O que é engenharia de produção?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Gerenciar e dimensionar os processos produtivos: essa é a grande missão do engenheiro de produção. Por trás de cada cadeia de produto, há um profissional da área trabalhando para evitar o desperdício e promover a maior eficiência possível de todo o processo.

Apesar de a engenharia de produção estar dentro da área de exatas e, portanto, exigir o domínio de cálculos e raciocínio lógico, olhar para o fator humano das empresas também está entre as possíveis atribuições. Isso porque são as pessoas que fazem a companhia. Sendo assim, esse profissional une aspectos técnicos a conhecimentos sobre gente e gestão, administração e economia. 

Em que áreas trabalha um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção pode atuar na gestão de toda a cadeia produtiva de uma organização. (Fonte: Shutterstock)
O engenheiro de produção pode atuar na gestão de toda a cadeia produtiva de uma organização. (Fonte: Shutterstock)

Já deu para notar que a engenharia de produção é uma área extremamente ampla, não é mesmo? Versátil, o graduado consegue ter uma visão bastante nítida dos processos gerais do local em que atua e, não por acaso, torna-se muito requisitado no mercado de trabalho. 

Quase sempre a atuação está ligada a campos bastante estratégicos das organizações. É por isso que a capacidade de solucionar problemas e “desatar nós” é muito bem-vinda nos que querem entrar no segmento. A busca por fórmulas que superem desafios — logísticos, financeiros ou de pessoas — também é uma constante em sua trajetória. Sendo assim, aperte os cintos. Você provavelmente não terá monotonia. 

Como é estudar Engenharia de Produção?

O curso de Engenharia de Produção é ofertado em cinco semestres. Durante esse período, o aluno tem contato com densos conteúdos na área de exatas em disciplinas como Fundamentos da Matemática, Física Geral e Experimental, Geometria Analítica e Vetores e Cálculo Diferencial e Integral. 

Mais voltadas à cadeia produtiva estão matérias como Ergonomia do Produto e Trabalho, Comportamento Organizacional, Planejamento de Processos, Contabilidade e Análise de Balanços, Gestão de Recursos Humanos e Controle Estatístico de Processos e Aplicações. 

Na Mackenzie, essa graduação pode ser feita de duas formas: em uma mescla entre os períodos matutino e noturno ou inteiramente à noite. A ideia é que ao menos em parte do curso o aluno tenha tempo durante a tarde para experienciar a prática por meio de estágios ou projetos de extensão universitária. 

Cabe lembrar que a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) é uma das referências nessa área. A Engenharia de Produção da UPM tem quatro estrelas no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e no Guia do Estudante, dois importantes selos de qualidade. 

Saiba mais sobre o curso e se inscreva no vestibular. 

Fonte: Mackenzie, Guia da Carreira.

58050cookie-checkO que é engenharia de produção?