O que é engenharia de produção?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Quando se pensa em engenharia, dificilmente vem a imagem de um profissional que faz gestão de pessoas e tem noções de administração e economia, mas é isso o que torna a engenharia de produção uma área tão única e cada vez mais reconhecida.

A engenharia da produção une conhecimentos técnicos de engenharia, como física e cálculo, as ferramentas para controle e melhoria da produção de empresas e indústrias. Um profissional da área atua para otimizar processos em companhias de diferentes portes, sempre buscando criar o melhor produto, dentro de todos os padrões de segurança e com os menores custos.

O mercado de trabalho para um engenheiro de produção

Um engenheiro de produção domina uma série de conhecimentos que fazem empresas produzirem melhor, por isso informações sobre automação, configuração e manutenção de máquinas que sejam parte de linhas de produção são tão importantes como o conhecimento de gestão de pessoas. Entender a capacidade de cada funcionário e melhorar os processos para que cada um deles possa atuar melhor faz parte de tornar uma empresa cada vez mais produtiva.

É nesse sentido que os conhecimentos de administração e economia entram em jogo. Seja gerenciando recursos humanos, seja avaliando custos, seja gerenciando a logística, seja dimensionando e gerenciando os processos produtivos, o engenheiro de produção tem uma visão holística do processo, entendendo todas as necessidades técnicas e práticas.

Engenheiro de produção atua em diferentes indústrias otimizando processos. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O Engenheiro de Produção é cada vez mais uma necessidade para empresas e indústrias de diversos portes e setores. Pelo conhecimento eclético, o graduado na área pode ser absorvido em diversos cargos no mercado de trabalho. Indústrias de manufatura e fabricação de setores como química, mecânica, civil, alimentícia, petróleo, siderúrgica, eletroeletrônicos normalmente têm a necessidade de um ou mais engenheiros de produção no quadro. Via de regra, o engenheiro precisa ter registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) para atestar os produtos e a produção.

A agroindústria também utiliza muito a mão de obra do engenheiro de produção para gerenciar processos de compra de insumos, processamento industrial e comercialização de produtos agrícolas.

Leia também:

Conheça 8 profissões na área da Engenharia

5 principais cursos de Engenharia

4 tipos de engenharia para atuar no mercado

Como é o curso de Engenharia da Produção?

Para formar um profissional tão versátil, o curso precisa ser eclético, e os melhores cursos de Engenharia de Produção, como o curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) refletem isso na matriz curricular. O curso oferece sólida formação de engenharia com disciplinas como Cálculo Diferencial e Integral, Física Geral e Experimental, Geometria Analítica e Vetores, Desenho Técnico e CAD, Álgebra Linear, Eletricidade Aplicada, Termodinâmica, Estatística e muitas outras. Além disso, matérias das Ciências Humanas, como Ética e Cidadania, Sociologia das Organizações também aparecem.

Para a área de administração e economia, a UPM oferece disciplinas de Gestão de Recursos Humanos, Gestão em Serviços, Controle Estatístico de Processos e Aplicações, Comportamento Organizacional, Ergonomia do Produto e Trabalho, Planejamento de Processos, Contabilidade e Análise de Balanços, Gestão da Qualidade Total, Tecnologia da Informação e Comunicação na Engenharia, Contabilidade de Custos, Engenharia Econômica, Gestão Ambiental e Planejamento Energético, Logística e Cadeia de Suprimentos, Métodos para Tomada de Decisão e outras.

Saber gerenciar pessoas e ter conhecimentos de automação é fundamental para supervisionar processos industriais. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

E então? Você tem vocação para Ciências Exatas, mas quer um curso mais abrangente? Conheça mais do curso de Engenharia da Produção da UPM.


Fontes: Abepro, Guia da Carreira, Educa, Mackenzie


64830cookie-checkO que é engenharia de produção?