo, mas, prestando atenção em alguns pontos importantes, pode acabar se tornando um dos elementos cruciais para conseguir alcançar boas notas e a aprovação que tanto deseja. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para você organizar seu próprio espaço de estudos.

Sua casa está preparada para seus estudos?

Algo que deve ser levado em consideração é se sua casa é o melhor ambiente para você praticar. Para conseguir tirar o maior proveito de seus estudos, é necessário que você consiga ter um nível considerável de concentração, ficando longe de qualquer tipo de distração.

(Fonte: Giphy)
Tente ficar em um local sem distrações

Caso sua residência seja naturalmente barulhenta, por causa de outras pessoas que moram com você, como filhos, irmãos pequenos ou animais, leve em consideração que isso pode afetar bastante seu rendimento. Sendo possível minimizar esses elementos, sua experiência pode ser bastante satisfatória.

Tenha um espaço só para seus estudos

É importante que você tenha um local específico em que possa manter seu material de estudos e dedicar o espaço para ler e fazer seus exercícios. Sabemos que nem sempre isso é possível, sendo necessário mudar de lugar pela disponibilidade, mas é interessante que você tenha um local em que possa se concentrar e ter fácil acesso a livros e materiais de pesquisa.

Mantenha por perto somente o material necessário para seus estudos
(Fonte: Giphy)
Mantenha por perto somente o material necessário para seus estudo

O ideal é que esse espaço seja somente seu e que você possa se isolar para focar os estudos.

Organização é imprescindível

Por mais que você tenha dificuldade em encontrar um local apenas para você, é de extrema importância que todo seu material de estudos e pesquisa esteja organizado e tenha fácil acesso quando você precisar dele. Por isso, é interessante evitar que livros e cadernos fiquem espalhados pela mesa ou pelo cômodo, mantendo por perto o material que for diretamente ligado ao que você está estudando. Dessa forma, você pode minimizar o número de itens no seu campo de visão, tendo apenas o necessário a seu alcance.

(Fonte: Giphy)
Tente esquecer o telefone por algumas horas

Caso sua pesquisa seja feita em um computador ou notebook, tente manter o acesso apenas ao estudo, evitando ao máximo navegar em sites que nada têm a ver com o conteúdo que estava pesquisando. Dessa forma, você consegue ter mais atenção, organiza melhor seus pensamentos e pode se concentrar apenas no assunto que está estudando.

Fique confortável

Algo que pode ajudar bastante na hora de estudar em casa é conseguir manter uma boa ergonomia durante todo o tempo em que estiver pesquisando. Muitas vezes, por estarmos no aconchego de nosso lar, acabamos dando pouca atenção para a forma como nos sentamos ou repousamos nosso corpo enquanto lemos ou escrevemos alguma coisa.

Manter uma boa postura é de extrema importância não somente para os momentos de estudo, mas para o dia a dia, já que um corpo cansado por ter ficado muito tempo em uma posição desconfortável pode prejudicar o rendimento em qualquer atividade.

(Fonte: Giphy)
Procure cadeiras confortáveis quando for estudar em casa

Por isso, é muito importante que o espaço que você escolher para estudar em casa tenha uma cadeira confortável, que deixe sua coluna reta e ainda o mantenha confortável o suficiente para conseguir permanecer assim pelo tempo necessário dos estudos.

Essas são algumas dicas simples, mas que podem fazer a diferença na hora que você decidir estudar em sua casa. Tentando desviar de pequenas distrações, assim como buscando um espaço exclusivo e organizado para sua pesquisa, você pode alcançar seus objetivos e ter sucesso no próximo vestibular.

(Fonte: Giphy)

Levando em consideração seu conforto, cuidar da maneira como estuda, tentando não passar várias horas em posições pouco ergonômicas, você ainda consegue manter uma qualidade de vida que também pode ser essencial para tirar o maior proveito de seus estudos e conseguir absorver melhor o conhecimento que busca.