Conheça as profissões que aquecerão o mercado do futuro

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

A mudança é uma verdadeira constância nos tempos atuais. O que foi ontem já pode ser diferente hoje e amanhã talvez nem exista mais. Nesse contexto, não é só o ser humano que muda, mas tudo que está ao redor. E as novas necessidades estimulam a criação de profissões.

Há meio século não existia, por exemplo, a profissão de gestor de social media, assim como já não existem mais atividades como leiteiro, lanterninha ou operador de telex. Estar conectado com o futuro, hoje, é um diferencial. Perceber como o mercado se molda à mudança diária dos seres humanos permite entender um pouco mais do que está pela frente.

A maioria dessas mudanças está relacionada com o avanço tecnológico. Desde alterações no estilo de vida, com eletrodomésticos com inteligência artificial até a pesquisa genética, tudo é pensado com intuito de melhorar e, consequentemente, prolongar a vida humana, mas sempre com qualidade.

O amanhã chegou

(Fonte: Giphy)

Com isso, muita coisa nova está por vir, então vamos conhecer agora as previsões para as futuras profissões.

Bioinformacionista

(Fonte: Giphy)

Essa profissão une o conhecimento genético com técnicas clínicas para a elaboração de medicamentos.

Técnico em telemedicina

(Fonte: Giphy)

O profissional dessa área será o responsável por integrar, por meio de dispositivos tecnológicos, vários membros de uma equipe médica. Será possível realizar o diagnóstico e a assistência a distância, o que ajuda no atendimento a pacientes que vivem em áreas remotas.

Gestor de trendsinnovation

(Fonte: Giphy)

Será responsável pelo setor de inovação e tendências das empresas. O que hoje é realizado pelo marketing amanhã terá um especialista para gerir novas formas das tarefas habituais, com o objetivo de reduzir os custos e deixar tudo mais eficiente e moderno.

Gestor de Big Data

(Fonte: Giphy)

O tráfego de informações na internet só tende a aumentar nos próximos anos, e para gerir todas essas informações o gestor de Big Data será responsável por identificar, analisar e direcionar conteúdos para o setor correspondente nas empresas.

Mecânico de robôs pessoais

(Fonte: Giphy)

Já se imaginou chamando um mecânico porque o seu robô parou de funcionar? Essa é uma das profissões possíveis para o futuro.

Profissional 3D

(Fonte: Giphy)

É o especialista em impressões 3D, produzindo roupas, sapatos e acessórios necessários para o dia a dia.

Desenvolvedor de dispositivos vestíveis

(Fonte: Giphy)

Dispositivos vestíveis são acessórios criados para facilitar nossa vida, como relógios que têm funções extras, além de mostrar as horas. Em breve, existirão profissionais que serão responsáveis apenas por desenvolver essas ferramentas.

Gestor de comunidade

(Fonte: Giphy)

É um coletor de informações dos clientes e da comunidade ao redor de uma empresa, com o intuito de melhorar o negócio e a relação da empresa com o público. Essa função já existe em algumas empresas e tende a ficar mais em alta nos próximos anos.

Especialistas em energias renováveis ou alternativas

(Fonte: Giphy)

Essa profissão já existe, mas com o passar dos anos se expandirá ainda mais. Isso porque os recursos naturais são esgotáveis, e precisamos avançar cada vez mais nas pesquisas para encontrar formas de adaptar a vida humana ao mundo de amanhã.

O mercado e a tecnologia

(Fonte: Giphy)

Apesar do surgimento de novas profissões, as já conhecidas também se remodelam ao novo formato de sociedade. O futuro não só é o novo mas também a oportunidade de se reinventar. Hoje, por exemplo, antigas atividades mudaram o modo de atuação, com professores a distância, arquitetos e engenheiros 3D, cuidadores de idosos on-line e assim por diante.

O futuro não demora e nos aguarda com muitas novidades. E muitas das previsões envolvem criatividade, inteligência e sensibilidade para desenvolver profissões mais alinhadas com as necessidades humanas e do planeta.

E você, está preparado para o futuro?

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Medicina, Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

2120cookie-checkConheça as profissões que aquecerão o mercado do futuro