Como é fazer faculdade de Engenharia de Produção?

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Quando você ouve falar em engenharia, provavelmente vem à mente uma grade curricular lotada de cálculos e disciplinas centradas no campo das exatas. Mas esse não é bem o caso da engenharia de produção, uma das formações mais buscadas pelas organizações. Isso porque o profissional dessa área lida com toda a cadeia produtiva, incluindo processos e, é claro, pessoas. 

É por isso que estudar Engenharia de Produção é muito mais do que colocar a cara nos números. É também aprender a lidar com gente, pensar formas eficientes, econômicas e sustentáveis de produzir e propor ferramentas e técnicas que se encaixem nas demandas da empresa em que você trabalha. 

Para encarar esse desafio, o engenheiro de produção precisa estudar 5 anos. O curso, em geral, é distribuído em cinco semestres com uma densa carga horária, que é apenas um prenúncio das missões que virão dentro das companhias.

O que estuda um engenheiro de produção?

Por ser denso e generalista, o curso de Engenharia de Produção faz brilhar os olhos dos recrutadores. (Fonte: Shutterstock)
Por ser denso e generalista, o curso de Engenharia de Produção faz brilhar os olhos dos recrutadores. (Fonte: Shutterstock)

Como dito, o engenheiro de produção precisa ter amplo domínio de números, mas não apenas isso. Além do forte embasamento tecnológico, lógico e quantitativo, o estudante desenvolve aspectos como capacidade de liderança, gestão de pessoas, autonomia, criatividade e trabalho em equipe. A inovação e o empreendedorismo também são incentivados.

Já deu para notar por que essa formação faz brilhar os olhos dos recrutadores. De caráter generalista, dá subsídio teórico e prático para que o estudante aprenda a enfrentar adversidades nas mais diversas esferas do âmbito corporativo, fomentando uma visão altamente estratégica. Por trás de cada processo produtivo acertado há um bom engenheiro com visão humanística, analítica e exata. 

Na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o curso de Engenharia de Produção pode ser feito tanto em uma mescla entre os períodos matutino e noturno quanto apenas no período noturno — o estudante pode escolher. O ideal é que, em algum momento da formação, o aluno tenha as tardes livres para conhecer o mercado e as atividades de extensão que o capacitem ainda mais. 

A grade curricular completa pode ser conferida aqui. Mas, para adiantar algumas disciplinas, podemos citar aquelas de teor mais exato, como Fundamentos da Matemática, Física Geral e Experimental, Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica e Vetores. 

Você também se embrenhará no lado mais prático da administração, com matérias como Fundamentos da Economia, Gestão de Recursos Humanos, Sociologia das Organizações, Logística e Cadeia de Suprimentos e Contabilidade e Análise de Balanços. 

Saiba mais sobre o curso e se inscreva para o vestibular!

Fonte: Mackenzie, Guia da Carreira.

57610cookie-checkComo é fazer faculdade de Engenharia de Produção?