Pós-Graduação: descubra como construir sua carreira profissional

Uma carreira profissional bem sucedida é um conceito altamente subjetivo. Cada um deve construir sua trajetória considerando seus objetivos pessoais e realizações profissionais de forma contínua e ininterrupta, antes, durante e até mesmo depois da graduação na universidade.

No entanto, existem hábitos e atividades que pessoas bem-sucedidas de todo o mundo fazem, como uma pós-graduação. A melhor maneira de buscar o sucesso é descobrir quais são as estratégias que os profissionais usam e modelá-las de acordo com suas necessidades. Conheça os três passos essenciais para construir uma carreira profissional.

1. Identifique seus objetivos de vida

(Fonte: Brooke Cagle/Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Brooke Cagle/Unsplash/Reprodução)

As pessoas valorizam diferentes coisas na vida e isso deve refletir na atuação profissional. Enquanto algumas se preocupam com a construção de um legado, outros gostam mais de serem bem relacionados na sociedade ou ainda ter o máximo de liberdade e flexibilidade de trabalho. Descobrir qual é o seu perfil é o primeiro passo para ter sucesso.

Para identificar quais são seus principais objetivos, faça uma lista de coisas que você valoriza e depois procure ordená-las por prioridade. Essa lista ajudará a orientar suas decisões e pode ser usada para avaliar oportunidades específicas, como uma nova promoção ou proposta de emprego, decidir sobre uma pós-graduação ou até sobre uma reformulação da carreira.

A partir disso, é possível estabelecer qual o caminho que você deve seguir, entender os desafios que poderão surgir e desenvolver estratégias para superá-los. Esse autoconhecimento também ajudará em eventuais candidaturas para vagas de trabalho, pois as empresas valorizam os profissionais que têm clareza sobre onde querem chegar.

Leia mais:

2. Elabore um plano de carreira

(Fonte: Scott Graham/Unsplash/Reprodução)
(Fonte: Scott Graham/Unsplash/Reprodução)

Um plano de carreira é uma lista de etapas que você pode seguir para atingir metas em seu futuro profissional. Ele ajuda você a identificar quais campos você deseja seguir, desenvolver objetivos de longo prazo e elaborar uma estratégia exitosa. Além disso, é uma ferramenta motivadora, dividindo uma longa jornada em etapas menores e mais fáceis de executar.

Um planejamento eficaz pode guiar sua carreira com sucesso, desde encontrar seu primeiro emprego até desfrutar de uma boa aposentadoria. Com um planejamento de carreira cuidadoso, você pode tomar medidas para avaliar suas opções e desenvolver um plano estratégico para realizar seus desejos profissionais.

O plano de carreira deve ser revisado quando necessário. Podem surgir novas oportunidades que exijam a reorganização de seus objetivos ou de sua agenda. Ao ter um registro atualizado do seu plano, você pode acompanhar as mudanças que faz para se manter organizado e preparado.

3. Considere uma pós-graduação

(Fonte: Kampus Productions/Pexels/Reprodução)
(Fonte: Kampus Productions/Pexels/Reprodução)

A realização de uma pós-graduação é um dos passos mais importantes para a construção de uma carreira profissional de sucesso. Além da ampliação do conhecimento, o curso proporciona crescimento pessoal e aumenta as oportunidades de emprego e de remuneração, especialmente quando o estudante se prepara para aproveitar o máximo a formação.

Embora não seja estritamente necessário ter uma visão firme de sua futura carreira antes de se inscrever na pós-graduação, certamente ajuda. A formação geralmente atua como a versão acadêmica do treinamento profissional, permitindo que os estudantes se formem com todo o conhecimento necessário para atuar na área desejada.

Quem se candidata a uma pós-graduação deve ter os olhos no futuro, vendo a continuidade dos estudos como um investimento em seu próprio potencial. A formação pode ser utilizada para se aprofundar em uma área que o profissional já domina ou até mesmo para expandir as possibilidades de carreira com um novo campo de atuação.

Quer potencializar sua carreira? Comece uma pós-graduação no Mackenzie!

Fonte: Harvard Business School

70140cookie-checkPós-Graduação: descubra como construir sua carreira profissional