7 sites para montar seu portfólio online

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie

Se sua praia é fotografia, design, ilustração, caricatura, tatuagem, projetos ou qualquer outra atividade centrada em imagens, você deve saber como é importante ter um bom portfólio virtual que arquive e divulgue seus melhores trabalhos. Assim, é possível trocar ideias com outros profissionais e artistas, além de ter um espaço para que futuros clientes conheçam um pouco seu traço.

Home office: saiba se você está preparado para trabalhar de casa

Para criar um portfólio, é necessário ter em mente qual é seu objetivo: apenas compartilhar um hobby, apresentar sua produção profissionalmente ou, além disso, incluir a possibilidade de venda online do trabalho? Escolha as imagens que mais contribuem para o objetivo desejado.

Feedback no trabalho: saiba como aprender e crescer com ele

Um ponto importante: não se esqueça de se apresentar. Quem é você? Qual é sua trajetória? Você fez cursos ou é autodidata? Lembre-se de que o portfólio é como um “currículo em imagens”: sua carreira e seus trabalhos precisam dialogar, por isso escolha uma plataforma que privilegie sua produção e permita atingir o objetivo definido.

10 filmes para aprender lições de empreendedorismo

A boa notícia é que há uma série de sites disponíveis e com diferentes funcionalidades, nos quais é possível escolher entre dezenas de opções. Certamente alguma delas será perfeita para sua necessidade.

Filtramos aqui algumas plataformas mais usadas para facilitar sua pesquisa. Mais fácil que isso, só desenhando.

1. 500px

(Fonte: Shutterstock)

Esse site está entre os líderes do setor. O 500px se propõe a reunir fotógrafos de todo o mundo e tem um algoritmo que facilita que os trabalhos de todos os membros, mesmo os novatos, sejam vistos pela comunidade. Além da versão para desktop, oferece aplicativo para Android e iOS.

Outro elemento interessante é que as fotos em exposição podem ser monetizadas: o aplicativo paga 60% de royalties ao fotógrafo quando a imagem é comprada, tendo uma das maiores taxas do setor.

2. Kawek

Kawek - Posts | Facebook
(Foto: Kawek/Divulgação)

O Kawek permite cadastrar até 600 imagens, vídeos ou animações em flash, que podem ser distribuídos em 30 pastas, assim como referenciados com um texto de apresentação. A página tem manejo intuitivo, está em português e é possível customizar as cores.

6 sinais de que você está na zona de conforto e como sair dela

Outro ótimo recurso é a possibilidade de gerar dados de acesso ao seu portfólio com o Google Analytics.

3. Wix

(Foto: Shutterstock)

Entre os líderes de mercado, o Wix permite criar sites funcionais com facilidade. Dessa forma, pode-se ter um modelo mais flexível do que os demais portfólios. Além disso, é possível criar galerias sem limites de páginas e fazer upload das imagens que se deseja no template.

4. Carbonmade

(Fonte: Carbonmade/Divulgação)

Outro queridinho dos profissionais da área, o Carbonmade tem mais de 2 milhões de portfólios online e permite que você crie uma página com URL de fácil acesso e faça upload de 35 imagens gratuitamente.

5. Coroflot

Blog - Coroflot
(Fonte: Coroflot/Divulgação)

O Coroflot permite fazer upload do material do portfólio e, de quebra, conseguir um emprego. Uma maravilha, não é? Ele também mapeia os acessos à página, de forma a dar um feedback sobre o trabalho.

6. Dribbble

Dribbble, uma Rede Social Para Designers
(Fonte: Dribbble/Divulgação)

O Dribbble também é bastante conhecido e tem uma dinâmica de rede social: a comunidade pode comentar os trabalhos, curtir e até tuitar sobre o conteúdo. Outra funcionalidade bacana são tags que segmentam a inscrição do material e a busca em outras páginas.

7. Portfoliobox

(Fonte: Portofoliobox/Divulgação)

A versão gratuita do Portfoliobox já é ótima: até 50 imagens gratuitas em um site amigável e limpo. Mas a versão paga tem um diferencial interessante e traz uma plataforma de e-commerce para que você gerencie a venda de suas artes.

Fonte: 500px, Carbonmade, Coroflot, Dribbble, Kawek, Portfoliobox

Conheça mais sobre os cursos de pós-graduação do Mackenz

810cookie-check7 sites para montar seu portfólio online