Enem: o que é mais exigido na prova de Matemática?

Algumas análises de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já realizadas até o momento indicam que os principais temas abordados nas questões são grandezas proporcionais, médias algébricas, equações de 1º grau e 2º grau, porcentagem e matemática financeira.

Com a proximidade do dia do exame, a ansiedade toma conta dos estudantes. Veja algumas dicas de estudo que podem ajudar na preparação para a prova.

Grandezas proporcionais

(Fonte: Pexels/Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

Um dos temas mais abordados nas questões do Enem são as grandezas proporcionais. O tópico engloba conteúdos de razão e proporção, regra de três, porcentagem e escalas.

É importante lembrar que esses assuntos são aplicados em perguntas que abordam situações do cotidiano. Não se espante, então, se os cálculos aparecerem em questões que cobrem a relação entre grandezas ou para solucionar etapas de uma pergunta.

Direcionar o estudo a grandezas (diretamente proporcionais e inversamente proporcionais) e à regra de três é uma boa opção, preferencialmente refazendo algumas questões de provas passadas. Isso ajuda a pegar prática com a forma de abordagem.

Médias algébricas

(Fonte: Pexels/Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

Outro tópico de Matemática muito cobrado é o das médias algébricas, que envolvem diferentes tipos de cálculo. Elas podem ser aritméticas, geométricas ou harmônicas. São utilizadas para obter informações sobre a generalização de uma determinada situação.

Elas são conhecidas na disciplina como tendência central, isto é, uma medida de valores dentro de uma amostra que identifica os diferentes pontos centrais nos dados.

Fique atento ao estudo de questões que envolvem estatística. No site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há provas de anos anteriores para se ter uma noção de como o assunto é abordado.

Equações de 1º grau e 2º grau

(Fonte: Pexels/Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

As equações de 1º grau e 2º grau são muito comuns na prova de Matemática do Enem. As equações de 1º grau podem surgir de modo explícito, envolvidas em algum problema ou até mesmo no meio de tabelas e gráficos. Elas podem oferecer apenas uma ou nenhuma solução.

Já as equações de 2º grau sempre obedecem a um mesmo padrão, ainda que apareçam de diferentes formas. Elas podem ter duas soluções, uma solução ou nenhuma. Apesar de essas serem as mais cobradas, não é incomum aparecerem equações de 3º grau ou 4º grau. Para resolvê-las, procure aproximá-las de uma equação do 2º grau, isso facilitará seu desenvolvimento.

Porcentagem e matemática financeira

(Fonte: Pexels/Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

Porcentagem é outro assunto matemático ao qual você deve ficar atento na hora de realizar a prova, em especial porque ele dificilmente será apresentado de maneira isolada. O mais comum é que esteja correlacionado a preços, taxas e indicadores populacionais ou econômicos.

A melhor dica é se atentar ao enunciado, pois é a partir dele que você conseguirá descobrir qual é o valor que deverá utilizar para efetuar o cálculo. A matemática financeira é, atualmente, um dos temas de maior importância no cotidiano.

Estude bastante as ferramentas de execução desse tipo de exercício, tornando mais fácil realizar as eventuais análises exigidas na prova.

O que estudar para a prova de Matemática do Enem?

(Fonte: Pexels/Reprodução)
(Fonte: Pexels/Reprodução)

Além do que comentamos acima, uma sugestão é revisar as fórmulas que mais surgem nas questões do exame. São elas as fórmulas:

Aplicar a lógica é bem mais importante do que apenas registrar as fórmulas acima, por isso resumos teóricos podem ajudar nos estudos. Não se esqueça de procurar questões antigas do Enem para simular a resolução delas, aprimorando seu conhecimento.

Leia também:

Saiba como funciona o vestibular do Mackenzie!

Fonte: Stoodi, Toda Matéria, Guia do Estudante

76861cookie-checkEnem: o que é mais exigido na prova de Matemática?