Portador de diploma: veja como ingressar na 2ª graduação

O profissional que é portador de diploma pode ingressar em uma segunda graduação de forma facilitada, sem a realização de um novo vestibular. Essa é uma oportunidade para a expansão dos conhecimentos, ampliando o campo profissional por meio de uma atuação interdisciplinar ou até mesmo uma chance para a mudança de carreira.

Diferente de uma pós-graduação, que permite aprofundamento em uma especialidade, uma segunda graduação possibilita uma visão mais ampla ao profissional, permitindo atuação interdisciplinar. Esse pode ser um importante diferencial no currículo em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O que é ser portador de diploma?

(Fonte: Ahmet Azakli/Pexels/Reprodução)
(Fonte: Ahmet Azakli/Pexels/Reprodução)

O diploma é um documento emitido por uma instituição de Ensino Superior para comprovar a conclusão de uma graduação. O portador de diploma, portanto, detém um título de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo que possibilita o exercício de determinada profissão, além da realização de cursos de Master in Business Administration (MBA), mestrado e doutorado.

O certificado comprova o conhecimento para atuação em determinada área e permite o ingresso facilitado em uma segunda graduação em uma universidade pública ou privada. A admissão é realizada por meio de um processo seletivo especial, que varia de acordo com cada instituição, sem a necessidade de realização de um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de vestibular.

Por que fazer uma segunda graduação?

Uma segunda graduação permite a obtenção de um título de curso superior de forma mais fácil e rápida. Fora a admissão simplificada, é possível aproveitar matérias que foram realizadas anteriormente, cursando apenas as disciplinas remanescentes. O aproveitamento pode eliminar até metade da duração do curso.

A realização de uma segunda formação permite que o profissional se mantenha atualizado nas tendências do mercado, sem contar a construção de uma nova rede de networking. Além disso, proporciona um desenvolvimento social, cultural e pessoal ao ampliar os horizontes com novos pontos de vista sobre vários temas.

Em alguns casos, como na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), os alunos que concluíram recentemente outro curso na mesma instituição podem ser contemplados com bolsa durante toda a nova graduação.

Leia mais:

Como ingressar na graduação como portador de diploma?

(Fonte:  RODNAE Productions/Pexels/Reprodução)
(Fonte: RODNAE Productions/Pexels/Reprodução)

O portador de diploma deve ficar atento ao processo seletivo específico de cada universidade, realizado geralmente no início do semestre. Diferente do vestibular, o número de vagas oferecidas costuma ser variável e conhecido apenas em um edital de seleção, pois pode depender da desistência de outros alunos.

Para se candidatar a uma vaga, o portador de diploma deve pagar uma taxa de inscrição, enviar documentos pessoais e o histórico escolar do curso superior anterior. A depender do curso, também é exigida a realização de uma prova de conhecimentos básicos. A segunda graduação não precisa, necessariamente, ser da mesma área da primeira.

Como aproveitar matérias no novo curso?

Após a matrícula na segunda graduação, o portador de diploma pode solicitar o aproveitamento das disciplinas obrigatórias ou optativas de um curso anterior. Para tanto, além do histórico escolar apresentado no processo seletivo, o estudante deve enviar a ementa de cada matéria que não deseja repetir.

A compatibilidade dos objetivos e do conteúdo pedagógico entre as disciplinas do curso anterior e da nova graduação é avaliada pela coordenação ou pelo professor de cada matéria. Caso sejam semelhantes, os créditos serão computados no histórico escolar do segundo curso e a duração da graduação pode ser encurtada.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Mackenzie, Stoodi, Vestibulares

70090cookie-checkPortador de diploma: veja como ingressar na 2ª graduação