Conheça as diferentes áreas de atuação no jornalismo

O jornalismo é uma atividade muito importante para a sociedade: no papel de comunicador, você contribui para que o público se mantenha informado, ajuda uma empresa ou organização a se expressar melhor e transmite conhecimentos para mais gente sobre as mais diversas áreas, como esporte, cultura, política e a vida na cidade.

Saiba como vai funcionar o vestibular do Mackenzie

Como características básicas, um estudante de Jornalismo precisa ser muito curioso, gostar de ir a fundo em explicações e detalhes. Além disso, ler bastante será essencial, seja nas aulas ou em pesquisas para produzir suas matérias.

Mas você sabe quais são as áreas de atuação do jornalista? Elas vão muito além do simples trabalho como repórter ou âncora de jornal — e uma delas pode ser a que você procura para entrar nessa área. Conheça a seguir alguns dos caminhos desse profissional.

Reportagem e produção de conteúdo

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

O jornalismo não deve ser reduzido ao cargo de apresentador, redator ou repórter, mas é fato que essa é a carreira mais comum e mais divulgada quando o assunto é o mercado de trabalho.

O repórter é o responsável por produzir matérias, com pessoas envolvidas em todas as etapas: desde encontrar assuntos relevantes até fazer entrevistas, passando pela escrita do texto e gravação, no caso de rádio ou TV. Apresentadores, ou âncoras, às vezes já recebem o conteúdo pronto, mas têm a importante função de passar a mensagem da melhor forma possível.

Em redação para a internet, agilidade e conhecimento sobre o tema são características essenciais para quem deseja uma carreira na área.

Dentro da faculdade, você entra em contato com os diferentes meios: rádio, televisão, jornais ou revistas impressas e internet. Cada um pede linguagem e características específicas no conteúdo, e você com certeza vai encontrar um formato favorito.

Veja também:

Assessoria de imprensa e comunicação corporativa

A assessoria de imprensa é a área que cuida da comunicação externa de uma empresa ou organização, relacionando o nome da marca com a mídia, publicando conteúdos sobre o que é desenvolvido internamente e organizando o relacionamento com os diversos públicos.

Parte deste setor, é originalmente trabalho de Relações Públicas, mas o jornalista passou a atuar também neste foco pela facilidade na produção de textos e material audiovisual, além de conhecer bem a dinâmica da produção de notícias nos meios de comunicação.

Além da assessoria, que é mais voltado para a parte externa, um jornalista pode cuidar da comunicação organizacional de uma empresa ou comunicação interna. Isso significa fazer jornais, conteúdos em áudio visual, podcasts e outros materiais voltados aos funcionários.

Redes sociais e plataformas digitais

As novas tecnologias de comunicação também geram novas necessidades no mercado e, consequentemente, mais vagas que precisam de novos profissionais que dominam essas ferramentas. É o caso dos social media, que são os responsáveis por cuidar de contas de marcas, veículos e até pessoas nas redes sociais.

Essa área é próxima ao marketing e ao curso de Publicidade, mas o jornalista pode assumir esses cargos, especialmente na produção de conteúdo para essas plataformas. Criar postagens para Facebook, Twitter, Instagram ou YouTube e gerenciar as comunidades formadas por lá são trabalhos que exigem domínio da plataforma, boa linguagem e muito conhecimento sobre os temas.

Fotografia e edição

(Fonte: GettyImages/Reprodução)

Por fim, os jornalistas também podem se especializar na parte técnica dos instrumentos da profissão, tornando-se referência no assunto e integrando equipes de produção de conteúdo.

Caminhos possíveis incluem fotojornalismo, para amantes da fotografia que curtem cobrir eventos e capturar os momentos certeiros, ou edição de áudio e vídeo, que envolve transformar completamente uma gravação em um produto acabado e pronto para rádio, televisão ou internet. A capacidade de conhecer as técnicas e fazer todo o processo de montagem com agilidade é muito valorizada no mercado.

Prepare-se!

O jornalismo é uma área apaixonante, com um trabalho que coloca você em contato com diferentes conteúdos a cada dia, testando as suas habilidades e levando informação para muita gente. O curso dessa área também é variado, com aulas teóricas e práticas que colocam você em contato com os meios de comunicação em diversos formatos, para que você ache aquele que é a sua cara. Curtiu alguma dessas áreas? Então procure saber mais sobre ela, mergulhe nos estudos e boa sorte!

Gostou desse conteúdo? Conheça mais sobre o curso de Jornalismo.

2071cookie-checkConheça as diferentes áreas de atuação no jornalismo