10 dicas para estudar a distância para o vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Estudar para o vestibular costuma ser o primeiro grande desafio da vida de muitos jovens. A grande abrangência de conteúdo e, a depender do curso, a concorrência exigem compromisso com a preparação. Veja 10 dicas de como cumprir esse percurso a distância e manter o ritmo durante a quarentena.

1. Crie horários fixos

(Fonte: Giphy)

O fundamental para uma boa rotina de estudos, sobretudo em meio à pandemia, é ter ritmo. É importante que a mente esteja focada e “entenda” que, no período de estudo, a atenção precisa estar totalmente destinada ao conteúdo da matéria. Os horários fixos ajudam a criar disciplina e tornar o estudo um hábito.

2. Tenha um cantinho do estudo

(Fonte: Giphy)

Tão necessário quanto ter um horário específico para o estudo é eleger um local. É fundamental que o momento do estudo seja marcado em relação aos demais, já que exige mais atenção. Por isso, é importante ter um cantinho em que haja silêncio e sobre o qual você tenha controle para organizar conforme sua preferência. Além disso, você pode organizar, em frente à mesa de estudos, um mural com anotações, fórmulas e lembretes.

3. Alterne conteúdos

(Fonte: Giphy)

É comum você ter mais facilidade com algumas disciplinas do que com outras. Por isso, vale a pena fazer pequenos blocos de matérias e alterná-los, para que você não se canse rapidamente.

Saiba como criar um ambiente ideal para estudar em casa

É importante também flexibilizar os tipos de conteúdo. Mesmo que você goste de Física e Matemática, pode ser interessante dividi-las, para se condicionar a usar diferentes raciocínios de forma consecutiva.

4. Ciclos curtos, com pequenas pausas

(Fonte: Giphy)

Em razão do tamanho do conteúdo e do período de preparação para a prova, estudar para o vestibular é uma maratona, não uma corrida de 100 metros. Por isso, não é eficaz estudar por longos períodos: isso cansará você e tornará seu processo de estudo mais improdutivo, em longo prazo. A meta aqui é o “devagar e sempre”.

Quais são as vantagens de estudar a distância?

Uma dica interessante é estruturar vários ciclos curtos, com pequenas pausas entre eles e alternando matérias.

5. Cuide do corpo

(Fonte: Giphy)

Estudar longas horas significa sobrecarregar a coluna, se você não cuidar da sua postura e fortalecer a região. No YouTube há vários canais que ensinam a fortalecer a musculatura com exercícios simples, feitos em casa mesmo.

Alimentar-se bem é outra questão importante. Estar bem nutrido é fundamental para o bem-estar e o funcionamento adequado do cérebro.

6. Cuide da mente

(Fonte: Giphy)

Exercícios são importantes para dissipar o estresse e a ansiedade, sobretudo os aeróbicos. Se você não tem esteira ou bicicleta ergométrica em casa, dançar e pular corda são ótimas alternativas para estar em movimento.

Como estudar sozinho para o vestibular?

Literatura, filmes, séries e video game também são boas pedidas para relaxar. Mas não se esqueça que dormir é a melhor forma de manter a mente equilibrada.

7. Escute seus ouvidos

(Fonte: Giphy)

Durante o estudo, perceba como você rende mais: com ou sem música. Seja qual for a resposta, cuide do ambiente a fim de estar sempre envolvido pela maneira como você produz mais.

Existem playlists com músicas instrumentais ou mesmo com ruídos de situações cotidianas, como de chuva ou de passos, para simular sons que tranquilizem a mente.

8. Deixe o celular para depois

(Fonte: Giphy)

O conteúdo cobrado no vestibular é muito extenso. Por isso, mais do que separar muitas horas de estudo, vale a pena cuidar da qualidade desse tempo. Foco é importante e o celular pode ser um adversário nessa tarefa.

Como estudar de forma eficiente para o vestibular?

Deixe as redes sociais por um momento e aproveite o período de estudo para a introspecção. Afinal, na hora da prova você estará sem seu celular.

9. Faça duplas ou trios para ensinar e aprender

(Fonte: Giphy)

Algumas disciplinas podem ser bastante desafiadoras. Por isso, vale a pena ter encontros para tirar dúvidas com amigos que também estejam passando por essa fase e possam auxiliar o seu aprendizado. Mas cuidado: quanto mais pessoas, mais fácil será perder o foco.

10. Faça exercícios e simulados

(Fonte: Giphy)

Há muitas formas de estudar: videoaulas, mapas mentais, resumos. Mas os exercícios são fundamentais porque são esses os desafios que esperam por você no vestibular. Por isso, reserve bastante tempo para a resolução de provas anteriores dos vestibulares que você deseja prestar.

Simulados também podem ser ótimos para dar ritmo ao estudo. Como o nome diz, com eles você consegue treinar recriando o momento da prova; então, é hora de estar em silêncio, ter água e um chocolate por perto e destrinchar o conteúdo. Além de treinar para o momento da prova, eles permitem a você perceber seus pontos fortes e aqueles que precisam de mais revisão.

Fonte: Guia do Estudante, Educa Mais Br, Estudante.org

10cookie-check10 dicas para estudar a distância para o vestibular