Com quase 1 bilhão de usuários — 850 milhões, para ser mais preciso — e uma presença em 200 países, o LinkedIn é considerado a principal rede social na atualidade quando o assunto é trabalho.
Criada em 5 de maio de 2003, por Reid Hoffman, a plataforma LinkedIn foi adquirida em 2016 pela Microsoft, dada sua importância no mercado de trabalho.
E os brasileiros também a levam a sério: por aqui, são 75 milhões de pessoas usuárias, sendo considerado o terceiro país com o maior número de contas. Só perde para os Estados Unidos e a Índia, de acordo com informações do site Meio e Mensagem.
Ou seja: vale a pena marcar presença por lá. Por isso mesmo, vamos explicar neste artigo como fazer um currículo LinkedIn. A medida, além de ampliar seu network, também é uma excelente maneira de ser visto por recrutadores e empresas que estão à procura de talentos.
Sabe aquela máxima de que “a primeira impressão é a que fica”? Pois nessa rede social ela também tem seu valor. Isso porque de nada adianta fazer um perfil por lá e manter o seu currículo LinkedIn desatualizado.
Ao invés de mostrar que está em todos os lugares, a mensagem que pode ser interpretada por diferentes pessoas é a de desinteresse ou desorganização. Já pensou perder uma oportunidade profissional por bobeira?
Uma pesquisa liderada pela Jobvite deu conta de que 87% dos recrutadores utilizam o LinkedIn para avaliar candidatos durante o processo de contratação. Principalmente profissionais com menos de 45 anos de idade, o que corresponde a 90% dos usuários.
Pensando nisso, preparamos um verdadeiro guia para ajudar você nessa missão de manter o seu currículo LinkedIn atualizado. Até separamos algumas razões para garantir que o seu esteja sempre em dia, olha só:
O LinkedIn é, literalmente, vitrine de carreiras na era digital. Por isso, um currículo atualizado aumenta sua visibilidade tanto para outros profissionais quanto para as empresas.
A rede funciona com a ajuda de algoritmos que priorizam perfis ativos e regularmente atualizados. Ou seja, quanto mais atualizado e mais interagir com outros conteúdos, respondendo postagens, fazendo as suas próprias e organizando suas informações, maiores serão as chances de que você apareça com mais frequência nas buscas e recomendações.
Como já foi dito antes, o LinkedIn é, acima de tudo, uma rede social. Assim sendo, como era de esperar, ter nela um currículo atual facilita a interação com outros profissionais.
Ao transmitir suas informações com clareza e organização, você facilita a vida de quem deseja estabelecer conexões com você, especialmente levando em conta sua área de atuação e competências.
E esse networking não só pode ajudar com que você encontre a vaga dos sonhos, como também é uma porta de entrada para manter parcerias estratégicas. E até mesmo para divulgar o seu negócio, caso você trilhe a jornada do empreendedorismo.
Os hunters, como também são conhecidos os recrutadores, usam o LinkedIn como uma das principais ferramentas para encontrar candidatos em potencial.
Ou seja, quando se tem um currículo LinkedIn completo e atualizado, você aumenta suas chances de ser encontrado de uma forma mais atrativa para os recrutadores.
O LinkedIn possui em seu menu uma aba inteiramente dedicada a vagas de emprego, parte delas exclusivas da plataforma, com o botão “candidatura simplificada”. Com um clique, você envia o seu perfil para o recrutador, entre outras informações e até documentos adicionais.
Por isso mesmo, manter seu currículo atualizado garante que você tenha acesso a essas vagas e muitas outras, tornando seu perfil desejado e considerado para elas.
Já deu para perceber o quanto é importante manter o seu currículo LinkedIn atualizado, não é mesmo? Agora, entenda como estruturá-lo para fazer com que você tenha destaque entre novas conexões e recrutadores.
O perfil do LinkedIn é a primeira impressão no ambiente digital. E existem algumas formas de torná-lo profissional e atrativo. Conheça quais são elas a seguir:
1. Tenha uma foto profissional: lançando mão de outra expressão popular famosa, “uma imagem vale mais que mil palavras”, a própria plataforma ressalta que “usuários com uma foto de perfil recebem até duas vezes mais visualizações de perfil e três vezes mais solicitações de conexão.” Por isso, considere fazer uma imagem de qualidade, com boa iluminação, roupa, acessórios e maquiagem que transmitam seus valores e, mais do que isso, profissionalismo. Ah! E sempre a mantenha atualizada.
