5 principais cursos de Engenharia

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Profissionais da Engenharia estão entre os mais requisitados no mundo. Sua atuação é fundamental nas áreas mais importantes da vida moderna, como construção civil, gerenciamento da energia elétrica e a produção industrial.

Vamos conhecer um pouco mais das 5 principais áreas da Engenharia e a atuação desses profissionais.

Engenharia Civil

Na Engenharia Civil, estuda-se a construção de grandes estruturas, como pontes, casas e edifícios, represas e rodovias. Com o desenvolvimento da sociedade e a crescente demanda por soluções para problemas estruturais, o escopo da Engenharia também passou a abranger sistemas de abastecimento de água e gestão de resíduos, controle de poluição e soluções urbanas.

Engenheiro Civil trabalha no planejamento e acompanhamento de obras. (Fonte: Shutterstock)
Engenheiro Civil trabalha no planejamento e acompanhamento de obras. (Fonte: Shutterstock)

No curso, o engenheiro civil aprende todas as etapas de uma construção, desde o planejamento do projeto e design até a execução e finalização da obra. Há uma grande demanda por engenheiros civis, uma vez que a maioria das obras executadas em uma cidade exige a assinatura de um profissional filiado ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Engenharia Mecânica

A área de estudo que aplica os conhecimentos da engenharia às máquinas e aos problemas mecânicos é chamada Engenharia Mecânica. Esse campo de estudo é fundamental para a maioria das indústrias, pois planeja, desenvolve e soluciona problemas de equipamentos usados em linhas de produção ou de outras fábricas.

Um engenheiro mecânico se capacita para atuar em projetos e desenvolvimentos de motores, sistemas termodinâmicos, veículos e máquinas. Como é uma área bastante vasta e altamente interdisciplinar, o formado pode atuar com pesquisa de novas tecnologias, liderança de equipes de produção e controle de qualidade.

Engenharia Elétrica

A Engenharia Elétrica é a área do conhecimento que estuda a produção, transmissão e distribuição de energia elétrica. O profissional formado no curso é chamado de engenheiro eletricista e fica apto a atuar no planejamento, na construção, na supervisão e no controle de qualidade de qualquer momento do ciclo da produção e da distribuição da eletricidade.

Engenheiro eletricista pode trabalhar em projetos de criação, transmissão e distribuição de energia elétrica. (Fonte: Shutterstock)
O engenheiro eletricista pode trabalhar em projetos de criação, transmissão e distribuição de energia elétrica. (Fonte: Shutterstock)

Comumente, o engenheiro eletricista atua no desenvolvimento de projetos e plantas elétricas para construções de qualquer porte, além de atuar na criação de sistemas de automação em linhas industriais, desenvolvimento de componentes eletrônicos etc. Existe, também, um grande campo de atuação em empresas e órgãos públicos que trabalham com a geração e transmissão de energia, como concessionárias de energia, hidrelétricas, termelétricas e nucleares. Além disso, o profissional pode trabalhar com sistemas de telecomunicações, desenvolvendo serviços de telefonia ou de transmissão de dados por imagem e som.

Engenharia de Materiais

O engenheiro de materiais é o profissional capacitado a atender demandas de indústrias e empresas para a fabricação de novos materiais. Quando um fabricante desenvolve um novo produto, é preciso garantir que seus materiais resistam a determinadas condições de uso, como resistência, desgaste, temperatura, maneabilidade e outras. Nesse sentido, o engenheiro de materiais utiliza processos químicos e combinações para produzir novos materiais ou para testar e controlar a qualidade dos que já são utilizados nos processos.

Atualmente, as principais áreas de contratação dos engenheiros de materiais do Brasil são as indústrias siderúrgicas e petroquímicas, mas os profissionais também podem atuar em empresas do ramo de mineração, construção civil, automotiva e de bens de consumo.

Engenharia da Produção

A Engenharia de Produção é a área que combina conhecimentos da engenharia com os da administração e gestão de pessoas para capacitar um profissional que apresente soluções para as linhas de produção. O engenheiro de produção é um profissional que atua para gerenciar e dimensionar os processos produtivos da empresa, evitando desperdícios e garantindo a qualidade do produto final.

O engenheiro de produção pode atuar nos mais diversos ramos, mas a maior demanda por sua mão de obra está em empresas que trabalham com linhas de produção.

Fonte: Faro, Una Blog, Hot Courses, Cia de Estágios, Guia da Carreira, Eseg, Guia do Estudante.

57700cookie-check5 principais cursos de Engenharia