Chegou a hora de começar os estudos, e concentração, dedicação e um ambiente dedicado são essenciais para você conquistar o objetivo de um diploma ou certificado. Para isso, existe outro caminho que não o das aulas presenciais e tradicionais: a educação a distância, mais conhecida pela sigla EaD.

Se você está em dúvidas sobre se matricular ou não em um desses cursos, é importante saber primeiro quais são os benefícios de quem adota essa modalidade — e já adiantamos que são várias, desde economia até personalização de horários para quem tem a agenda muito ocupada.

Ficou curioso e quer saber mais? Então conheça a seguir as vantagens de estudar a distância e se prepare para entrar nessa modalidade cheia de vantagens.

O aluno é quem escolhe o local

Nas aulas presenciais, é obrigatório que o estudante esteja na sala de aula com os outros alunos e o professor, em um local predeterminado e dentro das dependências da faculdade.

Nas aulas a distância, a escolha do ambiente de estudos cabe ao aluno. Isso significa que você pode absorver o conteúdo e fazer os exercícios no ambiente que considerar mais adequado, como uma biblioteca ou até um cômodo silencioso da própria casa. Quem não é fã de barulho e distrações de salas de aula pode até ter um desempenho melhor se estiver em um local preferido.

(Fonte: Giphy)

Outra vantagem dessa possibilidade de escolha é evitar o trânsito, caso não more muito perto da faculdade, e não precisar sair correndo se tiver uma rotina agitada no trabalho, por exemplo. Com poucos minutos de organização você já está pronto para assistir aos conteúdos.

Você estuda na hora que puder

Além de escolher o local de aprendizado, o aluno de EaD seleciona por conta própria o horário a ser dedicado a essas atividades. Isso é muito importante para quem tem tarefas de trabalho e outras atividades que normalmente não possibilitariam uma aula presencial.

(Fonte: Giphy)

Nos cursos a distância, é você quem determina a hora do dia para começar as leituras — normalmente quando está mais disposto ou finalmente conseguiu um tempo livre. Assim, é possível passar por mais de uma aula na mesma sessão de estudo, caso esteja cheio de energia, ou então fragmentar uma explicação ao longo de um mesmo dia, se estiver sem horários disponíveis ou com dificuldade de concentração no momento.

O ritmo é totalmente flexível

Sabe quando você está se sentindo cansado ou desconcentrado, mas tem uma série de aulas difíceis pela frente na faculdade? Isso pode ser um problema e afetar o seu desempenho na educação presencial, mas pode ser contornado na EaD.

Como o ritmo é flexível, você pode se dedicar aos estudos quando estiver em melhores condições, até mesmo se só puder ou quiser assistir às aulas no fim de semana. Além disso, ao invés das pequenas pausas tradicionais, é possível tirar períodos maiores de descanso para voltar a se concentrar quando estiver devidamente preparado.

(Fonte: Giphy)

Porém, é preciso ter em mente que isso não significa que você terá vida fácil e que as cobranças serão menores. O aluno da educação a distância tem responsabilidades, deveres e prazos para entregar avaliações — e vencer esse desafio se transforma em um incentivo nessa jornada em busca da conclusão do curso.

Pode ser uma opção bastante econômica

A educação a distância ainda traz alguns benefícios financeiros de longo prazo que não passam pela cabeça de todos os estudantes, mas podem ser o diferencial para decidir por essa modalidade de estudos.

Para começar, você escolhe o local de estudos, o que pode significar economia em relação ao transporte — seja você dono de um carro, de um motocicleta ou usuário de transporte público. Ficar em casa um dia pode poupar apenas alguns trocados, mas em um semestre inteiro faz uma grande diferença no orçamento.

(Fonte: Giphy)

Além disso, você não precisa de um equipamento de primeira para assistir ao conteúdo obrigatório. Um computador capaz de reproduzir as videoaulas e possibilitar a leitura dos textos é o suficiente, assim como fones de ouvido para focar ainda mais a fala do professor — sem contar o bom e velho caderno de anotações, é claro!

Agora você está pronto

Sabendo quais são as vantagens de fazer aulas a distância, você está pronto para entrar no mundo da EaD e adquirir uma formação com todos esses benefícios. Selecione o curso que mais combina com você, siga as dicas acima e bons estudos.