6 dicas para aprimorar sua interpretação de texto no vestibular

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Quem está se preparando para o vestibular sabe o quanto as questões de interpretação de texto podem ser complicadas. Diferentemente do que acontece com as Ciências Exatas, não existe uma fórmula pronta para acertar. E aí, o que resta a fazer?

Confira mais dicas para se dar bem no vestibular.

Para começar, é preciso se preparar com antecedência. Afinal de contas, esse é um processo que precisa ser integrado no seu dia a dia. Confira algumas dicas que podem ser úteis em meio a esse processo.

1. Pratique o hábito da leitura

(Fonte: Giphy)

Não se trata apenas de ler apostilas. Romances, reportagens e outras publicações são muito bem-vindas. Encarar a leitura como algo natural é um passo para manter a tranquilidade na hora da prova e aumentar o seu repertório linguístico.

Se quer ir além, aventure-se no campo do audiovisual também. Você pode consumir filmes e músicas, por exemplo, e procurar análises bem-embasadas sobre esses conteúdos.

2. Explique o texto com suas próprias palavras

(Fonte: Giphy)

Já ouviu falar em paráfrase? Trata-se de uma explicação ou apresentação de um texto com as suas próprias palavras. Ela pode ser um bom exercício não apenas para aprimorar sua capacidade de compreender, mas também de escrever.

Procure um texto – seja de provas anteriores ou de artigos – e tente fazer um resumo dele. Analise quais são as palavras-chave e marque as ideias principais para reunir tudo em um pensamento coeso.

7 autores contemporâneos para melhorar habilidades de leitura

Você também pode tentar fazer uma paráfrase-resenha, ou seja, um texto com a sua opinião sobre o que acabou de ler. Se o seu estilo é fazer vários rascunhos, pode fazer uma paráfrase-esquema: faça a estrutura do texto para sinalizar os tópicos utilizados e como as ideias foram organizadas.

3. Treine a sua concentração

(Fonte: Giphy)

No dia em que você encarar a interpretação de texto no vestibular, várias coisas poderão distrair a sua atenção. Mesmo em uma sala silenciosa, o nervosismo de terminar outras questões primeiro ou a preocupação tenderão a deixar sua mente agitada.

Separe pelo menos meia hora todos os dias para ler sem distrações e se concentrar melhor. Em meio às redes sociais, essa habilidade precisa ser constantemente fortalecida.

4. Escreva no seu dia a dia

(Fonte: Giphy)

Que tal expandir a sua relação com a escrita? Você não precisa necessariamente fazer artigos complexos, mas pode escrever resenhas de filmes que assistiu, postagens mais elaboradas sobre um assunto que goste ou até mesmo criar contos.

Escrever ajudará você a desenvolver as ideias e a conseguir perceber detalhes importantes do texto. Aqui vai mais uma dica: experimente escrever no papel. Como você precisará usar a caneta no vestibular, é uma boa ideia praticar a escrita com ela.

5. Analise o texto antes de começá-lo

(Fonte: Giphy)

Reconhecer o contexto que envolve o texto é um passo para entender do que ele se trata. Pelo gênero textual, é possível identificar qual é o objetivo por trás daquele tipo de produção. Pela autoria, você pode fazer uma relação com outros textos similares que possa conhecer daquela pessoa.

Como estudar as características dos gêneros textuais?

Imagine, por exemplo, o que se pode deduzir de um texto de Machado de Assis por tudo o que se conhece dele. As informações sobre o movimento literário do qual ele fazia parte, o período histórico em que ele escreveu e o tom que suas obras adotavam podem ajudar a elaborar uma interpretação diferenciada daquele conteúdo.

6. Use o seu tempo com sabedoria

(Fonte: Giphy)

Na hora da prova, é preciso calma. Antes de ler o texto, confira a pergunta central da questão. Isso ajudará você a guiar a sua leitura atrás dos pontos-chave. Se não entendeu na primeira vez, leia outra vez marcando as palavras que podem ser importantes.

Se a interpretação de texto ainda estiver complicada, tente eliminar as alternativas que você já sabe que são erradas para tentar confirmar as que você considera certas.

Fonte: Guia do Estudante, Brasil Escola.

560cookie-check6 dicas para aprimorar sua interpretação de texto no vestibular