Enriquecendo o currículo com cursos: por onde começar?

Quando pensamos em desenvolvimento profissional, é fundamental dar aquela olhada no currículo e ver se ainda há algo que pode ser feito para torná-lo ainda melhor. Mais do que um reflexo de experiências profissionais, um bom currículo também é muito importante para indicar qual é a trajetória que se deseja trilhar.

Por isso, a busca de cursos é fundamental para deixar o currículo mais forte e mostrar que se é um profissional atualizado no mercado de trabalho. Mas, claro, é importante lembrar que não adianta sair procurando qualquer tipo de curso, porque o objetivo é ter formações ligadas à área de atuação.

Além disso, é importante focar na qualidade dos cursos escolhidos, e não na quantidade de certificados. Por mais que ter uma nova certificação seja um passo importante na busca por uma qualificação melhor, é essencial dar uma atenção maior ao processo e consolidar muito bem tudo aquilo que está sendo aprendido.

Para ajudar a deixar o currículo ainda mais completo, confira algumas dicas valiosas que auxiliam na busca do curso perfeito!

Encontrar o curso ideal para cada momento é o que pode fazer a diferença mais adiante. (Fonte: Unsplash)
Encontrar o curso ideal é o que pode fazer a diferença mais adiante. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Cursos de idiomas

Sim, dominar um novo idioma é o que pode ser um diferencial valioso durante a trajetória, abrindo portas para muitas oportunidades de crescimento. Então, na hora de escolher um idioma, é importante não deixar de utilizar todos os recursos para tornar a aprendizagem muito mais divertida, por meio de músicas e filmes, por exemplo. Assim, permitindo-se conhecer uma nova cultura e uma forma de pensar diferenciada!

Cursos de extensão

Tecnologias e processos novos são recorrentes no ambiente profissional, e ficar antenado nisso pode ser a garantia de se tornar um agente que leve todas as tendências para o trabalho, tornando-se um profissional ainda mais indispensável.

Desse modo, é preciso analisar quais são os conhecimentos exigidos na área de atuação e explorar a fundo aqueles que mais interessam, saindo do básico e incrementando a formação com novas competências.

Pós-graduação

Aprofundar-se em determinado ramo de atuação pode exigir um curso mais completo, não é mesmo? Nesse cenário, investir em uma pós-graduação é a escolha certa, pois, além de possibilitar uma formação em uma área diferente do curso superior, pode ser o caminho para quem deseja explorar possibilidades, seja se tornando especialista na área da graduação, seja migrando de carreira para dar um novo passo no desenvolvimento profissional.

Leia também:

Cursos livres

Se a busca é de uma formação específica e com um prazo de duração menor, apostar em um curso livre que permite dominar aquela ferramenta é um excelente caminho. Os cursos livres também podem ser úteis se o desejo for obter um novo conhecimento ou caso existam dúvidas se vai ou não ocorrer uma identificação com a área, possibilitando ter a introdução a conceitos mais básicos e, com isso, abrir a mente para o assunto.

Nova graduação

A possibilidade de ter um novo diploma de graduação pode abrir muitas portas e, para quem já tem um, explorar isso também pode significar se tornar um profissional com um conhecimento muito mais aprofundado, interligando tudo o que foi aprendido em ambas as formações.

(Fonte: Unsplash)
Na hora de escolher o curso, ter um planejamento é fundamental. (Fonte: Unsplash/Reprodução)

Olhando para o futuro

Importante também ter planejamento na hora de colocar esses planos em ação. Por isso, é importante dedicar um tempo para analisar tanto o que as vagas de trabalho estão exigindo quanto para descobrir quais são as aptidões desejadas e com o que há mais identificação. Assim, fica mais fácil traçar um plano de médio e de longo prazos após responder àquela velha e conhecida pergunta: como você se vê daqui a 5 anos ou 10 anos?

Olhar para o futuro exige dedicação e maturidade para fazer as melhores escolhas, por isso não ter medo de investir em conhecimentos para se tornar um profissional ainda mais valioso é fundamental.

A Universidade Mackenzie conta com uma gama de cursos que vai desde graduação, cursos livres e de extensão até os novos de pós-graduação, que foram desenvolvidos para auxiliar em todos os momentos da carreira dos alunos e potencializar a capacidade deles de se destacarem no mercado de trabalho. Para conhecer mais, clique aqui.

Fonte: Universidade Mackenzie

75670cookie-checkEnriquecendo o currículo com cursos: por onde começar?