Graduação em Jornalismo: conheça o curso e as áreas de atuação

O jornalismo é uma força fundamental para a democracia. O jornalista tem compromisso com a verdade, isto é, com os fatos verificáveis em um contexto significativo. A profissão tem como objetivo fornecer aos cidadãos as informações de que precisam para tomar as melhores decisões possíveis sobre suas vidas, suas comunidades, suas sociedades e seus governos.

O profissional de jornalismo deve ser o mais transparente possível sobre fontes e métodos para que o público possa fazer sua própria avaliação dos fatos relatados. Diferente de outros profissionais da escrita e de veículos de comunicação, o jornalista tem a responsabilidade de usar certas técnicas para conferir a veracidade das informações.

A técnica jornalística e outros princípios fundamentais são ensinados durante a graduação. A formação capacita o jornalista para ser um monitor independente da sociedade e fiscalizar aqueles cujo poder e posição afetam os cidadãos. O profissional tem a obrigação de proteger a liberdade de vigilância, sem explorar sua posição para ganho comercial.

O que se aprende na graduação em Jornalismo?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A graduação em Jornalismo está inserida dentro do campo da Comunicação Social, que envolve também outros cursos como Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, e Rádio e Televisão. Embora tenha uma grade curricular com as outras formações, o jornalista possui disciplinas específicas.

O Ministério da Educação (MEC) estabelece diretrizes curriculares básicas para o bacharelado em Jornalismo, que incluem uma fundamentação humanística, teorias da comunicação, disciplinas sobre a profissão de jornalista, conhecimento prático e teórico, de ferramentas e técnicas jornalísticas, além de práticas laboratoriais.

Dentro desses eixos principais, as instituições de ensino superior têm a liberdade para oferecer disciplinas específicas. O curso da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por exemplo, tem como diferencial abordar assuntos como cibercultura e narrativas transmidiáticas, capacitando os estudantes para as últimas tendências do mercado da comunicação.

Leia também:

6 graduações para quem quer ser escritor

Comunicação: conheça 7 filmes sobre a profissão

6 carreiras para quem gosta de política

Quais são as áreas de atuação do jornalista?

(Fonte: Shutterstock/Reprodução)

A atuação do jornalista vai muito além da reportagem e redação em jornais impressos, televisão e rádio. O fotojornalista, por exemplo, lida com imagens para relatar os fatos. Nas mídias eletrônicas, o profissional pode atuar como produtor, sendo responsável pela sugestão de pautas, busca de fontes, levantamento de informações e agendamento de entrevistas.

Os formados em jornalismo podem enveredar ainda pelos caminhos da comunicação institucional e da assessoria de imprensa, duas áreas de atuação em franca expansão nos últimos anos. Outros setores em crescimento são o jornalismo digital e as mídias sociais, seja produzindo conteúdo para terceiros ou de autoria própria.

Com a abundância da disseminação de fake news, o jornalista ganhou uma nova função: o checador. O profissional atua com um dos princípios do jornalismo, a verificação da veracidade dos fatos para garantir uma informação de qualidade.

Veja também:

Como é o mercado de trabalho de jornalismo?

O salário médio do jornalista no Brasil é de R$ 3.296 por mês, de acordo com o site Glassdoor. Cerca de 45% trabalham com carteira assinada, enquanto 15% atuam no serviço público e outros 21% são freelancers ou prestam serviços como pessoa jurídica, segundo Perfil do Jornalista 2021, realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A jornada trabalho do jornalista, garantida por lei, é de cinco horas diárias. No entanto, mais da metade dos profissionais atuam em um período mais longo. Quase 60% trabalha diretamente na mídia, 35% em atividades como assessoria de imprensa e produção de conteúdo e 7,4% atuam como docentes de jornalismo ou outras áreas de conhecimento.

Saiba como ingressar no Mackenzie!

Fontes Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Ministério da Educação (MEC), Glassdoor, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)



65100cookie-checkGraduação em Jornalismo: conheça o curso e as áreas de atuação