Os desafios de mudar de cidade para estudar

Até pouco tempo atrás, mudar de cidade para fazer faculdade parecia uma realidade vinda de filmes americanos. Mas as mudanças do funcionamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a implementação do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que integrou o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), alteraram a realidade dos estudantes brasileiros.

Agora é muito mais fácil que os vestibulandos se candidatem a universidades longe da sua cidade natal. Com isso, surgem dúvidas: vale mesmo a pena mudar de cidade para cursar uma graduação? Quais são os desafios de mudar de município sendo um estudante? Como me preparar melhor para uma mudança?

Para ajudar a sanar essas dúvidas, reunimos algumas informações que apresentam os benefícios de mudar de cidade para estudar e dicas para fazer essa transição da melhor maneira possível.

Benefícios de mudar de cidade para estudar

Experiência

Normalmente mudar de cidade para fazer uma faculdade representa a primeira experiência de morar sozinho para os estudantes. Além de todos os conhecimentos acadêmicos que são adquiridos, o graduando precisa aprender a gerenciar toda a sua vida, tanto física como emocionalmente.

Por isso, uma experiência de mudança é altamente positiva na criação da independência do estudante e para ganhar responsabilidade e maturidade. Afinal, por um lado, ele precisará saber lidar com emoções, como a saudade e a solidão, mas, por outro, fará novas amizades que poderão ser mantidas por toda a vida.

Além disso, muitas vezes essa é a primeira vez que o estudante organizará a rotina de forma integral, preparando a própria alimentação, cuidando da limpeza de onde mora e gerindo sua vida financeira — todas lições fundamentais para a vida adulta. Quem se muda de cidade na graduação se forma como uma nova pessoa.

A experieência universitária é transformada no nível intelectual e de sociabilidade. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
A experiência universitária é transformadora intelectual e socialmente. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Leia também:

Rede de contatos

Se uma experiência acadêmica por si só já gera networking, fazer isso em outra cidade multiplica as possibilidades. Quem se muda para fazer a graduação acaba criando, além de contatos com colegas e professores, uma rede social que pode render muitos frutos de amizade, possibilidades acadêmicas futuras (como mestrados e doutorados) e oportunidades no mercado de trabalho.

Amizades

As amizades criadas na faculdade costumam durar por muito tempo, afinal a experiência costuma ser única, e as pessoas com quem dividimos esse privilégio entendem as histórias e as situações pelas quais passamos. Imagine então para que está começando em uma nova cidade, longe da sua rede de apoio e da zona de conforto. As relações sociais nesses momentos se tornam muito mais importantes.

Experiência profissional

Já citamos o crescimento do networking de quem decide mudar de cidade para estudar, mas é importante ressaltar a abertura de um universo de possibilidades profissionais. Uma nova cidade vai abrir um leque de oportunidades de emprego e, por mais que o estudante comece fazendo um “bico” para ajudar a se manter na universidade, há toda uma nova gama de empresas para se explorar.

Dicas para mudar de cidade para estudar

Análise das opções

Antes mesmo de se mudar, é importante fazer uma extensa pesquisa sobre a cidade para a qual se pretende ir, o curso e a instituição de ensino. É fundamental refletir se essa nova realidade se adéqua à sua vida financeira ou à da sua família.

Também é importante pensar se o curso é mesmo o que você deseja para sua carreira ou se foi apenas a possibilidade que você conseguiu no momento. Às vezes, vale a pena esperar mais um tempo para entrar em um curso mais adequado aos seus planos e em uma cidade que possa oferecer mais opções de emprego.

É importante pesquisar e conhecer a cidade em que se vai morar antes de fazer arranjos sobre a moradia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
É importante conhecer a cidade onde vai morar e pesquisar informações sobre o local antes de arranjar moradia. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Moradia

Uma vez que a decisão esteja concretizada, é hora de pensar na moradia. Novamente é preciso se adequar à realidade financeira. Se você trabalha com um orçamento mais apertado, acomodações universitárias, como repúblicas, podem ser a melhor opção. Além disso, muitos universitários dividem aluguéis para diminuir os custos.

Se você trabalhar com um orçamento maior e prezar por mais privacidade, alugar um pequeno apartamento é uma ótima opção. Lembre-se de considerar a localização para não perder muito tempo com o deslocamento entre casa e universidade.

Ajudas financeiras

Não é segredo que a vida de estudante costuma ser apertada na questão financeira. Por isso, muitas universidades oferecem ajudas financeiras, como bolsas de estudo ou de incentivo a pesquisas, descontos e estágios. Atente-se o quanto antes às oportunidades ofertadas.

Alimentação

Algumas instituições têm restaurantes universitários que oferecem comida saudável a preço de custo. Essas, porém, não podem ser suas únicas refeições saudáveis, na correria dos estudos é fácil negligenciar a alimentação e optar por lanches rápidos, mas a longo prazo essas atitudes podem causar problemas de saúde. Então por que não aproveitar a oportunidade para aprender a se virar na cozinha?

Fonte: Viva Eventos, Guia do Estudante, Educa mais Brasil, Pra Valer, Notícias Concursos

76160cookie-checkOs desafios de mudar de cidade para estudar