Estudar para o vestibular pode ser cansativo, por isso é importante encontrar formas de aprender que não sejam apenas ler livros e responder a perguntas. Filmes e séries resolvem esse problema com facilidade, já que com eles você aprende um pouco em meio ao entretenimento, descobre novos assuntos e é incentivado a estudar mais.

Confira séries e filmes que são uma boa fonte de estudo para o vestibular.

1. The Crown

(Fonte: The Crown/Divulgação)

Entre as séries históricas, essa é uma das mais conhecidas atualmente, e não é à toa. Mostrando a vida política e pessoal da Rainha Elizabeth II, The Crown retrata diversos eventos ocorridos na segunda metade do século 20 do ponto de vista da monarquia francesa. Ideal para aprender mais sobre a história europeia.

2. Downton Abbey

(Downton Abbey/Divulgação)

Ainda na nobreza da Inglaterra, Downton Abbey explora alguns acontecimentos específicos, como a Primeira Guerra Mundial, a luta pelo sufrágio feminino e até o naufrágio do Titanic, que é o ponto de partida da história. Tudo isso enquanto mostra a vida de uma família nobre e seus conflitos internos.

3. Anos Rebeldes

(Fonte: Acervo Globo)

Essa indicação é do Brasil, mais especificamente do Rio de Janeiro, na época da ditadura militar. A história se passa em uma vizinhança de classe média, e você pode aprender como uma parte das pessoas vivia na época, assim como as influências do governo no dia a dia da população.

4. 300

(Fonte: 300/Reprodução)

Vamos voltar à história clássica e falar da Batalha das Termópilas, em que o rei Leônidas de Esparta liderou 300 soldados em uma batalha contra Xerxes e os soldados da Pérsia. Essa luta resultou em uma guerra entre Grécia e Pérsia, um dos grandes marcos na criação da democracia.

5. O Nome da Rosa

(Fonte: O Nome da Rosa/Reprodução)

Para aprender sobre Idade Média para o vestibular, O Nome da Rosa é um filme imprescindível. O longa conta a história de um mosteiro italiano em que mortes misteriosas começam a acontecer. A chegada de um monge franciscano, que vai investigar o caso, instiga o início da Santa Inquisição.

6. Lutero

(Fonte: Lutero/Reprodução)

O rompimento da hegemonia da Igreja Católica foi um acontecimento importante na história ocidental, e é disso que esse filme trata. Lutero conta a história de Martinho Lutero, que pregou 95 teses que contrariavam as ordens do catolicismo e foi perseguido e pressionado para se redimir em público. A busca por fundar um novo pensamento religioso é o enfoque dessa trama.

7. Tempos Modernos

(Fonte: Tempos Modernos/Reprodução)

A Revolução Industrial e suas consequências sociais são o foco desse filme de Charles Chaplin. Em uma linha de montagem, um operário é levado à loucura pela monotonia do trabalho e precisa ser internado em um sanatório. Depois de se curar, ele fica desempregado; tentando começar a nova vida, ele se vê em várias confusões, de furtos a protestos que acabam na prisão. Apesar de ser um filme cômico, sua crítica social é muito clara.

8. Os Miseráveis

(Fonte: Os Miseráveis/Reprodução)

O livro de Victor Hugo gerou peças de teatro, musicais, séries e filmes ao longo da história, por isso você pode escolher sua adaptação preferida. O enredo trata de diversos personagens vivendo em uma Paris pobre e destruída pelas ambições da Corte. O resultado é a Revolução Francesa, pela qual acompanhamos o desenvolvimento da história de Jean Valjean, um homem que mudou de identidade após ser preso por roubar pão para alimentar a família.

9. Hotel Ruanda

‌‌(Fonte: Hotel Ruanda/Reprodução)

A história africana não é sempre lembrada pelos estudantes, e muitos se surpreendem ao encontrá-la nas perguntas do vestibular. Para incrementar seu estudo sobre o tema, comece por esse filme, que conta os conflitos políticos de 1994, em Ruanda, que levaram à morte de quase 1 milhão de pessoas em 100 dias. Sem apoio de outros países, os ruandeses tiveram que lutar para sobreviver, e Paul Rusesabagina, um gerente de hotel, abrigou mais de 1,2 mil pessoas gratuitamente durante os conflitos.

Filmes e séries podem abrir sua mente para acontecimentos do mundo todo e estimular seus estudos. Faça pausas nas matérias do vestibular para assistir a uma dessas produções e se sinta mais motivado para estudar.