2. Cuidado com seu título: é o texto que aparece logo abaixo do seu nome, uma das primeiras informações que os visitantes têm acesso. Resuma sua profissão e área de atuação em poucas palavras. Ainda: inclua palavras-chave que reflitam suas especialidades e os termos mais buscados na sua carreira. Por exemplo, ao invés de dizer que você é um “gerente de marketing”, que tal considerar escrever “especialista em marketing digital | estratégias de crescimento | gestão de equipes”? Sempre separando por vírgula ou traço.
3. Personalize sua URL: a URL é a informação que aparece na barra de endereços do seu navegador. E o LinkedIn permite alterá-la, facilitando com que as pessoas a encontrem. Assim, é permitido escrever “linkedin.com/in/seunome”, desde que esteja disponível para uso. A medida é útil, ainda, para usar e dar um ar mais profissional em assinaturas de e-mail, currículos em outros formatos e até nos cartões de visita físicos ou digitais.
Outro campo bastante importante do currículo LinkedIn é o espaço onde você pode destacar suas principais habilidades e experiências de forma resumida.
4. Escreva um resumo atraente: conte sua história profissional de forma envolvente e objetiva. Destaque suas principais habilidades, usando palavras-chave relevantes para sua área. Mencione, inclusive, as conquistas que tiver e até utilize métricas, caso as tenha, para provar que você é eficiente no que faz.
5. Destaque sua área de atuação: se você deseja mudar de área, este é o espaço ideal para destacar suas habilidades e o que você espera alcançar. Lembre-se de atualizar o seu resumo sempre que tiver mudanças em sua carreira ou objetivos.
E é claro que não poderia ficar de fora a seção para detalhar cargos anteriores e responsabilidades. Mas, aqui não é o momento de “encher linguiça”: forneça apenas as informações que agreguem valor ao seu currículo LinkedIn.
6. Descreva responsabilidades e conquistas: foque-se nas responsabilidades mais alinhadas com seus objetivos atuais, por meio de uma linguagem direta. Em cada cargo, destaque suas realizações com resultados mensuráveis. Por exemplo, ressalte que você foi responsável por atingir o aumento de vendas em X%.
7. Use números: como mencionado ainda há pouco, sempre que possível, inclua resultados quantificáveis. Ao invés de escrever “gerenciei uma equipe de vendas”, opte por “liderei uma equipe de 10 vendedores, resultando em um aumento de 20% nas vendas anuais”.
Formações acadêmicas relevantes ou cursos livres que agreguem valor à sua carreira também têm seu valor no currículo LinkedIn:
8. Detalhe o quanto puder: quando incluir sua formação acadêmica, descreva o nome completo da instituição, o curso, e o ano de conclusão. Inclusive, busque na lista o perfil da instituição de ensino superior onde estudou — geralmente, elas mantêm uma página no LinkedIn. Em uma parcela das vezes, os recrutadores filtram candidatos com base em determinadas instituições ou cursos.
9. Exemplifique o valor agregado da formação: se você fez uma pós-graduação em marketing, mencione como o curso melhorou sua capacidade de gerenciar campanhas estratégicas. Ainda: detalhe quais métodos ou ferramentas você passou a dominar após a formação.
Essas seções permitem que você liste as áreas em que se destaca e que são relevantes para sua carreira:
10. Liste as habilidades de forma atraente: destaque apenas aquelas que dizem respeito às funções que você quer fazer, priorizando as mais valorizadas na sua área e que você realmente domina. Elas precisam estar de acordo com o que você apresenta em seu “Sobre” e no campo “Experiência”.
11. Peça recomendações: você pode solicitar recomendações de colegas, antigos chefes e clientes. Depois as pessoas fazerem, você recebe uma notificação e pode avaliar o que foi escrito, antes de publicar. Elas são exibidas em seu perfil e servem como prova da sua confiança. Seria algo semelhante a uma carta de recomendação, item bastante apreciado por empresas multinacionais e estrangeiras. Esses testemunhos podem ser decisivos quando um recrutador escolher você para uma vaga. Por isso, selecione a dedo para quem você irá pedir tais recomendações.
Você viu que o LinkedIn é muito mais do que apenas uma rede social: é uma poderosa ferramenta elevar sua marca pessoal. Com um currículo LinkedIn atualizado, você consegue aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem por lá.
E, mais do que um bom currículo, vale se manter sempre atualizado renovando o seu conhecimento formal. Por isso, nada melhor do que fazer uma pós-graduação em uma instituição com renome e confiança, como é o caso do Mackenzie, com mais de 150 anos de história.
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