Vestibular: o que é e como se inscrever?

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

O vestibular é a porta de entrada para as instituições de ensino superior e tem as suas particularidades. Existem diferentes modalidades e o candidato precisa estar atento para fazer a inscrição de forma correta e não perder nenhuma data ou regra importante.

Confira quais são os tipos de vestibular, as diferenças entre vestibular e Enem e como se inscrever em um processo seletivo.

Quais são os tipos de vestibular

(Fonte: Pexels)

Diferenças entre vestibular e Enem

(Fonte: Pexels)

Vestibular e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não são a mesma coisa. O Enem é uma prova aplicada pelo Governo Federal para avaliar o desempenho dos alunos de Ensino Médio, composto por um teste geral, com data e horário definidos igualmente para todos os participantes, diferentemente do vestibular, que é aplicado por cada instituição. A nota do Enem pode ser usada pelo candidato no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para conseguir uma vaga em universidades públicas. Algumas faculdades privadas aceitam a nota do Enem de forma integral ou parcial, como complemento para o desempenho no vestibular.

Como se inscrever em um vestibular

(Fonte: Pixabay)

Para se inscrever no vestibular você só precisa seguir alguns passos simples e ficar atento às regras. Confira algumas dicas para não errar:

  1. Acesse o site da instituição escolhida
    Depois de escolher em qual universidade prestará o vestibular, o primeiro passo é visitar o site da instituição para entender como o processo seletivo funciona. Lá você encontrará as modalidades oferecidas, os cursos disponíveis, as grades curriculares, o número de vagas ofertadas e o edital — tudo o que você precisa saber.
  2. Leia o edital com atenção
    O edital é o documento no qual estão dispostas todas as regras do vestibular, além de informações como valor de inscrição, datas e cronogramas, horários, requisitos, número de questões, peso de disciplina por curso, critérios de desempate, conteúdo programático, bibliografia recomendada, entre outros. É indispensável a leitura completa do edital para que você tenha total ciência de como funciona o processo seletivo.
  3. Faça a inscrição na data
    Universidade escolhida, curso definido e edital lido? Chega o momento de se inscrever. Preencha os seus dados conforme solicitado e em seguida você receberá um boleto com o valor da inscrição. Fique atento para não perder o prazo final, pois existem datas de início e fim do período de inscrições.
  4. Pague o boleto em dia
    Quando receber o boleto, note que esse documento tem uma data de vencimento; se ele não for pago em dia, você não conseguirá prestar o vestibular. Boletos levam, em média, 3 dias úteis para serem processados pelos bancos, então leve isso em consideração.
  5. Prepare-se para a prova
    Agora é só esperar a data da prova e se dedicar aos estudos.

Essas foram algumas dicas para você se inscrever no vestibular com tranquilidade. Boa prova!

Inscreva-se para o vestibular do Mackenzie

4450cookie-checkVestibular: o que é e como se inscrever?